Em busca da pizza napolitana perfeita: por que escolher queijos artesanais?

Símbolo da gastronomia italiana, o estilo napolitano de fazer pizza surgiu no século XVIII, em Nápoles, e se tornou um Patrimônio Imaterial da humanidade em 2017, pela Unesco. Desde então, para uma pizza ser considerada verdadeiraente napolitana, é preciso seguir regras rígidas e usar exclusivamente os produtos previstos pela Associazione Verace Pizza Napoletana.

Entre os ingredientes frescos permitidos estão três tipo de queijos: fior di latte, mozzarella de búfala e mozzarella STG. “No Brasil, vemos muitos estabelecimentos utilizando a mozzarella industrializada, produzida com aditivos químicos, para aumentar a validade e reduzir custos. Contudo, o uso da mozzarella fresca vem tomando proporções globais devidos às suas diversas vantagens, entre elas o sabor incomparável, digno de uma vera napolitana”, aponta Angelo Martiriggiano, especialista em queijos e sócio proprietário da Mozzarellart, principal casa de queijos autenticamente italianos no Sul do Brasil.

Nascido na Itália, o especialista explica que, para seguir à risca as técnicas italianas, os queijos devem ser produzidos manualmente, sem qualquer tipo de conservantes ou estabilizantes. Além disso, o tipo de leite escolhido pode variar de acordo com a região da Itália. “A mozzarella fior di latte é feita com leite de vaca holandesa, que tem de 3,4 a 4% de gordura, enquanto a mozzarella de búfala é feita com leite de búfala asiática, que pode ter mais de 8% de gordura”, diz. “O fato de utilizarmos o leite de vaca vem da origem do nosso estilo de queijaria, tradicional da região da Puglia e famoso em toda a Itália, enquanto o leite de búfala é mais utilizado na região da Campania”, complementa.

Para o chef Beto Madalosso, que comanda o Madá, principal pizzaria napolitana de Curitiba (PR), a mozzarella fior di latte oferece o ponto ideal ao preparo. “Seu trunfo está na cremosidade, no forte sabor de leite e no frescor do produto artesanal”, afirma. “Nós a utilizamos como base nas pizzas da casa, em especial a Margherita DOP, que recebe a sigla de Denominação de Origem Protegida, uma certificação da União Europeia que garante a origem e a tradição dos ingredientes”, conta.

Mas não é só na pizza que os queijos frescos fazem sucesso. No cardápio do Madá eles estão presentes desde as entradas até as sobremesas. “Como tudo na gastronomia italiana, ingredientes de qualidade e tradição devem sempre estar lado a lado. A burrata com pesto, focaccia e tomatinhos é uma das opções mais elogiadas pelos clientes. Além disso, a ricotta fresca é a estrela da sobremesa cannolo, que combinada com chocolate 70% e pistache oferece um sabor incrível”, finaliza o chef.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Restaurante de Curitiba faz sucesso com sushis e várias outras receitas com trufas

A trufa, ingrediente tão celebrado na cozinha internacional ganha um tratamento contemporâneo no Nuu Nikkei, uma das grandes referências gastronômicas da cidade de Curitiba (PR). O restaurante é especializado na cozinha Nikkei, que alia referências das cozinhas peruana e japonesa, e traz o insumo em variadas versões, do sushi ao grelhado.

Veneradas como as “iguarias dos deuses”, as trufas são encontradas apenas nas raízes de poucas árvores. Difíceis de serem encontradas, elas passaram a ser muito valorizadas pelos amantes da gastronomia, caindo no gosto dos principais chefs de cozinha do mundo.

Já nas entradas do Nuu Nikkei é possível encontrar preparos com o celebrado insumo. O Carpaccio Trufado traz uma pasta de trufas com flor de sal e raspa de limão siciliano combinados a salmão, polvo ou vieiras, dependendo da escolha do cliente. Outra pedida é o Maki, sushi enrolado com a alga pelo lado de dentro, de Salmon Truffle. A receita tem aspargos com queijo cremoso por dentro, e por fora, salmão, mel, trufa e farofa de amêndoas.

Entre as Duplas Especiais de sushis, há variadas escolhas com o badalado ingrediente. O Nuu Especial, por exemplo, tem salmão com ovo de codorna selado e mel trufado, enquanto o Niguiri Trufado tem diferentes opções de frutos do mar (camarão, salmão, vieiras ou barriga de salmão) com massago, cebolinha e trufa, selado na finalização.

A Parrilla, que apresenta ingredientes grelhados ao estilo sul-americano, também tem prato com um toque todo especial de trufas. O Mignon Nuu é preparado ao molho de vinho tinto e servido com batata gratinada com parmesão, especiarias asiáticas e perfume de trufa.

O Nuu Nikkei funciona durante o jantar, de terça-feira a domingo, a partir das 18h, e durante o almoço, aos sábados e domingos, das 12h às 15h. A casa fica na R. Fernando Simas (nº 333), no bairro Mercês. Reservas e informações disponíveis no Instagram oficial do restaurante (@nuunikkei).

Festival do Pão com Bolinho agita o Bar Quermesse, em Curitiba

Com 14 anos de história e consolidado como um dos empreendimentos mais tradicionais da gastronomia paranaense, o Bar Quermesse conquistou o público curitibano unindo cervejas e bebidas especiais a um cardápio que valoriza o melhor da gastronomia regional brasileira, baseado, principalmente, nas clássicas comidinhas de boteco.

Pensando em destacar um dos preparos mais pedidos da casa, o Bar Quermesse vai promover, entre os dias 21 e 26 de março, o seu tradicional Festival do Pão com Bolinho. Durante o evento, o público poderá saborear releituras da deliciosa iguaria que serão comercializadas pelo preço fixo de R$ 19.

O evento especial contará com três opções de pão com bolinho: com creme de cheddar e bacon crocante; com molho de cerveja preta e bacon acompanhado por uma deliciosa batata frita; e o pão com bolinho à parmegiana.

Além da programação especial, a casa conta com opções de bebidas e vários outros preparos tradicionais, entre eles torresmo, mignon chic, brusqueta e batata brava. Aos finais de semana, o Quermesse oferece iguarias como feijoada, barreado, buffet de comida mineira e churrasco de igreja.

O Bar Quermesse fica na Rua Carlos Pioli, (nº 513), no bairro Bom Retiro, e funciona de terça a sexta, das 18h às 01h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 01h. O Festival do Pão com Bolinho será realizado entre os dias 21 e 26 de março, durante todo o horário de funcionamento da casa. Mais informações no site www.quermesse.com.br ou pelo telefone (41) 3026-6676.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com