Arquivos

Igreja histórica de Curitiba vai receber moderna iluminação cênica em LED


Construída há mais de oito décadas, a Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro Batel, já bastante valorizada pela beleza arquitetônica em estilo renascentista, ficará ainda mais atrativa para os fiéis e os visitantes. Considerado uma Unidade de Interesse de Preservação, o templo religioso está sendo preparado para receber nova iluminação cênica em tecnologia LED. Os serviços são coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). 

A iluminação será monocromática e vai usar a luz para realçar os detalhes projetados inicialmente pelo arquiteto genovês Carlo Barontini. O início da construção foi no dia 11 de abril de 1937 com a execução finalizada pelo engenheiro e construtor João De Mio em 1939. As pinturas decorativas, quadros e figuras são de Paulo Köll, artista alemão.

“Todos os elementos ficarão em evidência, reverenciando a fé e a cultura das famílias de imigrantes que construíram a cidade”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Localizado no nº 4.787 da Avenida Visconde de Guarapuava, a igreja é muito procurada para casamentos e batizados, mas é sobretudo espaço de oração e comunhão da comunidade.

Iluminação em LED

A equipe coordenada pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) está finalizando nesta semana os trabalhos na infraestrutura subterrânea necessária para a instalação dos equipamentos de iluminação em LED.

Serão instalados 88 projetores, sendo 24 embutidos de piso, outros 64 projetores direcionáveis com temperaturas de cor que variam de 3000K a 5000K e potências entre 6W e 50W.

Os trabalhos integram a segunda etapa do programa de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos da Prefeitura de Curitiba. Além da Igreja Santa Teresinha do Meninos Jesus outras seis igrejas e três monumentos estão sendo contemplados nesta etapa.

Patrimônio histórico

Com a inclusão desses espaços no programa a Prefeitura de Curitiba amplia estratégias de valorização do patrimônio histórico. A iniciativa visa estimular o sentimento de pertencimento, a preservação dos locais públicos, impulsionar o turismo e fortalecer as atividades comerciais no entorno desses pontos.

A iluminação cênica desses espaços contribui para a valorização de nossa história e cultura, proporcionando aos moradores e visitantes uma experiência única. Estamos comprometidos em preservar e destacar nossos monumentos e prédios históricos, tornando Curitiba ainda mais atrativa e acolhedora”. explica Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação Pública.

PPP

A partir do segundo semestre, os serviços de iluminação pública da capital serão prestados pela Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A. Essa parceria público-privada (PPP) representa um marco para a cidade, proporcionando melhorias na qualidade dos serviços e na eficiência energética, além de trazer inovação para a iluminação urbana.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba