Arquivos

Exposição Fauna Curitibana é opção para conhecer mais sobre os animais nas férias


A Prefeitura promove nestas férias de inverno a exposição Fauna Curitibana, que apresenta animais e telas de espécies características de Curitiba e região metropolitana. A mostra está na Escola Municipal de Sustentabilidade, espaço no Bosque Zaninelli, no bairro Pilarzinho, até 8 de agosto.

A exposição reúne diversos animais nativos em taxidermia, técnica que preserva pele e tamanho real das espécies. Todos os animais expostos são característicos de Curitiba e região metropolitana, o que chama a atenção dos visitantes, como explica a bióloga do Departamento de Educação Ambiental, Clarice Dorocinski.

“O que as pessoas mais gostam de ver é a gralha azul e a capivara, que são animais muito característicos de Curitiba. Isso é muito importante, porque mostra como a cidade preserva e cuida da sua fauna”, explica Dorocinski.

A bióloga conta que turistas ficam impressionados com a diversidade da fauna curitibana. Neste mês de julho, quando muitas pessoas estão de férias, o espaço tem sido muito movimentado, principalmente por pessoas de fora de Curitiba.

Ilustrações

Além dos animais, a exposição conta com 48 telas de ilustrações feitas com caneta esferográfica, de espécies da região. Esses animais estão presentes no livro Inventário da Fauna de Curitiba 2023, que compila todas as espécies catalogadas no município, e foi lançado no Dia do Meio-Ambiente (5 de junho), com a presença do prefeito Rafael Greca.

  • CLIQUE AQUI para fazer o download o Inventário da Fauna de Curitiba 2023

As ilustrações são da dinamarquesa Birgitte Tümmler, reconhecida artista visual conservacionista. Naturalizada brasileira, ela já morou em Curitiba.

Atração para as crianças

A exposição do Bosque Zaninelli também vem fazendo sucesso com as crianças. A bióloga do Departamento de Educação Ambiental explica como a experiência é positiva para elas.

“Vindo aqui, as crianças conseguem relacionar o que elas aprendem em sala de aula, e ter alguma referência visual. Além disso, muitas das espécies aqui elas já conhecem da televisão ou de livros, então acaba sendo uma experiência muito divertida”, conta Dorocinski.

Inventário da Fauna de Curitiba 2023

As espécies da exposição foram incluídas no Inventário da Fauna de Curitiba 2023, e podem ser conhecidas em diversos espaços da cidade. Além do Bosque Zaninelli, há mostras no Jardim Botânico, no Museu de História Natural do Capão da Imbuia e no Museu Paranaense.

 

Serviço: exposição Fauna Curitibana

Local: Escola Municipal da Sustentabilidade (Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho)
Visitações: de segunda a sexta, das 9 às 11h e das 14 às 16h. Até 8 de agosto

 



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba