Fiscalização dispersa 1,5 mil pessoas e fecha seis estabelecimentos em Curitiba

Festas com aglomerações de pessoas foram localizadas pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) durante a operação em Curitiba entre a noite de sábado (28) e a madrugada de domingo (29). Cerca de 1.500 pessoas foi dispersada em vários pontos da cidade. Seis estabelecimentos comerciais foram fechados e 18 autuações administrativas lavradas pelos agentes municipais que acompanharam a operação.

A ação faz parte das medidas de prevenção contra a disseminação da Covid-19 e obedecem a decretos estadual e municipal. A fiscalização ocorreu nos bairros São Francisco, Rebouças, Boa Vista, Alto da XV, Alto Boqueirão, Xaxim, Guaíra, Água Verde, Lindóia, Santa Felicidade, Batel, Ganchinho e São Braz. Os policiais militares atuaram em conjunto com os guardas municipais, bombeiros, e os agentes das secretarias municipais do Urbanismo, Meio Ambiente, Defesa Social e Trânsito.

AGLOMERAÇÕES – As dispersões das aglomerações ocorreram em pontos comerciais e áreas públicas, como o Largo da Ordem. Neste último, as ações foram no cruzamento da Rua Carlos de Carvalho com Alameda Prudente de Morais, onde havia aproximadamente 600 pessoas.

Ainda na área central, no bairro São Francisco, havia cerca de 400 pessoas em um bar. Os agentes municipais aplicaram multa por não cumprimento do distanciamento social e por exercício de atividade de casa noturna. Os bombeiros também verificaram que o estabelecimento estava com a saída de emergência obstruída, por isso o ponto foi fechado.  

Já em Santa Felicidade, as equipes de fiscalização encontraram 300 pessoas em um bar, que foi fechado por não cumprir o distanciamento social. No bairro Umbará, cerca de 400 pessoas foi dispersada. O estabelecimento foi fechado e autuado pelos órgãos municipais. Ao todo, os agentes do município que compuseram os trabalhos da AIFU aplicaram R$ 357 mil em multas aos responsáveis de estabelecimentos abordados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Park Shopping Boulevard, novo shopping de Curitiba, anuncia data de inauguração

Finalmente, veio aí! Um dos shoppings mais esperados da capital, o Park Shopping Boulevard, anunciou a data de inauguração: dia 11 de novembro.

A expectativa é de gerar 1.300 empregos diretos com a abertura. O Park Shopping Boulevard está localizado na BR-116, na Linha Verde e terá 250 lojas, sete salas de cinema, academia, e praça de alimentação.

Rede abre agendamentos para castrações de cães e gatos em novembro

Nesta sexta-feira (15/10), às 12h, começam os agendamentos para 325 castrações de cães e gatos em clínicas contratadas pelo município. As cirurgias fazem parte do Programa Municipal de Castração Gratuita e podem ser marcadas pelo site da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba

Para escolher a data, o cidadão, protetor ou responsável pela ONG deve estar logado em seu cadastro. “Apenas dessa forma é possível ter acesso às vagas disponíveis”, reforça o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo. 

Outras 2,7 mil vagas ainda serão ofertadas no mês de novembro, no mutirão de castração da Regional Pinheirinho. Agendamentos serão abertos a partir do dia 8 de novembro (segunda-feira). 

Cuidados

A Rede de Proteção Animal reforça que os tutores devem ir sozinhos ou com, no máximo, um acompanhante ao agendamento e respeitar a antecedência recomendada para evitar aglomerações e manter o distanciamento necessário para prevenção ao contágio da covid-19. 

O uso de máscaras e a higienização frequente das mãos também são obrigatórios durante todo o tempo de permanência nos locais. Quem apresentar sintomas de infecção respiratória, deve pedir para outra pessoa levar o animal ou cancelar o atendimento.