Arquivos

Eduardo Pimentel destaca os cuidados da Prefeitura de Curitiba em prol das pessoas idosas


O prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, participou nesta terça-feira (3/10), no Palácio Iguaçu, da comemoração do Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa e dos 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa. Durante o evento, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou programas e autorizou o repasse de R$ 7,4 milhões para 157 municípios investirem em serviços voltados à população idosa do Estado. Para receberem o recurso, os municípios terão que se inscrever, após a publicação de edital. 

Em seu discurso, Eduardo Pimentel destacou o cuidado de Curitiba com os idosos e destacou que a capital possui a certificação do programa Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa. O título foi entregue em março deste ano pela representante da Organização Panamericana de Saúde e Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross Galiano, na celebração dos 11 anos do Hospital Municipal do Idoso.

“Recebemos esse título por causa do transporte coletivo que é gratuito, pela acessibilidade na cidade, pelo nosso Hospital do Idoso, que oferece um excelente serviço e que possui um índice de satisfação de 98%”, disse. Para o prefeito em exercício, todas essas ações são fruto de muito trabalho e de um orçamento privilegiado para a população idosa.

A Fundação de Ação Social (FAS) teve um papel de destaque durante o evento com a apresentação do grupo de Canto e Seresta, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila São Pedro, na Regional Boqueirão. Acompanhados de violão e pandeiro, o grupo cantou as músicas As Mocinhas da Cidade, Trem das Onze e As Andorinhas Voltaram, arrancando aplausos da plateia. 

Lançamentos

Durante a cerimônia, que reuniu centenas de pessoas de vários municípios, entre elas 120 idosos atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS), o governador Ratinho Junior assinou ainda a lei que garantirá a gratuidade do transporte intermunicipal para as pessoas com 65 anos ou mais e anunciou a implantação do Programa Viagem Mais 60.

Esse programa destinará para os municípios R$ 3,5 milhões, com objetivo de promover o turismo, o lazer e a cultura entre a população idosa e potencializar as viagens rodoviárias no Estado para pessoas acima de 60 anos.

Uma campanha de marketing também foi lançada durante o evento para incentivar a destinação de parte do Imposto de Renda para o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso para custeio de projetos voltados para a população idosa.

“Esse dia é muito importante, pois assinamos a destinação de recursos para os municípios para realização de projetos para as pessoas idosas. Todas as pessoas vieram no mundo para serem felizes e a felicidade está ligada à qualidade de vida,” disse o governador, ao lado da primeira-dama, Luciana Saito Massa.

Presenças

Participaram também da cerimônia o vice-governador Darci Pianna; os secretários de Estado Leandre Dal Ponte (Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa), Santin Roveda (Justiça e Cidadania), Márcio Nunes (Turismo), Beto Preto (Saúde), Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Luciana Casagrande (Cultura), coronel Hudson (Segurança Pública), Guto Silva (Planejamento) e Luciana Carla da Silva (Controladoria).

E, ainda, o arcebispo dom José Antônio Peruzzo, representantes da Justiça e do Ministério Público e Antônia da Silva Castro e José Maia, que representaram as pessoas idosas participantes do evento.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba