Curitiba oferece wi-fi público gratuito em 81 endereços

O prefeito Rafael Greca inaugurou nesta sexta-feira (21), no Terminal Boqueirão, o wi-fi de acesso público e gratuito em Curitiba. O terminal é um dos 81 locais da cidade onde é possível utilizar a rede Wi-fi Curitiba (veja lista abaixo). Para acessar, basta fazer o cadastro previamente no site.

“Agora qualquer curitibano poderá usufruir da rede Wi-fi Curitiba porque vive numa cidade inovadora”, disse Greca ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel e do jovem Guilherme Henrique Dias Pereira, de 16 anos, que participa do programa Primeiro Emprego e já se cadastrou para utilizar o Wi-fi Curitiba.

Prefeito, Rafael Greca, inaugura Wi-fi Curitiba, rede pública e gratuita de acesso à internet. Na imagem: Prefeito, Rafael Greca, o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto, o secretário de Administração e de Gestão Pessoal, Jarschel de Oliveira, o presidente do ICI, Leandro Vergara, o diretor técnico do Instituto, Fernando Matesco e o adolescente do Programa Primeiro Emprego, Guilherme Pereira. Curitiba – 21/05/2021. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Greca e Pimentel comemoraram o compromisso cumprido de garantir o wi-fi público gratuito.

“Queremos proporcionar cidadania digital aos curitibanos. A cidade inteligente é um espaço de oportunidade e igualdade para todos. Buscamos inclusão e acesso à internet de qualidade”, declarou o secretário de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel de Oliveira.

Para utilizar a nova rede nos 81 endereços, basta o usuário apontar a câmera do celular para o QRCode (código lido pelas câmeras dos smartphones) da placa de sinalização e acessar a página do Wi-fi Curitiba. Também é possível utilizar o serviço acessando diretamente o portal.

Depois de informar o login e a senha, poderá navegar pelos serviços públicos municipais que estão disponíveis na internet, utilizar suas redes sociais, pesquisar informações através da rede mundial de computadores.

Curitiba Inteligente

A iniciativa da Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal e do Vale do Pinhão consolida a capital paranaense como cidade inteligente. O movimento de inovação que integra diferentes segmentos da sociedade é comandado pela Prefeitura e busca soluções em diversas áreas para beneficiar todos os cidadãos.

Lançamento do Wi-fi Curitiba, rede pública e gratuita de acesso à internet. Curitiba – 21/05/2021. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A rede Wi-fi Curitiba se soma ao conjunto de aplicativos disponíveis ao curitibano, como o Saúde Já, o Curitiba App, 156 Mobile, além das funcionalidades que vêm sendo oferecidas em diversas áreas, como Urbanismo, Meio Ambiente, Finanças.

Dentre os locais preparados para permitir o acesso ao wi-fi público nesta primeira fase de implantação do projeto, estão as dez Ruas da Cidadania, o Centro Histórico, o Mercado Municipal, o Palácio Solar 29 de Março (sede da Prefeitura de Curitiba) e 11 terminais de ônibus. Também houve a implantação em 41 Faróis do Saber e 16 Liceus de Ofício, que terão a rede disponível, assim que estiverem abertos ao público novamente.

Quando o projeto estiver concluído, no segundo semestre, serão 227 locais que têm grande fluxo de pessoas preparados para oferecer esta facilidade, a exemplo de outras cidades inteligentes como Curitiba.

Alguns endereços têm mais de um ponto com internet. Este é o caso do Largo da Ordem e do Mercado Municipal. Nesta fase, ao todo, serão 254 rádios instalados com tecnologia wi-fi. Até agora, há 126 rádios instalados.

Na área de atendimento da Prefeitura de Curitiba são dois pontos de acesso, um em cada piso (subsolo e térreo). Nos terminais, nas Ruas da Cidadania e no Mercado Municipal podem variar, de dois a quatro pontos de internet. Alguns locais têm um ponto de acesso, como os Liceus de Ofícios e Faróis do Saber.

Em breve começa a instalação do wi-fi público gratuito em 145 estabelecimentos de saúde, entre unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento (UPAs).

Sem custos

Anunciado pelo prefeito Rafael Greca em janeiro, durante assinatura do protocolo de intenções entre a Prefeitura de Curitiba e o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), o projeto não tem custos para o Município.

Para implantar em cada um dos endereços, a Superintendência de Tecnologia da Informação e a equipe técnica do ICI fizeram um estudo individualizado dos locais indicados, de acordo com o fluxo de pessoas, para que o wi-fi pudesse atender o maior número de cidadãos e para que a área de cobertura estivesse adequada às características de cada local.

Lançamento do Wi-fi Curitiba, rede pública e gratuita de acesso à internet. Na imagem: O adolescente do Programa Primeiro Emprego, Guilherme Pereira. Curitiba – 21/05/2021. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Nos terminais de ônibus, por exemplo, a área atendida está concentrada no embarque e onde há assentos para espera. Nas Ruas da Cidadania, os locais cobertos são os próximos às unidades de órgãos que prestam serviços públicos, os locais de passagem e de espera. Também foi levada em conta a segurança de cada ponto.

A implantação de toda a estrutura necessária, como cabeamento e instalação de equipamentos potentes para permitir o acesso simultâneo de dezenas ou centenas de pessoas, a gestão do serviço e sua manutenção consistem em projeto de responsabilidade social relativo ao atual contrato de gestão entre a Prefeitura e o ICI, firmado em 2019.

A escolha deste projeto como contrapartida social foi feita pela Comissão de Avaliação do Contrato de Gestão, que congrega diversas secretarias e órgãos municipais.

Como acessar

Para ter acesso ao Wi-fi Curitiba, o cidadão deverá ser autenticado, informando seu CPF e senha. A medida atende o marco regulatório da internet.

Caso o cidadão acesse o Wi-fi Curitiba em mais de um local no mesmo dia, deverá fazer a autenticação ao chegar a cada novo ponto de acesso. Ele é automaticamente desconectado, quando sai do local.

O usuário utilizará o mesmo login e senha onde quer que esteja, sem burocracia. Para se cadastrar, basta acessar o portal.

A base de dados será a mesma do e-cidadão, que congrega as informações de quem já tem cadastro em aplicativos da Prefeitura de Curitiba, como o CuritibaApp e o Saúde Já.

Presenças

O lançamento do Wi-fi Curitiba levou secretários e técnicos da Prefeitura de Curitiba e do ICI ao Terminal Boqueirão. Estiveram presentes a secretária da Comunicação Social, Cinthia Genguini, o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto, o presidente do ICI, Leandro Vergara, o diretor técnico do Instituto, Fernando Matesco, o superintendente de Tecnologia da Informação, Antonio Carlos Pires Rebello, o administrador regional do Boqueirão, Ricardo Dias.

Além do jovem Guilherme Henrique, os adolescentes Enzo Lourenço, Maria Eduarda Pires Teixeira, Kauane Souza, todos de 15 anos, também estiveram no terminal.

A gerente do trabalho da Fundação de Ação Social (FAS) do Boqueirão, Elisângela Pereira Costa, comemorou a nova facilidade para os alunos do programa Primeiro Emprego. “Agora teremos internet na sala de aula da Rua da Cidadania. Muitos dos nossos alunos têm dificuldade pois não têm acesso à internet”, contou.

Onde acessar a rede Wi-fi Curitiba

TERMINAIS
Terminal Barreirinha – Av. Anita Garibaldi, 4100 – Barreirinha
Terminal Boa Vista – Av. Paraná, 2451 – Boa Vista
Terminal Boqueirão – Av. Mal. Floriano, 10350 – Boqueirão
Terminal Cabral – Av. Paraná, 500 – Cabral
Terminal Campina do Siqueira – R. Padre Anchieta, 2.934 – Campina do Siqueira
Terminal Campo Comprido – R. Dep. Heitor Alencar Furtado, 4.298 – CIC
Terminal Capão Raso – Av. República Argentina, 5.229 – Novo Mundo
Terminal Hauer – Av. Mal. Floriano, 6.174 – Hauer
Terminal Portão – Av. República Argentina, 3.445 – Portão
Terminal Santa Cândida – Av. Paraná, 4.818 – Tingui
Terminal Sítio Cercado – R. Izaac Ferreira da Cruz, 3.691 – Sítio Cercado

RUAS DA CIDADANIA
Rua da Cidadania Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1.700
Rua da Cidadania Boa Vista – Avenida Paraná, 3.600
Rua da Cidadania Cajuru – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150
Rua da Cidadania Carmo – Boqueirão – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430
Rua da Cidadania Fazendinha – Portão – Rua Carlos Klemtz, 1.700
Rua da Cidadania Matriz – Praça Rui Barbosa, 101
Rua da Cidadania Pinheirinho – Rua Winston Churchill, 2.033
Rua da Cidadania Santa Felicidade – Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Rua da Cidadania Tatuquara – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
Administração Regional da CIC – Rua Manoel Waldomiro de Macedo, 2.470

OUTROS LOCAIS
Palácio Solar 29 de Março – Avenida Cândido de Abreu, 817 (térreo e subsolo)
Mercado Municipal – Av. Sete de Setembro, 1.865
Largo da Ordem – desde a Praça João Cândido (Belvedere) até o fim do calçadão, próximo à Rua Barão do Cerro Azul

FARÓIS DO SABER*
Farol das Cidades – Rua Eugenio Flor, 30 – Pilarzinho
Farol do Saber e Inovação Albert Einstein – Rua Ayrton Pizzatto Gusi, 241 – Xaxim
Farol do Saber e Inovação Antônio Callado – Av. Luiza Gulin, s/n – Bacacheri
Farol do Saber e Inovação Castro Alves – Rua Daniel Mikovski, 191 – Fazendinha
Farol do Saber e Inovação Cecília Meireles – Rua Milton Miramir Visinoni, 4 – Sítio Cercado
Farol do Saber e Inovação César Pernetta – Rua Capitão Leônidas Marques, 6480 – Uberaba
Farol do Saber e Inovação Clarice Lispector – Rua Luiz Leopoldo Landal, s/n – Novo Mundo
Farol do Saber e Inovação Dante Alighieri – Rua Zem Bertapelle, 55 – Santa Felicidade
Farol do Saber e Inovação Dona Pompília – Rua Ernesto Germano Francisco Hannemann, 592 – Tatuquara
Farol do Saber e Inovação Emiliano Perneta – Av. Jornalista Aderbal G. Stresser, 651 – Cajuru
Farol do Saber e Inovação Fernando Amaro de Miranda – Rua Robert Redzimski, 150 – CIC
Farol do Saber e Inovação Fernando Pessoa – Rua Prof. José Nogueira dos Santos, 1272 – Boqueirão
Farol do Saber e Inovação Gilberto Freyre – Rua Ayrton Luciano Franco, s/n – Santa Cândida
Farol do Saber e Inovação Gonçalves Dias – Rua Alexandre Marcoski, 190 – São Braz
Farol do Saber e Inovação Heitor Stockler de França – Rua Rio Iriri, 504 – Bairro Alto
Farol do Saber e Inovação Herbert José de Souza – Rua Atílio Piotto, 60 – Uberaba
Farol do Saber e Inovação João Guimarães Rosa – Rua Jornalista Alceu Chichorro, 180 – Bairro Alto
Farol do Saber e Inovação Joaquim Nabuco – Rua Arthur Martins Franco, 577 – CIC
Farol do Saber e Inovação José de Alencar – Rua Valentin Nichele, 486 – Pinheirinho
Farol do Saber e Inovação Luís de Camões – Rua Ulisses Geraldo Moro s/n – Alto Boqueirão
Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira – Rua Saturnino Arruda dos Santos, 80 – Pilarzinho
Farol do Saber e Inovação Mário Quintana – Rua O Brasil para Cristo, 588 – Boqueirão
Farol do Saber e Inovação Pablo Neruda – Rua Clávio Molinari, 1.513 – Capão da Imbuia
Farol do Saber e Inovação Padre Antônio Vieira – Rua Hilda Cadilhe de Oliveira s/n – CIC
Farol do Saber e Inovação Roberto Barrozo – Rua João Ribeiro Lemos, 361 – Novo Mundo
Farol do Saber e Inovação Rocha Pombo – Rua Itacolomi, 700 – Portão
Farol do Saber e Inovação Rubem Braga – Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.090 – Sítio Cercado
Farol do Saber e Inovação Samuel Chameki – Rua Paulo de Frontin, 780 – Cajuru
Farol do Saber e Inovação Senador Accioly Filho – Rua Izaac Ferreira da Cruz, 3.560 – Sítio Cercado
Farol do Saber e Inovação Sérgio Mercer – Rua Padre Estanislau Piasecki, 1.037 – CIC
Farol do Saber e Inovação Tasso da Silveira – Rua Mandaguari, 128 – Pinheirinho
Farol do Saber e Inovação Telêmaco Borba – Rua Estrada da Ribeira, s/n – Atuba
Farol do Saber e Inovação Vinícius de Moraes – Rua Emílio Romani, 316 – CIC
Farol do Saber Antônio Machado – Rua Joel Jansen Junior, s/n – Núcleo Habitacional Santa Efigênia – Barreirinha
Farol do Saber Aparecido Quináglia – Rua Alcides Darcanchy, 570 – Santa Felicidade
Farol do Saber Aristides Vinholes – Rua Primeiro de Maio, 1206 – Xaxim
Farol do Saber Emílio de Menezes – Avenida Cândido Hartmann, 1675 – Bigorrilho
Farol do Saber Frei Miguel Bottacin – Rua Orlando Luis Lamarca, 430 – CIC
Farol do Saber Machado de Assis – Rua Arthur Leinig, 635 – Vista Alegre
Farol do Saber São Pedro e São Paulo – Rua Luiz Nichele, 99 – Umbará
Farol do Saber Tom Jobim – Rua Curupaitis, 1.449 – Portão

LICEUS DE OFÍCIOS*
Liceu de Ofícios Bairro Alto – Rua Jornalista Alceu Chichorro, 323
Liceu de Ofícios Boa Vista – Av. Paraná, 3.600
Liceu de Ofícios Caic Cândido Portinari – Rua Antônio Geroslau Ferreira, s/n
Liceu de Ofícios Cajuru – Rua Leonardo Novicki, 983
Liceu de Ofícios Campo Comprido – Rua Eduardo Sprada, 4.520
Liceu de Ofícios Carmo – Av. Mal. Floriano Peixoto, 8.430
Liceu de Ofícios Casa Klemtz – Rua Carlos Klemtz , s/n , Bosque da Fazendinha
Liceu de Ofícios Cidadania Cajuru – Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150
Liceu de Ofícios Curitiba – Rua Monsenhor Celso, 35
Liceu de Ofícios Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, 1700 – Sala 42
Liceu de Ofícios Pinheirinho – Av. Winston Churchill, 2.033
Liceu de Ofícios Santa Felicidade – Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Liceu de Ofícios Santa Rita – Av. Pero Vaz de Caminha, 560
Liceu de Ofícios Uberaba – Rua Augusto David de Morais, 160
Liceu de Ofícios Vila Hauer – Rua Oliveira Viana, 1.804
Liceu de Ofícios Vila Tecnológica – Rua Nova Esperança esquina c/ Lupionópolis, s/n

*Nos Faróis do Saber e nos Liceus de Ofícios, o Wi-fi Curitiba entrará em funcionamento quando as unidades forem reabertas para o atendimento à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dia dos Namorados antecipado no Bar Quermesse terá menu especial com preço popular

Com um ambiente descontraído e aconchegante, que aposta em um clima bem especial que remete às festas de interior, O Bar Quermesse conquistou o público curitibano com um cardápio que valoriza o melhor da gastronomia regional brasileira. Referência em culinária caseira, o bar será o destino ideal para os casais, que amam as tradicionais comidinhas de boteco, celebrem o Dia dos Namorados.

Antecipado para o domingo, dia 11 de junho, o Dia dos Namorados do Bar Quermesse vai oferecer um menu de jantar especial para os casais curitibanos, que poderão saborear um preparo bem especial por um preço acessível. Com uma proposta romântica e focada em uma tradicional iguaria para esquentar o frio que costuma fazer na data, o empreendimento vai oferecer o saboroso Mignon Chic, um fondue com iscas de mignon puxadas na manteiga servidas com pão italiano especial recheado de creme de queijo e especiarias. Tudo isso acompanhando por uma garrafa de vinho. A opção completa custará apenas R$ 100 por casal.

“Pensamos em uma opção de jantar especial e descontraída que vai reunir o romantismo do Dia dos Namorados com o ambiente convidativo e acolhedor do Quermesse”, comenta José Araujo Neto, sócio proprietário do Quermesse. “Não podíamos deixar de preparar algo diferenciado e oferecer aos casais curitibanos uma noite especial na data mais romântica do ano”, complementa.

O Bar Quermesse fica na Rua Carlos Pioli (nº 513), no bairro Bom Retiro, e funciona de terça a sexta, das 18h às 01h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 01h. Mais informações pelo telefone (41) 3026-6676.

Conheça os segredos do chef inquieto que não para de empreender na gastronomia

Herdeiro da família que conduz um dos maiores restaurante da América Latina, o Madalosso, no tradicional bairro de Santa Felicidade, em Curitiba (PR), o empresário Beto Madalosso, de 44 anos, construiu a sua carreira em empreendimentos de gastronomia na capital paranaense. Formado em Administração e pós-graduado em Economia, Madalosso também é chef de cozinha. Foi na junção entre a cozinha e a gestão que ele se encontrou.

Com quinze anos de experiência na área, Madalosso está envolvido atualmente na criação de dois novos empreendimentos na cidade: um estabelecimento que foge da influência italiana, o Sambiquira, e em outro sem salão, no formato de entrega, o Trolha. Ambos são reflexos de sua experiência de vida e formações, seguindo um caminho natural pelo ato de empreender.

“Eu fui forjado um empreendedor. Se formos pensar, uma pessoa que é filho de músicos e cresce em um ambiente musical, tem uma tendência elevada de seguir a mesma carreira. Trabalhar em restaurante não demanda uma especialidade inicial, como seria com um filho de médicos. Quando menos se vê, você está trabalhando no empreendimento, servindo mesas, atendendo a porta”, conta Madalosso a respeito de sua experiência no restaurante da família.

No entanto, chegou o momento em que sentia o desejo de que o seu restaurante tivesse a sua “pequena história de vida, refletisse minha idade e meu jeito de ser”. “Tocar o negócio da família é uma experiência prazerosa, mas chega um momento no qual se quer trabalhar do seu jeito”, conta.

Negócios traduzem um momento de vida

Sua primeira empreitada solo foi com a Forneria Copacabana, que se transformou em Carlo, restaurante voltado à cozinha afetiva de origem italiana. Atualmente, ele também administra duas unidades do Madá Pizza & Vinho, que vende mais de 3 mil pizzas ao mês. Agora, o empreendedor envereda pela gastronomia brasileira com as comidas de boteco do Sambiquira e se envolve nos detalhes finais do Trolha, previsto para inaugurar até o fim de março.

Madalosso compara a criação de um restaurante a um processo artístico. “Empreender é uma materialização de nós mesmos e da nossa identidade momentânea. É a tradução de um sentimento, um sonho que é dividido com as pessoas”, diz. “Cada negócio traduz um momento de vida, um comportamento, um cenário econômico e político, uma inspiração que surgiu em uma viagem”, ressalta.

É comum que se queira compartilhar este sonho com mais pessoas e de outras localidades. “O Madá é muito elogiado por turistas e pessoas de fora, incluindo de São Paulo. Já estudamos bastante para levar o negócio para fora de Curitiba. Sabemos que temos uma oportunidade muito interessante, pois o produto se destaca”, afirma.

Novas ideias saindo do papel

Este processo de criação mescla o instinto das experiências prévias e os conhecimentos adquiridos ao longo da vida. “É um processo muito intuitivo. Claro que, por trás disso, existe muita pesquisa e muitas informações colhidas ao longo do tempo”, opina. No caso do Sambiquira, a ideia de um espaço voltado à comida de boteco acompanha um maior interesse pela cultura brasileira, algo que cresceu muito nos últimos anos de sua vida.

Inicialmente, a ideia seria fazer algo limitado a cortes de frango, mas o conceito mudou. “Pensamos em algo que sirva bolinho de carne, cachaça e toque música brasileira. O foco está em construir uma experiência completa, pensando em cada detalhe, o que vai muito além de só o cardápio e a localização. Nós avaliamos até mesmo o tamanho da mesa e dos copos dentro do contexto de um boteco e que um restaurante não permitiria”, explica.

O Trolha, inaugurado recentemente, no dia 17 de abril, oferece uma experiência completamente digital, seguindo a conjuntura de entrega e delivery. As trolhas são um salgado feito com massa de fermentação natural enrolada, semelhante a um rocambole. “A ideia da trolha é ser um alimento bomba, capaz de matar a ressaca do dia anterior. Até as bebidas de acompanhamento serão muito calóricas para acompanhar este conceito”, diz.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com