Centenário de Lolô Cornelsen será comemorado nesta quinta no MON

O centenário de um dos nomes mais relevantes da arquitetura brasileira, Ayrton João Cornelsen, o Lolô Cornelsen, será celebrado com um grande evento na cidade de Curitiba. Nesta quinta-feira, 07 de julho, dia em que Lolô Cornelsen completaria 100 anos, arquitetos renomados, personalidades, parentes e amigos do homem que ajudou a construir o Paraná que conhecemos e que conta com projetos emblemáticos espalhados pelo mundo vão se reunir no Museu Oscar Niemeyer para uma programação repleta de homenagens e boas lembranças.

O evento, que terá entrada gratuita, contará com uma série de atividades especiais dedicadas a Lolô Cornelsen, que faleceu em 5 de março de 2020, na capital paranaense, com destaque para a mesa redonda com grandes profissionais do mercado; exibição de filmes, fotos e áudios; e pré-lançamento do livro “Lolô Cornelsen – Vida e Obra”. “Queremos destacar as obras do Lolô e, antes de tudo, um homem muito à frente de seu tempo. Ele está diretamente ligado ao desenvolvimento do Estado do Paraná, além de ter mostrado todo o seu talento em outras áreas, como a do automobilismo. Não podemos esquecer também de sua sensibilidade e técnicas incríveis para o desenvolvimento de projetos residenciais até hoje celebrados por profissionais da arquitetura. Lolô Cornelsen foi único e merece todo o carinho nesta data tão especial, em que completaria 100 anos”, destaca a arquiteta e produtora cultural Consuelo Cornelsen, filha de Lolô.

A mesa redonda “Reflexões sobre a obra do Lolô”, mediada por Rafaela Tasca, vai receber os arquitetos Salvador Gnoato, Marcos Bertoldi, Guilherme Macedo e Fernando Canalli. Durante a conversa, serão relembrados grandes projetos do arquiteto que impactaram a visão de profissionais e repercutem até hoje. Obras em audiovisual também vão celebrar a carreira de Cornelsen, com destaque para os vídeos “Lolô Maravilha”, de Acir Guimarães, e “Lolô – Sem Palavras”, de Iko e Hiran Pessoa de Mello, e o áudio “Lolô – Últimas Palavras”, de Airton Pissetti.

Outra grande atração do evento será o pré-lançamento do livro “Lolô Cornelsen – Vida e Obra”, obra assinada por Guilherme Macedo e Josehenrique Zuchi. Os projetos arquitetônicos mais relevantes de Lolô até suas contribuições para o desenvolvimento social e econômico do oeste e sudoeste do Paraná são retratados no livro, que será lançado oficialmente ainda em 2022. Macedo pesquisou sobre Cornelsen ainda na faculdade, trabalhou em um escritório na icônica Residência Belotti, projetada pelo arquiteto, e chegou a conhecer Lolô, contato que o estimulou a reunir as principais obras do celebrado curitibano. “Ele é muito diverso e sempre acaba surpreendendo a gente”, comenta Macedo. “A ideia do livro é tentar alinhar a produção de Lolô, conseguir juntar num material mais robusto toda a trajetória dele que, até então, se encontrava de forma pontual e muito isolada”, complementa.

Para Guilherme Macedo, o centenário resgata a relevância de Cornelsen destacando a variedade de seus projetos e toda influência que teve, tem e que ainda pode ter na arquitetura paranaense e brasileira. “Acredito que o principal ponto seja mostrar essa diversidade de coisas e momentos que a gente pode passar, que a gente não precisa ficar refém de um só tipo de arquitetura ou só um tipo de trabalho”, destaca. “Ele fazia algo que vinha de dentro para fora dele, queria fazer aquilo independente do que os outros pensassem, porém sempre pensava no outro. É o maior aprendizado que ele pode ter deixado: buscar ser eficiente de forma sustentável, inventiva e econômica, pensando sempre num Paraná melhor”, completa Macedo.

A pluralidade de Lolô

Curitibano, Ayrton João Cornelsen nasceu em 07 de julho de 1922. Formado pela Universidade Federal do Paraná em Arquitetura e Engenharia Civil, foi construindo uma carreira sólida muito cedo. Um dos últimos representantes do modernismo brasileiro, o arquiteto ganhou a alcunha de “Homem Asfalto”: foi diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, no qual, desde 1950, foi responsável pela pavimentação de mais de 400 quilômetros de rodovias que interligam o Paraná.

Participando diretamente da elaboração de cidades e planejamentos urbanísticos no oeste e sudoeste do estado, contribuiu diretamente para o desenvolvimento do Paraná. Projetos como a Rodovia do Café, a revitalização da Estrada da Graciosa e o ferry-boat de Guaratuba o elevaram ao reconhecimento nacional. Convidado pessoalmente por Juscelino Kubitschek par representar o Brasil no exterior, chegou a estruturar de hospitais e escolas a campos de golfe e hotéis pela Europa, África e pelas Américas.

A paixão pelos esportes o levou a atuar diretamente na área: foi jogador do Athletico Paranaense, conquistando três campeonatos (amador em 1943 e 1944, e com o time principal, em 1945). Foi criador do escudo “CAP” que estampou os uniformes do clube até 2019. A rivalidade entre clubes, ele deixou somente em campo: foi idealizador do projeto original do estádio Couto Pereira, do Coritiba, e da Vila Olímpica do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ).

O “Homem Asfalto” também deixou seu nome em residências modernistas espalhadas por Curitiba e, como não poderia ser diferente ao analisar seu apelido, nas pistas de corrida, assinando os projetos de importantes autódromos pelo mundo: Autódromo Internacional de Curitiba, Autódromo de Jacarepaguá (Rio de Janeiro), Autódromo de Luanda (Angola) e Autódromo de Estoril (Portugal).

O evento “Centenário de Lolô Cornelsen” será realizado no Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico), nesta quinta-feira, dia 07 de julho, a partir das 20h, com entrada gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Café Filosófico da PUCPR debate crise humanitária e ambiental em agosto 

De volta ao presencial depois de aproximadamente dois anos de atividades remotas por conta da pandemia, o Café Filosófico, promovido pelo Instituto Ciência e Fé da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), realiza seu segundo encontro de 2022 em agosto.  

O evento ocorre no dia 11, às 19h, na FTD Digital Arena, localizada no câmpus de Curitiba da instituição (Rua Imaculada Conceição, n. 1155 – Prado Velho). Na ocasião, o Café Filosófico recebe o geógrafo Carlos Walter Porto-Gonçalves, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e autor de “Os (des)caminhos do meio ambiente” e “O desafio ambiental”. Não haverá transmissão online simultânea. 

Em 2022, o tema do Café Filosófico é “Freio de Emergência: a Vida em Perigo”. A primeira convidada do ciclo foi a filósofa Olgária Matos, escritora e professora da Universidade de São Paulo (USP), que esteve presente no dia 25 de maio.  

Há, ainda, outros dois encontros previstos para este ano: em 1° de setembro, com o economista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Henri Acselrad, autor de “O que é justiça ambiental”; e em 04 de outubro, com palestra de Michael Löwy, sociólogo e diretor do Centre National de la Recherche Scientifique, maior órgão público de pesquisa científica da França. 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas com antecedência pela plataforma Sympla. Será enviada declaração de participação para o e-mail cadastrado em até 20 dias úteis. Link: https://www.sympla.com.br/evento/cafe-filosofico-freio-de-emergencia-a-vida-em-perigo/1658862

Festa Divas tem como atrações principais Pabllo Vittar e Gloria Groove neste sábado

As duas grandes musas do pop nacional Pabllo Vittar e Gloria Groove desembarcam neste sábado (13), em Curitiba, na super festa da diversidade “DIVAS”, que promete agitar e colorir a cidade com mais de 7 horas de música. O evento que acontece no Expo Unimed irá presentear os fãs com a participação das duas cantoras brasileiras em um mesmo evento, onde prometem embalar o público com seus shows completos. A mega festa contará ainda com um line-up recheado de atrações, com a presença de Siamese, DJ Clementaum, DJ Barbie Plus Size, DJ Jo Ferreira e uma performance especial do grupo Ballroom Paraná. Os ingressos podem ser adquiridos pelo no site entreseven.com.br/ingressos .

A festa abrirá as portas a partir das 19h, começará a programação com 20h, com com decoração exclusiva, bar de drinks, ativações especiais, Área VIP com open bar e open food e muito mais.

A cantora Pabllo Vittar apresentará em Curitiba o show I Am Pabllo Global Tour”, com set list voltado para grandes sucessos da sua carreira, alguns feats e músicas do seu último álbum de estúdio, “Batidão Tropical”. E a cantora Gloria Groove estará com a nova turnê “Lady Leste Tour”, baseada no seu último álbum lançado, o segundo gravado em estúdio e que já é sucesso nas plataformas digitais. No repertório, composições queridas pelos fãs , além dos lançamentos que já estão quebrando as estruturas da internet, como os singles “Bonekinha”, “A Queda” e “Leilão”.

O Expo Unimed se transformará em uma grande pista de dança, contando com os dois shows e todas as atrações que prometem embalar a noite com muitos ritmos para fazer o público dançar e curtir a noite toda. O espaço é fechado e coberto e com estacionamento (não incluso no ingresso).


Sobre a Seven Experience


A Seven Experience é uma das principais empresas de entretenimento do Brasil. Instalada em Curitiba, vem modernizando o mercado artístico e cultural, inovando nas áreas de investimento e negócios dirigidos ao lazer. A Seven já desenvolveu mais de 1.500 eventos ligados à área de entretenimento e oferece produtos como exposições, shows, turnês, feiras e eventos esportivos.

Alguns dos maiores eventos que passaram pelo sul do Brasil nos últimos anos tiveram a marca da Seven Experience em sua realização, como os shows internacionais Bon Jovi, Maroon 5, Green Day, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Katy Perry e Andrea Bocelli; os maiores nomes da música nacional, como: Ivete Sangalo, Marisa Monte e Roberto Carlos; os espetáculos Cirque Du Soleil, Circo da China e Disney On Ice; musicais infantis da Disney; simpósios e eventos exclusivos como Footecon e Risológico; o maior evento de tecnologia e cultura pop do sul do Brasil, Geek City; o Festival Coolritiba, entre muitos outros.


Pontos de venda on-line: : https://sevenx.byinti.com/#/event/divas-com-pabllo-vittar-e-gloria-groove


SERVIÇO – Divas com Pabllo Vittar e Gloria Groove
Data: 13 de agosto de 2022 (sábado)
Local:Expo Unimed – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Cidade Industrial, Curitiba, PR.
Horário: 20h00 até 03h.

 
Programação da festa:

20h – DJ Jo Ferreira

20h30 – DJ Barbie Plus Size

21h30 – Siamese

22h45 – Show completo com Gloria Groove

00h DJ – Jo Ferreira

00h30 – Show completo com Pabllo Vittar

02h – DJ Clementaum

 
Ingressos: a partir de R$ 360,00 – 3º lote inteira e R$ 180,00 – 3º lote inteira a meia-entrada + taxas administrativas.

*A meia-entrada é voltada para doadores de sangue, estudantes, idosos, ID Jovem, PNE, professores e portador de câncer, conforme previsto em Lei ou para vacinados contra a COVID-19.

Pontos de venda:  https://sevenx.byinti.com/#/event/divas-com-pabllo-vittar-e-gloria-groove

Formas de pagamento: Cartão de crédito em até 6x.

Classificação etária: 16 anos. Menores apenas acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Sujeito a alteração por Decisão Judicial.
Patrocínio: Beats

Realização: Seven Experience