Arquivos

Feira conclui programa de educação empreendedora nas escolas de Adrianópolis, em 2023 | ASN Paraná


O Sebrae/PR e a Prefeitura de Adrianópolis realizaram, na última semana, a primeira edição da Feira do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) no município. A Feira, que aconteceu nos dias 7 e 8 de dezembro, marcou a conclusão das atividades desenvolvidas durante o ano, nas salas de aula, com os alunos de 3 escolas municipais: Nossa Senhora Perpétuo Socorro, Tereza Bacil de Souza Lima e João Gonçalves de Almeida. Ao todo, 474 alunos, entre 6 e 12 anos, do primeiro ao quinto ano participaram das atividades.

O consultor do Sebrae/PR, Ivan Evangelista, com os alunos da Escola Nossa Senhora Perpétuo Socorro. Fotos: divulgação.

O consultor do Sebrae/PR, Ivan Evangelista, explica que o JEPP tem o papel de fomentar a cultura empreendedora e permite aos alunos desenvolverem o comportamento empreendedor de forma lúdica, por meio de práticas de aprendizagem que consideram a autonomia dos estudantes para aprender, desenvolvendo atributos e atitudes necessários para aplicação na própria vida, independentemente da profissão ou da carreira que este aluno escolher para o futuro.

A metodologia utilizada no Programa permite que professores e alunos utilizem exemplos e características locais e regionais nas atividades. Inicialmente, são trabalhados os comportamentos empreendedores, como por exemplo a busca de oportunidades e iniciativas, persistência, como correr riscos calculados, exigência de qualidade, comprometimento, como estabelecer metas, planejamento e monitoramento sistemáticos.

“Os alunos têm contato com técnicas de persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança e, na sequência, é trabalhada a elaboração do plano de negócios que passa pela análise das oportunidades, mercado, planejamento de marketing, de operações e financeiro. Acreditamos que o JEPP vai além da escola, envolve toda a comunidade e impacta o município e a região”, discorreu.

Ainda são tratados temas como a cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade e ética, e cidadania. A secretária de Educação de Adrianópolis, Evelin Fidélis, detalha que o JEPP foi desenvolvido no segundo semestre do ano letivo de 2023.

“E pretendemos continuar em 2024. O Sebrae ofereceu suporte técnico, capacitação e consultoria para os professores e parcerias para a implementação de programas específicos para estimular o empreendedorismo local. Essas iniciativas podem impactar a longo prazo na criação de empregos, no desenvolvimento de novos negócios e na promoção do crescimento econômico sustentável”, disse.

No total, 474 estudantes, com idades entre 6 e 12 anos, do primeiro ao quinto ano, estiveram envolvidos nas atividades.

Para a diretora da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Sirlene da Rosa dos Santos, uma das principais atividades do JEPP é a própria Feira, que aconteceu na escola na quinta-feira (07).

Para Sirlene, a Feira do JEPP proporcionou uma experiência prática de empreendedorismo e também estimulou o pensamento criativo e o trabalho em equipe, preparando as crianças para enfrentar desafios e se tornarem agentes de transformação ao longo de suas vidas.

“As crianças deram os primeiros passos no mundo empreendedor, comercializando uma variedade de produtos, como ervas aromáticas, brinquedos ecológicos, mudas de cebolinha, salsinha, entre outros temperos. Também foram preparados bolos no pote”, contou.

Programa

O JEPP promove a integração entre os participantes do Programa, incentivando a troca de experiências e a colaboração entre os jovens empreendedores locais. O consultor Ivan explica que essa integração ocorre em todo processo, envolve famílias, comunidade e empresas que podem apoiar o programa.

“Principalmente no período que ocorrem as ‘Feirinhas do JEPP’, os empresários podem patrocinar os empreendimentos e a participação da comunidade é fundamental, visitando, prestigiando e adquirindo os produtos produzidos pelas crianças na jornada do Programa”, enfatizou o consultor do Sebrae/PR.



Leia a matéria no site do Sebrae