Futebol com sabão no Barigui e Náutico no fim de semana

As brincadeiras com água e as vivências com canoas, caiaques e canoas havaianas vão alegrar as crianças, neste sábado (8/2) e domingo (9/2), dentro da programação do Verão Curitiba 2020. Nos parques Barigui e Náutico o futebol com sabão em brinquedo inflável será a atração de destaque. No Passaúna serão os minipedalinhos na piscina inflável que vão divertir as crianças.

As atividades do Verão Curitiba são gratuitas e acontecem em seis parques da cidade: Barigui, Bacacheri, Passeio Público, Náutico, Lago Azul e Passaúna, sempre das 14h às 18h, aos fins de semana. O Verão Curitiba vai até 16 de fevereiro. Em caso de chuvas as atividades são suspensas, por medida de segurança para as crianças.

Neste sábado e domingo, as crianças que forem ao Parque Passaúna vão poder brincar nos minipedalinhos colocados na piscina inflável. No Lago Azul, no Umbará, estão previstas apresentações musicais da Banda Lyra no domingo.

No Parque Náutico, o sábado também terá apresentações artísticas com o Ônibus da Cultura e atividades culturais com o Ônibus Museu. Além disso, as vivências de canoa e caiaque vão animar as crianças das 14h às 18h no lago do Parque Náutico.

Essas atividades são ofertadas em parceria com o Clube de Canoagem São José dos Pinhais. As inscrições são limitadas e por ordem de chegada. Antes dos passeios no lago do parque, os participantes recebem orientações dos instrutores, que também acompanham a atividade nos caiaques do Clube de Canoagem São José dos Pinhais – CCSJP.

Menores de 16 anos devem obrigatoriamente estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. 

Canoa havaiana

No Parque Passaúna, além das brincadeiras do Verão Curitiba 2020, também serão feitas vivências em canoas havaianas. A prática é ofertada por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Passaúna Paddle Club.

Os passeios são feitos todos os fins de semana, das 14h às 18h, até o dia 16 de fevereiro, com grupos de até dez pessoas a cada 30 minutos. 

Os interessados devem fazer a inscrição prévia no local.  Antes do passeio, cada grupo recebe as orientações básicas de segurança para a atividade, que é acompanhada por instrutores do Passaúna Paddle Club.

Lona com água e sabão

Nos seis parques do programa estarão disponíveis as seguintes brincadeiras: circuito infantil de bicicleta, atividades esportivas com minivôlei, minifutebol, badminton, turnball (jogo com uma raquete e bolinha presa em um suporte), bumerangue, bets, frisbee, frescobol e peteca. As crianças também vão poder escorregar na lona com sabão, no sábado e domingo.

Brincadeiras durante a semana

Durante os dias de semana as crianças de férias também podem brincar no Verão Curitiba 2020, no Passeio Público. 

De terça a sexta-feira, das 15h às 19h, estão disponíveis as seguintes brincadeiras gratuitas: circuito infantil de bicicleta, jogos lúdicos de tabuleiro, espaço infantil com blocos de montar, gangorrinhas, pintura no papel kraft e brinquedos inclusivos.

Festival de Férias de Verão

Nesta quinta (6/2) e sexta-feira (7/2), os curitibinhas ainda podem aproveitar as brincadeiras gratuitas promovidas pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude nos bairros da cidade. O Festival de Férias de Verão é feito nas dez Administrações Regionais da cidade, das 14h às 17h.

Primeira Feira da Agroindústria acontecerá em dezembro em Curitiba

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento promove a Agrifamiliar Paraná 2020 – 1ª Feira de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar, que acontecerá em Curitiba entre os dias 3 a 6 de dezembro. As pré-inscrições para as agroindústrias interessadas em expor seus produtos encerram 30 em setembro.

A feira será em frente ao Mercado Municipal de Curitiba. Trata-se de uma iniciativa para aproximar o campo e a cidade, o rural e o urbano, a produção e o consumo.

O evento é promovido em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Prefeitura de Curitiba/Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná)  e Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Para efetivar a pré-inscrição, a agroindústria deve ter o registro do estabelecimento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentar a DAP (Declaração de Aptidão do Pronaf) ativa e documentos pessoais do responsável pelo estabelecimento. As agroindústrias familiares que manipulam produtos de origem animal precisam estar inscritas no serviço de inspeção sanitária municipal, estadual ou federal.

Aquelas que manipulam produtos de origem vegetal, bebidas e polpas devem ter licença e alvará sanitário emitido pela Secretaria da Saúde e registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para quem pretendem apresentar produtos como plantas e flores, é necessário preencher o formulário de autorização da Adapar. 

SERVIÇO – A Agrifamiliar acontecerá de 3 e 6  de dezembro. Na quinta e na sexta-feira o horário será das 10h às 20h; no sábado das 9h ás 20 e no domingo das 9h ás 13h.

As pré-inscrições podem ser feitas no núcleo da Seab de Curitiba, no IDR-PR, na Adapar ou diretamente no site da Fetaep (http://www.fetaep.org.br) e deve ser encaminhada para o e-mail agrifamiliar@fetaep.org.br.

Informações AEN.

Polícia cumpre 53 mandados contra o tráfico de drogas em Curitiba e RMC

A Polícia Civil e a Polícia Militar do Paraná estão nas ruas, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (22), para desmantelar associação criminosa que comanda o tráfico de drogas no Centro e no bairro Cajuru, na capital, e em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Batizada de Lisboa, a operação visa cumprir 37 mandados de busca e apreensão em endereços relacionados aos alvos e 16 mandados de prisão preventiva contra líderes, gerentes, fornecedores e distribuidores de drogas naquelas regiões. 

Durante as investigações, que duraram cerca de 6 meses, a PCPR e a PMPR observaram que houve pouca ou nenhuma alternância na liderança do bando. É como se a associação criminosa fosse composta por líderes gerais, gerentes operacionais e revendedores finais – conhecidos como “pistas”, esses substituídos com frequência. 

CENTRO – As drogas que abasteciam o tráfico no Centro de Curitiba eram fornecidas por líderes distintos que comandavam o crime em Pinhais e no bairro Cajuru. Nesta região, a PCPR e PMPR cumprem 17 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva. 

CAJURU – O gerente operacional que atuava no bairro também distribuía drogas para revendedores finais do município de São José dos Pinhais, na RMC. Seis pessoas são alvos de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão serão cumpridos na região. 

PINHAIS – O tráfico era comandado por um indivíduo com antecedentes por tráfico de drogas. Ele foi preso em 2016, com 73 quilos de crack, e estava em liberdade atuando no município e no Centro de Curitiba.  Aqui a PCPR e PMPR miram oito alvos. Três com mandados de prisão preventiva e cinco com mandados de busca e apreensão. 

INVESTIGAÇÕES – No decorrer das investigações foram presas em flagrante 17 pessoas ligadas ao bando, cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, uma apreensão de adolescente, apreensão de duas armas de fogo, 173 gramas de cocaína, 2,3 quilos de crack e 4,8 quilos de maconha.

Informações AEN.