Os ingressos para o concerto que celebra os 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) estão à venda a partir desta segunda-feira (19). A apresentação da emblemática “Sinfonia da Ressurreição”, de Gustav Mahler, ocorrerá nos dias 28 e 29 de maio, além de 1º de junho, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, em Curitiba. Sob a regência do maestro titular Roberto Tibiriçá, os shows iniciarão às 20h30 nas duas primeiras datas e às 10h30 no domingo.
Ingressos e Informações
Os ingressos podem ser adquiridos através do DiskIngressos, com valores fixados em R$ 20 para a entrada inteira e R$ 10 para meia-entrada. A classificação indicativa é de 12 anos para as noites de quarta e quinta, e de 7 anos para o domingo.
Elenco e Significado do Concerto
O espetáculo conta com 73 músicos da orquestra, além da participação da soprano Gabriela Pacce, da mezzo Ana Luiza Beneditti e de um coro formado por cerca de 80 artistas. Segundo o maestro Tibiriçá, a apresentação representa um momento significativo, simbolizando a evolução da orquestra nos últimos três anos. “A Sinfonia fala de ressurreição, resiliência e renovação. Esses são os meus votos para que a OSP continue sua trajetória de glórias”, enfatiza.
Programação das Comemorações
A comemoração pelos 40 anos da OSP será marcada por uma série de apresentações ao longo de 2025. Em fevereiro, ocorreu o concerto “Mostly Mozart”, na série “OSP no Museu Niemeyer”. As próximas apresentações estão programadas para os dias 5 de julho, 6 de setembro, 8 de novembro e 6 de dezembro no Museu Oscar Niemeyer.
Além disso, a Série Ouro também integra a celebração, com a segunda apresentação nos dias 12 e 15 de junho, no Auditório Guairão, dedicada a obras de Richard Wagner e Tchaikovsky.
Reportagens Especiais
O aniversário da OSP será tema de uma cobertura especial da Agência Estadual de Notícias (AEN), com reportagens a partir de quarta-feira (21) que destacarão a trajetória da orquestra e seus momentos marcantes. As matérias estarão disponíveis no site da AEN e na página do Teatro Guaíra.
História da OSP
Fundada em 28 de maio de 1985, a OSP se consolidou como a primeira e maior orquestra pública do Paraná, iniciando com 61 músicos e evoluindo para 73. Com um vasto repertório de aproximadamente 900 obras de 250 compositores, a orquestra tem um histórico de mais de 1.000 apresentações, incluindo colaborações com outros corpos artísticos do Teatro Guaíra.
O maestro Roberto Tibiriçá, regente titular desde 2022, destaca a excelência da OSP no cenário nacional. “A Orquestra Sinfônica do Paraná está entre as melhores do país”, afirma.
Detalhes do Evento
Concerto de Aniversário de 40 Anos da OSP
Programa: Mahler: Sinfonia 2 em dó menor “Ressurreição”
Datas e Horários:
- 28 de maio (quarta-feira), às 20h30
- 29 de maio (quinta-feira), às 20h30
- 1 de junho (domingo), às 10h30
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – R. Conselheiro Laurindo, 175, Centro, Curitiba
Duração do espetáculo: 1h20min
Classificação indicativa: 28 e 29 de maio – 12 anos / 1 de junho – 7 anos
Vendas: DiskIngressos
