Arquivos

Ecossistema de Pinhais está na semifinal do Prêmio Nacional de Inovação | ASN Paraná


No primeiro ano de implementação do Ecossistema Local de Inovação (ELI), o município de Pinhais chegou à semifinal do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), a mais importante premiação de inovação do País. O ecossistema de Pinhais concorre na categoria Ecossistemas de Pequeno Porte. Outros seis ecossistemas de inovação do Paraná estão classificados para a fase de validação do Prêmio. Os vencedores serão anunciados em 26 de setembro, durante a décima edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria.

Para o consultor do Sebrae/PR, Paulo Grochowicz, o avanço sólido e rápido reforça a reputação de Pinhais como um ambiente propício para inovação no cenário nacional.

Paulo conta que Pinhais iniciou seu caminho em direção à inovação no ano passado através da metodologia do ecossistema de inovação. Com o mapeamento realizado em setembro, um plano de ação foi desenvolvido com os potenciais atores desse emergente ecossistema.

“Desde o início deste ano, várias ações foram executadas, incluindo eventos, encontros e iniciativas que colocaram tópicos importantes para o desenvolvimento da cidade em pauta. Graças à colaboração tríplice entre empresas, prefeitura e universidades, Pinhais agora se destaca no cenário nacional de inovação”, afirmou o consultor.

Para ele, a governança integrada do Ecossistema Local de Inovação é um dos destaques do município.

“É o fator mais importante para o sucesso deles até esse momento no PNI. Como as ações aconteceram de forma integrada, isso chamou a atenção da banca avaliadora, assim como o envolvimento de empresários, Poder Público e instituições de ensino superior. Tudo é construído na lógica de colegiado, os temas são discutidos entre aqueles que fazem parte do grupo de trabalho”, detalhou.

Atores do Ecossistema de Inovação de Pinhais, durante o Startup Day, que aconteceu no dia 27 de maio. Foto: divulgação.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, Ricardo Pinheiro, a classificação para a semifinal destaca a cidade como um hub de inovação, aumentando a visibilidade e o reconhecimento em todo o País.

“Essa conquista valida nossas ações, iniciadas em 2021, quando a Prefeitura de Pinhais publicou a Lei de Inovação e instituiu o Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, criando o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, regulamentando a concessão de incentivos às empresas com o objetivo de estabelecer medidas para fomentar o desenvolvimento tecnológico e de inovação no município. Além disso, em parceria com o Sebrae, em 2022, para a realização do mapeamento do ecossistema, reunindo representantes dos diversos segmentos econômicos locais”, discorreu o secretário.

Para Ana Heemann, cofundadora e diretora técnica da empresa Heide, hub de inovação em ingredientes naturais da biodiversidade brasileira para as áreas de alimentos e cosméticos, o apoio do Sebrae e da Prefeitura de Pinhais foi fundamental para a estruturação do ecossistema.

“Ficamos felizes de que Pinhais, um ecossistema ainda em formação e jovem, é semifinalista do Prêmio Nacional de Inovação. Isso nos alegra, nós colaboramos ativamente também na construção dos dados para essa premiação”, destacou.

Vista aérea do setor industrial, no município de Pinhais. Foto: Prefeitura de Pinhais.

Ana conta que participa desde o início da convocação para a formação do ecossistema de inovação de Pinhais, no ano passado, quando a Prefeitura de Pinhais fez a contratação do mapeamento dos atores do município, com apoio do Sebrae/PR.

“A formação desse ecossistema é de grande importância para o município porque, dessa forma, nós conseguimos nos conectar a outras empresas, instituições e entender de que forma o Poder Público pode contribuir com a inovação”, completou.

A diretora acadêmica da Faculdade de Pinhais (Fapi), Salette Azevedo, afirma que um ecossistema de inovação retrata um ambiente de empreendedorismo inovador, focado na sustentabilidade do território e resultante da atuação conjunta de atores oriundos de diversas representatividades.

“Nosso ecossistema, certamente, contribui para a otimização das potencialidades do município, maximizando a utilização da endogenia existente. Estar incluído entre os semifinalistas do Prêmio Nacional de Inovação sinaliza que o nosso trabalho caminha na direção correta, malgrado encontrar-se em sua fase inicial”, sublinhou.

Prêmio Nacional de Inovação

Na oitava edição do Prêmio Nacional de Inovação, promovida pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Paraná se destacou em relação aos demais estados com 27 inscrições. Os sete ecossistemas paranaenses selecionados são de regiões variadas do Estado, evidenciando a diversidade e o ambiente favorável em todos os territórios. Além de Pinhais, na categoria de Ecossistemas de Pequeno Porte, avançaram para a fase de validação os ecossistemas: Vale do Sol e Campo Mourão. Na categoria de Ecossistema de Médio Porte, representam o Paraná os ecossistemas de Maringá e do Sudoeste. E na categoria de Grande Porte, competem Curitiba e Iguassu Valley.

Feira do Empreendedor 2023

Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site www.sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.



Leia a matéria no site do Sebrae