sexta-feira, fevereiro 23, 2024
spot_img
InícioParanáFeira de Cafés Especiais e de Sabores começa nesta terça-feira, em Jacarezinho,...

Feira de Cafés Especiais e de Sabores começa nesta terça-feira, em Jacarezinho, no Paraná | ASN Paraná


Começa, na próxima terça-feira (17), no Centro de Eventos de Jacarezinho, a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) e a Feira Sabores do Norte Pioneiro do Paraná. Os eventos trazem uma extensa programação de conteúdos técnicos, oficinas de torra e de preparo de cafés, rodadas de negócios entre produtores de alimentos, leilão e concurso para premiar os grãos de melhor qualidade e seguem até quinta-feira (19). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do evento: https://www.ficafe.com.br/.

Durante os três dias, produtores rurais, profissionais do agronegócio, empresas, torrefações, cafeterias, compradores nacionais e internacionais terão acesso a palestras, painéis e workshops sobre temas como olericultura orgânica, acesso a mercados diferenciados no café, cultivo em estufas, apicultura básica, qualidade da água, sustentabilidade, manejo da terra, agroindústrias, agricultura regenerativa, energia solar, entre outros.

Serão apresentadas, ainda, oportunidades de negócios para produtores de alimentos do norte pioneiro e os casos de sucesso daqueles que conquistaram a Indicação Geográfica (IG) na região.

Também será promovido o 2º Encontro do Comitê Territorial do Norte Pioneiro. Em exposição, maquinários, insumos, cafés especiais e outros produtos certificados e premiados no Brasil e no exterior, como queijos, alimentos orgânicos, morango, goiaba, mel, açúcar mascavo e pamonha.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, conta que, neste ano, o espaço para os produtores de orgânicos e de alimentos diferenciados foi ampliado e vários compradores foram convidados a visitar a feira. Por isso, nos três dias, rodadas de negócios podem resultar na ampliação de mercado e geração de renda para os agricultores.

“Nosso trabalho, no norte pioneiro, tem sido fomentar o cultivo de produtos diferenciados para promover o desenvolvimento regional e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explica.

Capello lembra que a vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria Produtora Rural, Lucélia Aparecida da Costa, de Jaboti, é um dos casos de sucesso no norte pioneiro, que acaba de ser reconhecido no Paraná. Segundo ele, todos os exemplos apresentados na feira deste ano são da região e prometem inspirar os demais produtores a investir na busca por certificações para levar maior valor agregado aos produtos e ganhar competitividade no mercado.

O gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar – Emater (IDR-Paraná) de Santo Antônio da Platina, Maurício Castro Alves, informa que a programação técnica trará conteúdos sobre as principais cadeias produtivas para atender às necessidades e expectativas dos agricultores do norte pioneiro, com destaque para a produção de orgânicos.

“O cultivo de orgânicos cresceu de forma expressiva na região, que saiu de um contexto de 25 produtores certificados, há cerca de cinco anos, para aproximadamente 250”, cita.

Também estarão em pauta a agroindústria, a regularização de pequenas torrefadoras de café e o cultivo da pitaya, que tem crescido e gerado bons resultados para os produtores locais. De acordo com Alves, os fruticultores conhecerão, na feira, uma nova variedade do morango, que será lançada pela Embrapa.

“A Ficafé ganhou uma nova roupagem com os produtos diferenciados, que agregam valor para agricultura da região. É uma feira estratégica para o setor”, destaca.

Ficafé e Feira Sabores 2023

A Ficafé é um dos maiores eventos de inovação em cafés especiais no Brasil e, desde 2022, é realizada em conjunto com a Feira Sabores do Norte Pioneiro do Paraná, que reúne outros produtos certificados e especiais da região. Os eventos são promovidos pelo Sebrae/PR, Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), Prefeitura de Jacarezinho, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar – Emater (IDR-Paraná) e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.



Leia a matéria no site do Sebrae

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão