Arquivos

Crianças das escolas municipais de Curitiba conhecem a cultura maker no Fab Lab do Cajuru


A partir desta quarta-feira (30/8), crianças e estudantes da rede pública de ensino em Curitiba têm mais uma “sala de aula além da escola” para frequentar. Mais que uma sala, contam agora com um laboratório multifunções inteiro para a criação do que a imaginação mandar: o Fab Lab do Cajuru é mais uma rota do Programa Linhas do Conhecimento, que transforma toda a cidade em uma grande espaço de aprendizagem.

A primeira turma a conhecer todas as possibilidades do Fab Lab, na Rua da Cidadania Cajuru, foi formada por 30 crianças do 1º ano da Escola Municipal Senador Enéas Faria, no Cajuru. Os curitibinhas conheceram o laboratório de fabricação digital e prototipagem da Prefeitura de Curitiba, que incentiva inovações tecnológicas e é lugar de transformar ideias em realidade. 

Durante a visita, os estudantes tiveram experiências com equipamentos que incentivam a cultura maker – do “faça você mesmo” -, e estimulam o potencial criativo para modificar, consertar ou construir objetos usando ambientes colaborativos em que a troca de ideias é fundamental para chegar a uma solução. 

Entre as ferramentas, tiveram contato com impressoras em 3D de diferentes portes, fresadora para corte de madeira e máquina de corte a laser e viram como os equipamentos podem produzir peças de diferentes tamanhos.

Os pequenos ajudaram na montagem de uma banqueta produzida no local e acompanharam o corte automático das peças em miniatura da mesma banqueta, que cada um pode levar consigo. Também viram como funciona um giroscópio, usado em diferentes aparelhos de navegação, drones, e as peças já produzidas nas impressoras – algumas delas, brinquedos. 

Aprender com diversão

A experiência foi completamente nova para as crianças, que descobriram possibilidades de construir objetos. “Gostei muito de fazer os objetos de madeira. Eu nunca tinha pensado que dava para imprimir coisas assim. Foi bem legal”, contou Alice da Silva, 7 anos. 

Já para Arthur da Rocha, 6 anos, a diversão foi ver as máquinas em ação: “Gostei de tudo. O mais legal foi a máquina a laser, cortando”, falou.

O local já recebeu estudantes com altas habilidades atendidos pela rede municipal de ensino, em oficinas. A partir de agora, como roteiro do Linhas do Conhecimento, crianças dos CMEIs e estudantes das escolas municipais, de diversas idades, irão visitar o Fab Lab Cajuru, com maior frequência. 

Despertar da criatividade

Para o gerente do Fab Lab Cidadania Cajuru, Cleverson Fuzeti, essa é uma experiência importante em muitos sentidos para os pequenos.

“Atendemos muita gente, mas ofertar o acesso a um laboratório multifunções como o Fab Lab para as crianças é ainda mais importante, porque elas são curiosas, se empolgam com o que acontece aqui, em um despertar da criatividade em várias áreas que todo mundo precisa ter”, afirmou o gerente.

Conhecimentos complementares

A inclusão do Fab Lab entre as mais de 130 rotas do programa Linhas do Conhecimento complementa os conhecimentos que os estudantes adquirem nas escolas, onde têm aulas de robótica e acesso a outros projetos que estimulam a cultura maker, como os “minifab labs” nos Farois do Saber e Inovação.

“É um roteiro do Linhas do Conhecimento que possibilita a continuidade do trabalho que já fazemos na escola. Aqui, eles conseguem ver e pegar nas mãos o que imaginam e sabem que podem produzir o que pensam. Passam as ideias para o mundo concreto”, explica a professora de Robótica da escola, Laudiceia Dias.

Desde 2017, o Linhas do Conhecimento promove práticas de exploração e aprendizado sobre a cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos em museus, parques e praças. O programa soma 271,5 mil participações de crianças e estudantes e 28 mil professores, em 137 rotas diferentes

O Fab Lab Cajuru

Desde sua inauguração, em 2019, o Fab Lab realizou mais de 200 projetos, de diferentes áreas, em quatro anos. O Fab Lab é aberto a toda comunidade que pode conhecer e utilizar o espaço voltado à criação de soluções inovadoras em diferentes áreas, a partir da troca de ideias e uso de equipamentos como impressora 3D, de corte a laser e outros. 

Os atendimentos são feitos com pré agendamento pelo e-mail fablab@curitiba.pr.gov.br ou preenchendo o formulário neste link.

Gerenciado pela Fundação de Ação Social (FAS), dentro do Programa Liceu de Ofícios e Inovação, faz parte do ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão e tem a chancela do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba