Arquivos

Deputado Luis Corti (PSB) parabeniza Itaipu por modelo de gestão democrática e apoio aos municípios – De olho nos deputados


O deputado estadual Luis Corti (PSB) parabenizou a direção brasileira da Itaipu Binacional por mais uma vez se tornar referência nacional e pelo apoio oferecido aos municípios. A metodologia de governança do Programa Itaipu Mais que Energia será modelo para a gestão de políticas públicas federais. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20) durante o Encontro de Municípios Paranaenses (Emupar), em Curitiba, que contou com a participação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

“A Itaipu é um orgulho para nós paranaenses e precisamos parabenizar a direção brasileira da usina por esse olhar diferenciado com os nossos municípios. Esse apoio é fundamental para melhor a estrutura das nossas cidades, gerar o desenvolvimento sustentável e, consequentemente, mais qualidade de vida a população”, destaca Corti.

“Temos que agradecer a Itaipu Binacional, uma das maiores hidrelétricas do mundo, que gera energia limpa e renovável e cumpre um importante papel social e ambiental na área que está inserida”, afirmou Geraldo Alckmin. “O mais importante é que o investimento em projetos é feito de forma descentralizada, diretamente para os municípios”.

O modelo de gestão participativa será utilizado no acompanhamento da execução dos projetos em cada um dos 434 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul beneficiados pelo Programa Itaipu Mais que Energia. São R$ 2,3 bilhões investidos em projetos de turismo sustentável, meio ambiente, responsabilidade social e obras e infraestrutura.

O monitoramento será feito pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que assinou durante o evento o convênio de Governança Participativa para a Sustentabilidade com a Itaipu Binacional. Coordenações locais divididas por regiões terão a missão de acompanhar a execução dos projetos de acordo com três grandes eixos: implementação da metodologia de gestão democrática, realização de processos formativos e realização de atividades culturais.

“Cada Estado pode ter um grupo de governança para acompanhar as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Federal naquela região”, explicou Enio Verri, diretor brasileiro da Itaipu Binacional. E completou: “o símbolo deste convênio é dar continuidade ao Itaipu Mais que Energia, um programa que mostra que além de uma grande geradora de energia, a Itaipu também promove a inclusão social, a defesa ao meio ambiente e o desenvolvimento da região”.  



Leia mais informações no site da Alep