sábado, março 2, 2024
spot_img
InícioParanáEm Pato Branco, encontro fomenta ações conjuntas com foco na geração de...

Em Pato Branco, encontro fomenta ações conjuntas com foco na geração de negócios inovadores | ASN Paraná


A segunda edição do Encontro das Instituições de Ensino Superior e da Rede de Habitats de Inovação do sudoeste e sul do Paraná foi realizada em Pato Branco. O evento teve mais de 80 participantes, entre representantes de instituições de ensino faculdades, professores, gestores de ambientes de inovação e integrantes do Ecossistema de Inovação do Sudoeste do Paraná.

A intenção foi de fomentar ações convergentes com foco na geração de negócios inovadores. Durante o Encontro, foram compartilhadas sugestões de ações para serem realizadas em parceria entre o Sebrae/PR e as instituições, entre elas momentos como Hackathon, Ideathon, Garage, entre outras, que possam auxiliar no desenvolvimento dos alunos e no surgimento de oportunidades de negócios.

“A iniciativa visa estabelecer um calendário para 2024 oportunizando a esses alunos uma sequência de atividades que permitam a eles construírem um caminho, incentivando o empreendedorismo, o desenvolvimento de produtos ou serviços, bem como a sua posterior pré-incubação ou incubação”, explica a consultora do Sebrae/PR, Claudineia Cabral.

Evento teve mais de 80 participantes, entre representantes de instituições de ensino faculdades, professores, gestores de ambientes de inovação e integrantes do Ecossistema de Inovação do Sudoeste do Paraná. Foto: Divulgação

Para a gestora da Incubadora Tecnológica de Francisco Beltrão (INTEFCB), Nathaly Cristina Piasson, a definição de um calendário conjunto trará sinergia nas ações.

“Isso contribuirá para o acolhimento e o apoio a esses alunos, que poderão desenvolver suas ideias e projetos. Assim, fomentamos a cultura do empreendedorismo e fortalecemos o ecossistema de inovação”, avalia Nataly.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Marcos Colla, ressalta a importância de esforço mútuo entre os diferentes entes em prol da educação.

“Temos que ressaltar a participação coletiva dos agentes públicos e privados com foco no desenvolvimento da cultura empreendedora, que vem sendo trabalhada desde os primeiros níveis na educação infantil até o nível superior. A partir disso, temos fomentado o empreendedorismo e os processos, trazendo resultados para quem deseja incubar sua ideia e desenvolver o seu negócio”, acrescenta Marcos.

Na avaliação do segundo vice-presidente do Sistema Regional de Inovação (SRI) e

secretário de Desenvolvimento Econômico de Dois Vizinhos, Alexsandro Alff, ter um planejamento de ações unificadas é um norteador fundamental.

“Compreendemos que a necessidade de termos planejamento e alinhamento conjuntos é necessária para a evolução da educação empreendedora, bem como das iniciativas governamentais. A partir disso, certamente, teremos resultados mais consolidados”, concluiu Alexsandro.

Calendário

Após a apresentação, as instituições de ensino terão até o próximo dia 10 de dezembro para o preenchimento de formulário com o intuito de sinalizarem quais eventos realizarão em parceria. Após isso, a ideia é que seja estabelecido um calendário com as ações definidas.



Leia a matéria no site do Sebrae

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão