Conheça dez roteiros gastronômicos de Curitiba

O nome da capital paranaense faz referência à comida: Curitiba quer dizer “muito pinhão”. Porém, o cardápio curitibano não se resume ao pinhão. Fruto das várias etnias que colonizaram a cidade, aqui temos o pierogi dos poloneses, o eisbein e a carne de onça dos alemães, as massas dos italianos e a baixa gastronomia curitibana, distribuídos em dez polos gastronômicos:

São Francisco

Por seus arredores espalham-se restaurantes e pessoas de todas as faces, jeitos e nacionalidades. Na Rua Claudino dos Santos, há restaurantes com cardápios que passam pela culinária alemã e polonesa, pelas porções de quitutes, os sanduíches ou um típico filé brasileiro. Na Rua Trajano Reis, concentram-se espaços que servem petiscos simples e reúnem um público jovem e variado. A Rua São Francisco abriga alguns dos restaurantes mais tradicionais da cidade.

Santa Felicidade

Na Avenida Manoel Ribas são encontrados vários tipos de restaurantes, mas sua grande marca são os rodízios italianos regados à polenta frita, escarola com bacon, frango prensado e à passarinho, risotos, lasanhas, macarronadas e nhoques.

Batel

A Avenida do Batel e as ruas nos arredores reúnem bares, restaurantes e três shopping centers. É um local para quem quer se encontrar com o charme e o requinte em Curitiba. No Bigorrilho, bairro vizinho, a Praça da Espanha é cercada por restaurantes.

Rua Itupava

A Rua Itupava e arredores são pontos de grande concentração de restaurantes, que chamam a atenção pela decoração criativa e descontraída, boa música e comida. É uma excelente opção para quem está à procura de um happy hour com boa conversa.

Cabral

Sua grande característica é a diversidade. Fast foods, restaurantes japoneses, chineses, contemporâneos, italianos, pizzarias, cafés e padarias são opções que podem ser encontradas e saboreadas nesta rota.

Reprodução

Avenida Iguaçu

Localização de lugares com cardápios para todos os gostos e paladares, reunindo bares e restaurantes que servem carnes, massas, sushis, sashimis e rodízio de sopas.

Reprodução

Rua Chile e Avenida Água Verde

As ruas da região do Água Verde são conhecidas pela variedade de restaurantes, com culinária portuguesa, frutos do mar, pizzarias, petiscos, rodízios de carnes.

Rua Mateus Leme

Destaque pela quantidade de restaurantes especializados em servir frutos do mar. Também se destacam antigos estabelecimentos que servem um típico filé de alcatra curitibano, acompanhado de saladas e outros petiscos.

Reprodução

Avenida Comendador Franco

Por ser o caminho de acesso ao aeroporto é uma boa dica para quem quer conhecer ou se despedir dos sabores de Curitiba. Na avenida há churrascarias e restaurantes de frutos do mar, quase todos servindo no sistema de rodízio.

Mercado Municipal

É uma referência para quem busca os sabores de Curitiba ou de outras partes do planeta. Em seus boxes e lojas de delicatessens são comercializados bebidas, queijos, vinhos, ervas medicinais, temperos, especiarias, conservas, pescados, embutidos, carnes exóticas e muitos outros produtos que fazem dele um mercado universal.

Reprodução

Localização: Avenida Sete de Setembro, 1.865, Centro

Telefones: (41) 3264-6026 e 3264-1692

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Massas floridas e artesanais fazem parte do cardápio de primavera de loja de Curitiba (PR)

De 22 de setembro a 21 de dezembro, é o período da estação primavera. Nessa época, é comum que o cardápio e o paladar sofram mudanças. As comidas pesadas, – dignas de um inverno -, perdem lugar para alimentos frescos e sutis, já avistando o verão que está por vir.

Nos restaurantes e lojas não seria diferente. Um exemplo disso ocorre na L’artigiana Pastificio, que ganha novos itens no cardápio, todos pensados especificamente para a estação. Honrando sua essência e tradição, as massas da primavera também não possuem corantes, conservantes, gordura hidrogenada ou outros produtos químicos, mas ainda sim, são floridas, artesanais e cheias de cores.

“Nós amamos trabalhar com o que a natureza fornece, e nessa época tudo começa a ficar mais colorido, abundante e especial. Com a oferta grande, temos a oportunidade de criar”, explica a chef de cozinha da L’artigiana, Erica Cesconetto.

Empadão florido

O empadão florido da L’artigiana possui dois sabores e já é um sucesso desde seu lançamento. O primeiro a entrar no cardápio é colorido e possui  recheio de frango com alho poró e fonduta suave de queijo de búfala. Já o ornamentado com flores artesanais de girassóis tem sabor de abobrinha grelhada com queijo colonial de búfala. A decoração de ambos é feita com ingredientes de ‘verdade’ e naturais, à base de legumes e verduras, como beterraba, cenoura e espinafre. O queijo utilizado no empadão é feito em uma fazenda na região metropolitana de Curitiba (PR). 

Os dois sabores de empadão florido vem com 750 gramas e custam R$ 61. Na loja da L’artigiana Pastificio, localizada na Rua Alberto Bolliger, 553a – Juvevê, Curitiba (PR), é possível encontrar as massas à pronta entrega, mas como costumam esgotar rapidamente, a opção de encomenda fica disponível, e assim é possível garantir o almoço de domingo.

Ravioli de flores rendadas

Além do empadão florido, o cardápio de primavera está cheio de novidades. Uma delas é o ravioli de flores rendadas com recheio de ricota fresca e artesanal com um toque de queijo parmesão. A chef de cozinha do L’artigiana dá uma dica de combinação para degustar junto com o ravioli. “Eu recomendo que o ravioli seja consumido com o pesto genovês, para ficar florido igual a um jardim, ou com o molho de tomate defumado”. 

Os moldes do ravioli foram pensados cuidadosamente para a primavera e possuem inspiração na natureza, especificamente na flor Dipladênia, uma trepadeira semilenhosa e volúvel, que tem um lugar especial na entrada da L’artigiana e pode ser observada por quem passa pelo local. 

“Os raviolis de flor são feitos de forma bem artesanal e a produção existe dedicação e cuidado, por isso as unidades são bem limitadas. O recheio da massa é de ricota fresca, um queijo extremamente macio, cremoso e que possui um sabor de creme, ao contrário dos industrializados ou caseiros, que podem ter uma textura mais dispersa e um leve aroma de limão. Essa é naturalmente um creme com um sabor encantador”, explica Erica. As massas floridas custam R$ 51 e vem com 400 gramas.

Confira aqui um passo a passo da fabricação de mais uma massa extremamente florida e colorida. O Raviolone d’oro com flores de ipê rosa impressas na massa, foi feito pela chef de cozinha. Para acompanhar, é utilizado um pesto de ipê amarelo.  

Serviço

L’artigiana Pastifício

Rua Alberto Bolliger, 553a – Juvevê, Curitiba (PR)

Segunda a sexta das 10h às 18h // Sábado das 9h às 13h

Mais informações, acesse: https://www.instagram.com/lartigianapastificio/ 

Sobre a L’artigiana Pastifício

Iniciada em 2016, a L’artigiana Pastifício produz massas artesanais com ingredientes naturais. L’artigiana significa artesã em italiano e traduz a essência da marca. Sem corantes, conservantes ou outros produtos químicos, as massas são coloridas naturalmente e podem ser tradicionais ou recheadas. Os produtos possuem base de legumes e verduras como beterraba, abóbora, espinafre e são harmonizados com molhos que garantem um sabor e qualidade especiais, como nozes, bechamel e creme de parmesão. A primeira unidade da empresa fica localizada no bairro Juvevê, em Curitiba (PR).

Doces ou travessuras: Rede de café ‘to go’ lança frappe inédito de Halloween  

O Dia das Crianças e o Dia das Bruxas, ambos comemorados em outubro, vão ficar ainda mais gostosos com a nova criação da Go Coffee. A rede pioneira em cafés ‘to go’ acaba de lançar o Frappe Secreto de Halloween, bebida temática no sabor uva, para agitar o mês mais assustador do ano.

“Resolvemos brincar com os feitiços e mistérios das bruxas aliado à criação de receitas únicas e saborosas para criar uma sobremesa incrível para as crianças e também para os jovens e adultos que desejam relembrar o gostinho da infância”, conta Elói Ferreira, sócio fundador da Go Coffee. Para tornar a experiência ainda mais divertida, na compra de um Frappe de Halloween, o cliente vai ganhar uma tatuagem assombrada para colar na pele.

A novidade ficará disponível em todas as lojas brasileiras da rede de 03 de outubro a 04 de novembro. Já para acompanhar a bebida, a rede ainda um cardápio completo de doces e salgados produzidos a partir de receitas autorais, como cookies tradicionais e recheados, brownies, muffins, salgados e pães de queijo.

O Frappe de Halloween fica disponível até o dia 04 de novembro em todas as unidades da Go Coffee do país. Mais informações no Instagram oficial da rede no Instagram (@gocoffeebrasil).