
Deputado Tercilio Turini (MDB).
Créditos: Orlando Kissner/Alep
O deputado estadual Tercilio Turini (MDB) expressou, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, sua indignação com a demora na construção do Contorno Leste de Arapongas. Segundo ele, contratos antigos de concessão de rodovias têm prejudicado o Norte do Paraná, resultando em obras não executadas, mesmo com tarifas elevadas.
Crítica aos Contratos de Concessão
Em sua fala no dia 21, Turini destacou que, após três anos e meio do acordo judicial firmado pela concessionária Viapar, a obra do contorno ainda não começou. “Não dá para aceitar tamanha falta de respeito”, afirmou o parlamentar, ressaltando a urgência da obra, que visa melhorar a circulação de veículos e minimizar acidentes na Avenida Maracanã.
Requerimento ao DER
Na próxima semana, Turini planeja protocolar um requerimento no Departamento de Estradas e Rodagens (DER/Paraná) solicitando informações sobre a demora. Ele questionará por que a obra, previamente acordada, ainda não foi iniciada e quais providências o órgão irá tomar. “Os paranaenses pagaram e não foi feita. É uma vergonha”, criticou o deputado, referindo-se aos aditivos contratuais e escândalos de corrupção.
Fases de Desapropriação
O deputado também mencionou que as desapropriações necessárias para a obra estão quase concluídas, com 98% dos imóveis sendo regularizados. “A antiga concessionária alega que o Governo do Estado não cumpriu com a liberação total, o que parece mais uma enrolação para postergar o início da construção”, argumentou Turini.
O caso do Contorno Leste de Arapongas segue em pauta, com o parlamentar aguardando respostas do DER para esclarecer a situação e buscar soluções eficazes para a população da região.
Siga a gente nas rede sociais