Confira os parques e praças de Curitiba com brinquedos inclusivos

Um dos parques mais famosos e visitados de Curitiba está mais acessível e inclusivo. O parquinho com brinquedos inclusivos já virou ponto de parada obrigatória para as famílias que passeiam pelo Parque Barigui. 

O espaço próximo à chaminé onde hoje funciona a academia pública de ginástica, atrás do Museu do Automóvel, foi totalmente revitalizado pela Prefeitura e passou a contar com brinquedos com “desenho universal”. Isso possibilita que crianças com deficiência possam brincar com as demais. 

Além do Barigui, Curitiba tem este tipo de brinquedo para uso público em outros quatro locais da cidade (veja mais abaixo).

O ponto escolhido para fazer o novo parquinho inclusivo no Barigui levou em conta a fácil acessibilidade, está próximo ao estacionamento para facilitar o deslocamento das crianças com cadeiras de rodas, em local plano e longe de áreas próximas ao rio e ao lago do parque, que ficam com mais água empoçada em dias de chuvas.

Parquinho Inclusivo Parque Barigui. Curitiba.,20/10/2021. Foto: Lucilia Guiamrães/SMCS

Entre os brinquedos inclusivos, o novo parquinho oferece uma balança que comporta uma criança com cadeira de rodas e outra sem para brincarem juntas. Um roda-roda também com espaço para cadeirantes, gangorra e o piso é emborrachado e antiderrapante, bem propício para o deslocamento com cadeira de rodas. 

Todos os brinquedos são coloridos e chamam a atenção de quem caminha ou se exercita pelo parque pelo design e disposição em que foram instalados. 

Outros locais

A Prefeitura de Curitiba também oferece outros parquinhos com brinquedos inclusivos para crianças com deficiência. No Parque São Lourenço, as crianças encontram brinquedos similares aos do Barigui, com balanço e roda-roda. O Passeio Público, no Centro, também tem um parquinho inclusivo para as crianças brincarem. Foi o primeiro parquinho adaptado instalado pela Prefeitura de Curitiba.

No bairro Jardim Social, a Praça Presidente Eisenhower conta com brinquedos como balança, roda-roda e piso emborrachado para cadeirantes. A praça fica na Rua João Vítola esquina com a Rua Manoel Correia de Freitas.

O Bosque Gomm, no Batel, tem uma gangorra inclusiva, e o parquinho da Praça da Espanha conta com um balanço onde cadeirantes podem brincar juntos com outras crianças. O parquinho também tem piso acessível. 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.