Destinos Turísticos Inteligentes do Paraná ganham catálogo de experiências

Foi lançado, nesta quinta-feira (01), durante a reunião do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), em meio à programação do Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, o Catálogo de Experiências Turísticas do Paraná. O material, elaborado pelo Sebrae/PR em parceria com a Paraná Turismo, com o apoio do Cepatur, descreve 77 experiências que podem ser vividas no Paraná, divididas em seis segmentos: gastronomia; cultura e história; ecoturismo e natureza; saúde e beleza; rural; e tecnologia e inovação. 

Segundo a coordenadora estadual de turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, o projeto atende a uma tendência mundial. Ela descreve que, a partir de estudos e análises, foi possível afirmar que os turistas estão cada dia mais conectados e procuram pelos chamados “Destinos Turísticos Inteligentes”, que oferecem não só os atrativos das cidades, mas também oportunizam a vivência de experiências inesquecíveis. 

“Os turistas estão à procura de experiências completas e esse trabalho foi desenvolvido a muitas mãos com o objetivo de melhorar ainda mais o turismo paranaense. Agora, podemos entregar uma vivência mais completa e intensa. São vários produtos novos, que foram testados, validados e incluídos no Catálogo que, a partir de agora, poderá ser acessado por todos aqueles que têm interesse em conhecer mais e melhor o nosso Estado”, avalia Patrícia. 

O projeto abrangeu 15 municípios paranaenses: Antonina, Morretes, São José dos Pinhais, Lapa, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Apucarana, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Umuarama, Pato Branco, União da Vitória e Foz do Iguaçu. De todos eles, foram selecionados 248 empreendedores, que participaram da Jornada de Formação de Produtos Turísticos da Rede de Agentes de Turismo, cujo cronograma foi constituído de consultorias oferecidas pelo Sebrae/PR e de workshops e capacitações sobre marketing, comunicação, gestão e influência digital, por exemplo.

Como resultado, foram formatadas 101 novas experiências e 77 foram validadas e incluídas no Catálogo, que conta uma versão virtual, com acesso facilitado via QRCode e pelo site. No compilado, estão descritas, também, a vivência Barro das Conchas, de Antonina; a imersão com yoga na Furna Grande, de Ponta Grossa; o London City Tour, de Londrina; a hospedagem na suíte natalina, no Hotel San Pietro, de Pato Branco; e a degustação dos Sabores do Iguaçu, na Oficina do Sorvete, de Foz do Iguaçu, dentre outras. 

“Esse é um trabalho que coloca em evidência muitas das potencialidades turísticas do nosso Estado. Estamos muito felizes com essa entrega e esperamos que o Catálogo sirva para inspirar viagens incríveis ao Paraná”, destaca Irapuan Santos, diretor presidente da Paraná Turismo. 

Caminho de São Miguel Arcanjo
Ainda durante a reunião da Cepatur, ocorreu, também, o pré-lançamento da rota no Caminho de São Miguel Arcanjo, em Prudentópolis, região Centro do Paraná. O destino, que foi escolhido como piloto de um projeto que visa desenvolver o turismo religioso no Estado, passou por um processo amplo de capacitações e consultorias oferecidas pelo Sebrae/PR. Foram atendidas 28 empresas e validadas sete novas experiências turísticas. 

Agora, além das cachoeiras gigantes, que são consideradas referências de Prudentópolis, o município passa a oferecer os seguintes produtos: truck tour no Caminho de São Miguel; Vivenciando a Cultura Ucraniana no Museu do Milênio; tirolesa noturna de São Miguel; preparo e degustação de Varenyky (prato típico ucraniano feito com massa cozida e recheios diversos), na Pousada Ralu e Hostel; a Rota da Fé, no Caminho de São Miguel Arcanjo; os souvenires da fé, na Singular Souvenir; e o Rapel Vendado – uma experiência singular no Caminho de São Miguel, no Salto Sete Adventure Park. 

“Apresentar os resultados iniciais da formatação desse Caminho é uma realização imensurável. Somos conhecidos como a Ucrânia brasileira e a terra das cachoeiras e queríamos, há muito tempo, formatar novas experiências na nossa cidade. O apoio do Sebrae/PR foi essencial para tirarmos esse projeto antigo do papel e, agora, temos certeza de que a rota religiosa de Prudentópolis estará entre as principais do País, oportunizando aos peregrinos uma experiência que, além de religiosa, será composta por belas paisagens, vivências exclusivas e sabores que ficarão na memória”, pontua a secretária de turismo de Prudentópolis, Cristiane Guimarães Rossetim. 

Todos os detalhes sobre a rota Caminho de São Miguel Arcanjo, de Prudentópolis, podem ser acessados de forma gratuita pelo aplicativo AppPrude, disponível para download gratuito em dispositivos iOS e Android. Lá, além das informações gerais sobre a rota, também estão disponíveis informações sobre gastronomia, hospedagem, produtos típicos, cachoeiras e história do município.

Representantes de Prudentópolis participaram do lançamento, realizado durante reunião do Cepatur. Crédito: Hidalgo Gomes.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas para aproveitar o feriado de 7 de setembro em Curitiba

O feriadão de 7 de setembro está chegando e, junto a ele, os tão esperados dias de descanso. Que tal aproveitar a parada prolongada para conhecer os encantos da cidade de Curitiba? São inúmeros parques e pontos turísticos que fazem os moradores e turistas sentirem-se em casa. Programas perfeitos e seguros para compartilhar com os amigos e familiares, mergulhando na cultura e na gastronomia da capital paranaense.

Entre os locais de maior visitação da capital paranaense está o Parque Barigui, onde o público pode passear e praticar exercícios curtindo um dos lugares mais lindos da cidade. Se a fome bater, logo em frente ao parque está o Fish*Me, bar especializado em peixes e frutos do mar. Outro lugar de destaque é o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como MON, um dos maiores museus da América Latina que abriga mais de 2.200 obras de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente.

No meio da tarde, que tal uma parada para um café e um lanche saboroso? Curitiba é a capital brasileira dos cafés especiais. Baristas curitibanos e de outras regiões do país transformaram a cidade em um paraíso para os amantes da bebida, que ganhou várias releituras preparadas com muita excelência em dezenas de cafeterias espalhadas pela cidade. Entre os destaques estão a Prestinaria, o Go Coffee, o Café Cultura e o Rituais Café, empreendimentos que contam com várias unidades na cidade. Para quem ama a natureza, uma boa pedida é a Esalflores, maior rede de floriculturas do Brasil, garantindo momentos de tranquilidade em meio a um “mar de plantas”.

Gosta de cerveja artesanal? Marque uma visita na fábrica da Way Beer, uma das mais premiadas cervejarias do país. Já os fãs de vinho podem aproveitar o Boudet, bar recém-inaugurado que combina boa música, artes plásticas e vinhos. Ama pizza? Então precisa conhecer a Pizzaria da Mathilda, que trabalha com o melhor da tradição napolitana em três endereços da capital paranaense. Já os fãs de comida de boteco não podem deixar de conhecer o Bar Quermesse, que há mais de 10 anos encanta curitibanos e turistas que buscam comidinhas com inspiração regional. Para quem gosta de sanduíches e petiscos com características bem urbanas, o Porks – Porco & Chope, especializado em carne de porco, e o Sirène Fish & Chips, que serve cones de peixe empanado e batatas rústicas ou onduladas, são as melhores pedidas.

Para quem busca alta gastronomia, Curitiba reúne alguns dos chefs mais badalados e premiados do Brasil, como o Dudu Sperandio. O chef conta com quatro empreendimentos na capital paranaense, o Ernesto Ristorante, restaurante referência em comida italiana, a pizzaria Funiculare, o japonês Ken’Eki e o Lupita Bistrô Bar. Outras ótimas opções para os amantes da boa gastronomia são o Marcondes Cozinha Autoral, que oferece um impactante menu confiance, e o Antonina 336, que aposta na riqueza da culinária caiçara e explora os sabores únicos das clássicas iguarias gastronômicas de cidades do litoral paranaense. Além disso, os fãs da culinária típica cubana não podem deixar de conhecer o bar Cubano, no Centro da cidade.

Para mais detalhes sobre passeios turísticos em Curitiba, acesse o site www.turismo.curitiba.pr.gov.br.

Sirène Fish & Chips prepara lançamento de 1ª unidade em Cascavel

Dezenas de preparos com tilápia, desenvolvidos com excelência, e diversas porções de batatas rústicas ou onduladas acompanhadas por molhos especiais. A rede Sirène Fish & Chips, considerada a maior do país, teve origem na cidade de Curitiba, no ano de 2016, e hoje prepara sua expansão para as demais regiões do estado do Paraná, com início em Cascavel. A loja, que será inaugurada no próximo dia 10 de setembro, trará todos os destaques do cardápio do empreendimento gastronômico que é um grande sucesso em nove unidades espalhadas pelo país.

“Com muita dedicação, conseguimos desenvolver um projeto que mudou como as pessoas se relacionam com a comida de rua. Trabalhamos com ingredientes frescos de extrema qualidade sem deixar de oferecer preparos com preços acessíveis. Essa combinação tem dado certo e tenho certeza que será um grande sucesso em Cascavel”, comenta Raphael Umbelino, sócio fundador da rede Sirène Fish & Chips.

No Sirène Cascavel, o público terá a oportunidade de saborear com praticidade o incrível Fish n’ Chips que está conquistando o Brasil, servido em quatro tamanhos com peixe frito empanado e batatas deliciosas. Existe a possibilidade, também, de pedir um cone só com peixe frito empanado (Só Fish) ou só com batatas rústicas (Só Chips). O empreendimento oferece ainda o Sandufish, preparado com peixe empanado, pão baguete, cebola caramelizada, molho tártaro e rúcula.

Propondo uma harmonização completa, a casa trabalha com várias opções de chopes artesanais, fornecidos por algumas das principais cervejarias do Brasil, além de drinks clássicos e cocktails autênticos, criados pelo bartender Igor Bispo, entre eles o Mango Spicy, que leva rum, suco de abacaxi, suco de limão e monin spicy mango, e o Ocean Breeze, preparado com vodka, suco de laranja, limão, monin maracujá, grenadine e tônica.

A nova unidade do Sirène Fish & Chips vai ser inaugurada no dia 10 de setembro, na Rua Rio Grande do Sul (nº 2122), no Centro de Cascavel. Mais informações no perfil oficial da unidade no Instagram (@sirene_cascavel).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com