A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) encaminhou recursos para compra de equipamentos (40 esfigmomanômetros infantis e aventais plumbíferos) e de uma ambulância com UTI para Arapongas, no norte do estado.
A ação é uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), comandada por Beto Preto, e faz parte do incremento na saúde que está sendo promovido pelo governo do estado no município.
O governo construiu um novo pronto-socorro no Hospital Norte Paranaense (Honpar), onde foram investidos R$ 16,6 milhões. O espaço conta com 140 leitos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital é referência para a região, e o novo pronto socorro deve ser inaugurado pelo governador Ratinho Jr. nesta quinta-feira (01/02).
“É um investimento importantíssimo para a qualidade da saúde dos paranaenses”, define Márcia, que fez uma visita técnica ao hospital nesta terça-feira (30/1).
“É fundamental que bons serviços e boa estrutura de atendimento e tratamento da população ocorram de forma descentralizada, em todas as regiões do estado.”
Márcia está no município esta semana participando da Assembleia Itinerante, realizada no âmbito da Movelpar 2024 (30/01 a 01/02), uma das principais feiras do setor de móveis do país.
“Esse trabalho permite que tenhamos contato mais próximo com gestores e com a população, de forma a conhecer melhor as necessidades de cada região”, avalia ela.
Encontros
Em Arapongas, Márcia se reuniu com a vereadora Marilsa Staub, autora do projeto de lei que estabelece a realização do “Teste do Bracinho” para aferição da pressão arterial de crianças acima de 3 anos, a fim de diagnosticar e prevenir doenças como hipertensão.
Os esfigmomanômetros infantis servem justamente medir a pressão arterial e serão usados em toda a rede de saúde pública da cidade.
Além da visita ao Honpar, Márcia participou de encontros com gestores e usuários no lar Santo Antônio Pão dos Pobres,que abriga (no sistema de longa duração) cerca de 40 idosos, e à Casa de Aguardo Professor Hideo Okuyama (Capho), que apoia pacientes e acompanhantes que buscam tratamento de saúde na cidade.
Ela também se reuniu com o prefeito do município, Sérgio Onofre, e com o secretário municipal de governo, Rafael Cita.
Arapongas
Arapongas tem 120 mil habitantes e é o principal polo moveleiro do Paraná, que por sua vez é o segundo principal do país. São 180 indústrias que geram quase dez mil postos de trabalho na cidade.
Deixe um comentário