Curitiba terá curso gratuito de comissário de bordo e mecânico de avião

A Prefeitura de Curitiba e o Ministério Público do Trabalho (MPT) – 9ª Região assinaram nesta terça-feira (24/9) um acordo para a oferta de cursos de capacitação profissional na área de comissário (a) de voo (teórico e prático) e mecânico (a) de manutenção de aeronaves básico (teórico e prático).

Prefeito Rafael Greca participa do lançamento do lançamento de cursos que serão oferecidos no Liceu de Oficios através de parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Aeroclube do Paraná. – Curitiba, 24/09/2019 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

Os cursos serão gratuitos e destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, jovens oriundos do cumprimento de medidas socioeducativas de meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade) e 5% das vagas devem ser destinadas a adolescentes migrantes.

Assinaram o documento o prefeito Rafael Greca; a procuradora do município, Vanessa Volpi; o superintendente do Trabalho e Emprego da FAS, Fabiano Villaruel; o presidente do Aeroclube do Paraná, Mário Tetto Sobrinho; e como testemunhas os vereadores Edson do Parolin, Rogério Campos e Mauro Bobato. A assinatura foi feita no Aeroclube do Paraná, no Bacacheri.

“Está criado o Liceu de Ofícios da Aeronáutica, que vai empolgar os jovens a ingressar no mundo mágico da aviação”, disse o prefeito.

Greca agradeceu o apoio do promotor Gláucio Araújo de Oliveira, do Ministério Público do Trabalho, pelo entusiasmo em realizar a parceria. O MPT vai trabalhar em conjunto com o Aeroclube do Paraná e as aulas serão na sede do Aeroclube, no Aeroporto do Bacacheri.

A parceria, com vigência de 48 meses, tem o objetivo de melhorar as condições de empregabilidade das pessoas em situação de vulnerabilidade e contribuir para a sua integração no mercado de trabalho.

A seleção dos alunos, feita pela FAS, vai buscar jovens com perfil e interesse nos cursos, entre as pessoas que já são atendidas nos programas e projetos da entidade, além dos que cumprem medidas socioeducativas.

Vagas e carga horária

São duas vagas para Mecânico de Manutenção de Aeronaves Básico, com carga horária de 404 horas, e 11 vagas para Comissário de Voo, com 232 horas de curso. Para serem aprovados, os alunos precisam ter 75% de participação e nota mínima de 7.0 nas provas parciais e finais.

O início das aulas ainda não foi definido, mas a previsão é que ocorra neste segundo semestre.

Também estiveram presentes o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein; a administradora regional do Boa Vista, Janaína Gehr; e a advogada do Aeroclube, Mariana Spezia Martins.

 

Pré-requisitos para o aluno

Mecânico de manutenção de aeronaves
Idade: de 18 a 24 anos
Nível mínimo de escolaridade: ensino médio completo

Comissário de voo
Idade: de 18 a 24 anos
Nível mínimo de escolaridade : ensino médio completo
Altura mínima: 1,65m para homens e 1,58m para mulheres
Ter sido aprovado no C.M.A (Certificado Médico Aeronáutico), a ser realizado no primeiro mês de curso

 

Via: Prefeitura de Curitiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leão do Zoológico de Curitiba morreu na manhã desta segunda-feira

O Zoológico de Curitiba amanheceu triste nesta segunda-feira (3/8). O leão Simba, que chegou ainda filhote ao zoo há 18 anos e já havia ultrapassado a expectativa de vida da espécie fora da natureza, morreu nesta manhã com sinais de senilidade.

De acordo com as informações da equipe técnica, recentemente o animal vinha apresentando problemas nas articulações, tinha dificuldade para se locomover e estava sob medicação para dor. 

“Leões vivem 13 anos na natureza e dificilmente ultrapassam os 18 quando estão fora dela, como aconteceu com o Simba”, lembrou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo. 

Simba marcou presença no Zoo de Curitiba por bastante tempo e, como um dos moradores prediletos do local, ajudou a equipe de Educação para a Conservação da Fauna a ensinar diversos curitibinhas como ninguém.

Em março deste ano, foram comemorados os 18 anos da chegada dele ao zoo, ainda filhote. Ele foi resgatado de uma residência, onde era tratado como animal de estimação, em condições nada adequadas para a espécie. 

“Ele foi entregue para os cuidados da nossa equipe bastante debilitado, com problemas metabólicos e dermatológicos severos e se recuperou de modo admirável”, observou Evaristo.    

Simba deixa as filhas Leona e Nala, leoas que já nasceram fora da natureza e completam 14 anos em outubro deste ano.

“Não dava para ver nada na pista”, disse motorista que passou minutos antes pelo local do acidente

O grave acidente que aconteceu nesta noite de domingo, em frente ao Motel Lenoage – na BR-277, causou 30 vitimas ao total, 7 mortos e o restante feridos. INFORMAÇÃO ATUALIZADA LOGO ABAIXO

Entramos em contato com Henrick Loyola, colaborador aqui do Portal, e nos disse que passou pelo local minutos antes da primeira batida da tragédia. Às 22h09 sua esposa entrou em contato, via telefone, com a concessionária da BR-277 e alertou sobre a situação da fumaça. “Não dava para ver nada na pista. A fumaça era muito densa. Carro com luz acesa normalmente e não conseguíamos ver nada antes de meio metro à nossa frente” – disse Henrick.

Segundo relatos, o acidente aconteceu por volta das 22h30.

Ao todo o acidente fez 30 vítimas. Dessas 30 vítimas, 7 morreram no local. Duas vítimas foram socorridas em estado grave. Cinco vítimas foram socorridas com lesões sem risco de morte e 16 pessoas sofreram ferimentos leves.

Plantão 190

FOTO: BANDA B