Inédito city tour natalino mostra 11 belas atrações de Curitiba

Que tal conhecer em um único passeio algumas das belas decorações que transformam Curitiba na capital natalina do Brasil?  Até o próximo domingo (23/12), a inédita Linha Natal permite a moradores e turistas conhecer 11 atrações da cidade enfeitadas e iluminadas para o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. São sete ônibus Hibribus, movido a eletricidade e a biodisel, que circulam somente à noite, a partir das 20h. O city tour natalino ocorre com frequência de saída a cada 10 minutos e o último embarque está programado para as 22h10.

Inédito city tour natalino mostra 11 belas atrações de Curitiba.
– Na imagem, Praça Santos Andrade.
Foto: Divulgação

O ponto de partida da Linha Natal é a Praça Tiradentes, no ponto em frente à Lojas Pernambucanas, no Centro, perto de onde também saem normalmente os ônibus da Linha Turismo, que continua a operar das 9h às 17h30 (a cada 30 minutos).

A Linha Natal tem como itinerário a Praça Tiradentes, a Praça Santos Andrade (com a Vila de Natal Electrolux e a roda gigante), o Paço Municipal, a Prefeitura Municipal (com sua árvore de 18 metros na rotatória da Avenida Cândido de Abreu), o Bosque Alemão, o Parque Tanguá, o Shopping Mueller, o Centro Histórico, o Palácio Avenida, a Rua 24 Horas e o Shopping Curitiba.

O passeio da Linha Natal dura cerca de 1h10 e não haverá embarques e desembarques ao longo do trajeto especial, sempre terminando na Praça Tiradentes. O city tour natalino custa R$ 15, mas crianças com menos de 5 anos não pagam passagem.

Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, reforça que a Linha Natal é uma ótima oportunidade da população e de quem visita a cidade para conhecer algumas das principais atrações da programação natalina. Ela destaca também que, desde a primeira edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, no ano passado, o prefeito Rafael Greca determinou que toda a cidade fosse embelezada para o Natal. “É um período de grande emoção para todas as famílias e também um momento em que a capital recebe milhares de pessoas de fora”, justifica Tatiana.

Programação

A programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, a temporada natalina da capital paranaense, começou no mês passado e oferece mais de 70 atrações por toda a cidade, entre autos, corais, exposições de presépios, paradas, concertos e feiras temáticas, promovidos pela Prefeitura, patrocinadores (Rede de Supermercados Condor, Caixa e Electrolux) e empresas privadas. A agenda de espetáculos vai até 23 de dezembro, mas a decoração natalina que se espalha por toda a cidade poderá ser conferida até o dia 6 de janeiro.

 

Serviço: Linha Natal

Data: Até domingo (23/12)

Horários: A partir das 20h e com última saída às 22h10 (cada 10 minutos)

Embarque/desembarque: Praça Tiradentes, no Centro

Ingresso: R$ 15 (crianças com menos de 5 anos não pagam passagem)

Toda a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhas pode ser vista no site http://natal.curitiba.pr.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pelo terceiro dia seguido, Curitiba não registra morte pela Covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba não registrou óbitos de moradores da cidade por covid-19 nesta quinta-feira (2). Com isso, a cidade completa três dias consecutivos sem mortes pela doença.

A SMS lembra que as informações são dinâmicas e todos os óbitos por covid passam por intensa investigação. Assim, é possível que o número de mortes notificados em um dia possa sofrer alteração.

Até o momento foram contabilizadas 7.798 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Novos casos

O boletim desta quarta confirmou que mais 43 moradores testaram positivo para covid-19. Com os novos casos, 298.593 moradores de Curitiba testaram positivo desde o início da pandemia, dos quais 289.643 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

São 1.152 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Leitos do SUS

Nesta quinta-feira (2/12), a taxa de ocupação dos 120 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 está em 37%. Restam 76 leitos livres.

A taxa de ocupação dos 114 leitos de enfermarias SUS covid-19 está em 31%. Há 80 leitos vagos.

A SMS esclarece que os dados da ocupação de leitos em Curitiba são dinâmicos, com alterações ao longo do dia.

Último recolhimento de eletroeletrônicos do ano é neste sábado

A última chance do ano de desentulhar a casa dos eletroeletrônicos que não funcionam mais é neste sábado (4/12). A Prefeitura fará o recolhimento desses resíduos, via drive-thru, das 9h às 15h, em sete pontos: nos parques Barigui, Bacacheri, São Lourenço, Tingui e Náutico, na Administração Regional do Cajuru e na Praça Desembargador Armando Carneiro (Portão). 

O recolhimento é feito por associações do Ecocidadão (responsáveis pela separação de recicláveis). Os endereços e acessos estão abaixo. 

Podem ser entregues equipamentos como ar-condicionado, micro-ondas, TVs, torradeiras, batedeiras, aspiradores, ventiladores, mixers, secadores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras, monitores, carregadores de celular e afins.

O material coletado vai ser enviado à Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, na Rua João Bettega, implantada após a assinatura de um termo de cooperação do município com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE).

A gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, lembra que, além de liberar espaço em casa, ao levar o lixo eletrônico aos drive-thrus ou outros pontos oferecidos pela Prefeitura a população ajuda na conservação do meio ambiente, evitando a contaminação do solo e do lençol freático, bem como na melhoria da renda dos catadores.

“Assim garante-se que a destinação vai ser adequada, com a separação e tratamento de componentes contaminantes e o retorno para a cadeia produtiva das peças que podem ser reaproveitadas”, explica. 

Outros locais

Equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos fora de uso podem ser entregues, ainda, à coleta seletiva ou levados a um dos dez ecopontos que a cidade oferece em diferentes bairros da cidade.

Serviço: drive-thru de recolhimento de lixo eletroeletrônico

Data: 4/12 (sábado)
Horário: das 9h às 15

LOCAIS
– Parque Barigui: estacionamento próximo ao heliponto, entrada pela BR-277
– Parque Bacacheri: acesso pela Rua Dr. Eurico César de Almeida
– Parque São Lourenço: acesso pela Rua José Brusamolin
– Parque Tingui: acesso pela Rua José Casa Grande, próximo à ponte
– Parque Náutico: acesso pelo estacionamento, pela Av. Mal. Floriano Peixoto, s/n
– Praça Desembargador Armando Carneiro: Rua Lourival Portella Natel c/ Rua Levino Schier, acesso pela Avenida Presidente Kennedy (Portão)
– Administração Regional do Cajuru: acesso pela Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150