Fogo no Pantanal ameaça parque conhecido pela maior concentração de onças-pintadas do mundo

As chamas que há mais de 40 dias destroem parte do Pantanal mato-grossense atingiram o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado na região de Porto Jofre, na cidade de Poconé (MT), a cerca de 102 quilômetros de Cuiabá. Segundo o governo do Mato Grosso, a região reúne a maior concentração de onças-pintadas do mundo.

Nesta terça-feira (8), o Corpo de Bombeiros enviou mais duas equipes para auxiliar os 46 bombeiros que já tentavam conter o avanço do fogo na região, protegendo prioritariamente as áreas onde há pousadas, fazendas ou uma das 140 pontes de madeira existentes ao longo da Rodovia Transpantaneira (MT-060).

Ontem (7), a atuação de bombeiros e brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi fundamental para salvar sete crianças e duas mulheres cuja casa estava cercada pelo fogo, na região de Porto Jofre.

Além da presença de 122 agentes de vários órgãos públicos e do emprego de cinco aeronaves, o combate ao incêndio dentro do parque estadual tem o apoio de moradores da região, que disponibilizaram máquinas, carros-pipas e tratores para a ação, que faz parte da Operação Pantanal II, deflagrada em 7 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thiago Rodrigues salva o Paraná, que só empata em casa

O Paraná Clube entrou em campo neste sábado, na Vila Capanema, em busca de afirmação perante o seu torcedor. Dos últimos quatro jogos em casa, o time dirigido por Matheus Costa empatou todos.

Acorda, tricolor!

As principais chances foram do Cuiabá  que esteve mais perto de abrir o placar. Atacante Rodolfo incomodou a zaga paranista. Em duas oportunidades, o atacante fez o goleiro tricolor praticar ótimas defesas. O time da casa também assustou  em bolas paradas com João Pedro, mas não conseguiu nenhuma bola na direção do gol do Victor Souza na primeira etapa.

O segundo tempo começou, mas o time da vila não conseguiu se impor. E aos 40′ minutos quando o jogo parecia se encaminhar para mais um empate morno no Vila, o juiz marcou um pênalti muito contestado pelos jogadores Paranistas. Paulinho bateu e Thiago Rodrigues voou no canto para defender e coroar sua grande atuação!

Ao apito final, através das redes sociais o clube também se manifestou contra a arbitragem:

Com o resultado, o Paraná estaciona na sexta posição, com 33 pontos. O Coritiba, último dentro do G-4, tem 34. O próximo desafio do Paraná Clube será contra o Guarani, pela 23ª rodada da Série B. O jogo está marcado para sábado, dia 21, às 11h, no Brinco de Ouro, em Campinas.