Arquivos

Conheça o neto de sorveteiro que está por trás de vários empreendimentos de sucesso na gastronomia

Matheus Krauze

Um dos grandes nomes por traz de empreendimentos de destaque na gastronomia curitibana, Matheus Krauze, de 27 anos, trabalha para que a capital paranaense se consolide como um dos principais destinos turísticos e gastronômicos do Brasil. Com uma longa trajetória em diversas “empreitadas gastronômicas”, Matheus carrega o amor pelo ramo dentro de si. “Nasci e fui criado dentro de uma família de sorveteiros, então cresci mergulhado no mundo empresarial da gastronomia, e aprendi tudo muito naturalmente”, comenta o empresário, que hoje está à frente, como sócio e responsável pelo marketing, branding e pesquisa e desenvolvimento das marcas SOFT Ice Cream, Grupo Rua, Local Pães & Cafés e Bar Jatai.

Matheus faz parte de uma longa árvore genealógica que vem levando o ramo alimentício a outro patamar no estado do Paraná: seu avô materno, Nelson Cotovicz, foi o criador da tradicional rede de sorvetes Dvicz, fundada em 1985. A rede foi crescendo e se consolidando no mercado da sorveteria tradicional, utilizando o sistema de buffet, porém com produtos de alta qualidade. Mas foi após uma viagem à Itália, onde visitou a feira mundial do gelato e conheceu o modelo de produção que trabalhava com ingredientes frescos e de altíssima qualidade, que Nelson voltou ao Brasil e resolveu remodelar a operação da marca, dando origem, em 1997, a primeira loja de sorvetes artesanais do país, pioneira no setor. 

Matheus começou a traçar seu próprio caminho na gastronomia dentro da sorveteria do avô. “Aos 13 anos, comecei a ajudar minha mãe no quiosque da Dvicz, onde atuava no caixa e fazia atendimento ao cliente. Com o tempo, assumi responsabilidades financeiras e administrativas”, comenta. Anos mais tarde, aos 17 anos, durante uma temporada em San Francisco, nos Estados Unidos, trabalhou como atendente delivery em uma pizzaria de fermentação natural. Sem saber falar inglês, mas com muito interesse e persistência, logo chegou ao cargo de gerente do local. “Cresci e aprendi muito lá dentro”, relembra.

Foi durante a temporada fora que também surgiu o interesse de Matheus pelos cafés. “Voltei decidido a empreender nesse setor. Cheguei a apresentar um projeto para a diretoria da PUC-PR, onde estudava Engenharia de Alimentos, para montar uma operação de café ‘to-go’, que era inovadora e exclusiva para a época. Mas por ser muito jovem e sem experiência, o projeto não avançou”, explica o empresário. Retornou, então, à empresa da família, onde passou mais um ano gerenciando a operação, a administração e as finanças da gelateria. “Aprendi muito da parte administrativa nessa fase, além de ter feito várias conexões com empresários do setor”, recorda Matheus.

Conexões estas que o levaram ao convite para integrar a sociedade da Suave Coffee Gear, empresa curitibana que fabrica acessórios para cafeterias e para os principais campeonatos de barismo do mundo. Logo após, Matheus iniciou uma imersão no mundo das startups com a abertura da Negociado, empresa que terceirizava o setor de compras de bares e restaurantes, e da Melhor Local, empresa de representação comercial para pequenos produtores de alimentos do Paraná, como erva mate, geleias e sucos de frutas da mata atlântica.

Mas foi uma viagem à Hong Kong, em 2019, a virada de chave definitiva na vida e nos negócios de Matheus, que voltou decidido a seguir a “veia sorveteira” da família. “Nesta viagem descobri sabores como matchá, gergelim e batata doce, que são praticamente desconhecidos no Brasil. E aí pensei: por que não explorar outras possibilidades no Brasil? Por que nos contentarmos com o convencional quando podemos fazer sorvete de praticamente qualquer coisa?”, comenta o empresário.

Inspirado pela visão de inovação e qualidade, fundou, em 2020, a SOFT Ice Cream em Curitiba. “Com a SOFT, decidi não apenas reproduzir os clássicos, mas reinventá-los e introduzir sabores completamente novos e autênticos, utilizando ingredientes naturais e processos artesanais. Cada sorvete é cuidadosamente preparado para garantir um padrão de qualidade que desafie as expectativas, oferecendo ao mesmo tempo uma experiência diferenciada e memorável para cada cliente”, explica Matheus.

Hoje, com 6 lojas em atividade, e com um ousado plano de expansão, que conta com a implantação de franquias em diversas regiões do Brasil, a marca pretende levar sua visão e execução de sorvete artesanal de excelência para o Brasil todo. O modelo de negócio enxuto, com autoatendimento, que possibilita atender mais de 600 clientes por loja em um dia, é outro diferencial. “Até o final de 2024, planejamos estar com mais 10 lojas abertas e outras 20 unidades em implantação, e aumentar o faturamento em 110%”, revela Matheus. 

Mas Matheus não parou por aí: em 2021, deu mais um passo na carreira, tornando-se sócio administrador da Local Pães & Cafés, uma padaria que se destaca pela produção artesanal de pães de fermentação natural, além de oferecer cafés especiais de alta qualidade, valorizando fornecedores e produtores locais na produção. “Na Local pude trazer à tona minha paixão pela área dos cafés”, comenta.

Em 2023, com o objetivo de potencializar e alavancar o processo de expansão de negócios com foco em culinária de rua, a marca Soft se uniu a outra rede de franquias de Curitiba, o Janela Bar, formando o Grupo Rua. “Essa parceria permitiu criar uma grande sinergia, com uma equipe de mais de 20 pessoas trabalhando juntas para a expansão, operação e marketing das duas marcas”, comenta Matheus, que atua dentro do Grupo como CEO da SOFT, liderando todos os projetos relacionados a marca.

A última empreitada do empresário foi a fundação, ainda em 2024, do Bar Jataí, ‘boteco’ que celebra a autenticidade da cultura boêmia brasileira em cada detalhe. “Em pouco tempo de atividade, o Jataí já se transformou em uma das referências da região central de Curitiba. Ver um projeto que coloquei tanta dedicação prosperando é muito gratificante”. 

Incansável, empresário ainda atua como mentor e conselheiro de outros projetos gastronômicos da capital, que buscam incentivar a cena gastronômica local. “Meu objetivo é não apenas promover meus próprios negócios, mas também colaborar com parceiros locais para proporcionar experiências incríveis a quem visita Curitiba. Quero fazer parte desse movimento que coloca nossa cidade no mapa global da gastronomia, contribuindo para o desenvolvimento do setor turístico local”, completa.