Arquivos

Colombo e Campina Grande do Sul propõem cidadania honorária a prefeito de Curitiba


Vereadores de dois municípios da Região Metropolitana de Curitiba querem conceder a Cidadania Honorária ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Nesta quinta-feira (13/07), o prefeito recebeu os vereadores Sidinei Campos, de Colombo, e Sérgio Cavagni, de Campina Grande do Sul. Ambos são autores de projetos de lei, nas respectivas Câmaras Municipais, que concedem o título de Cidadania Honorária ao prefeito da capital do Estado.

O encontro foi no Palácio Solar 29 de Março, sede do Executivo municipal. As homenagens ainda não têm data marcada para serem entregues.

“Temos que pensar a região metropolitana como uma cidade só, para isso criamos a Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana”, destacou Greca.

A pasta foi criada em 2021 para o desenvolvimento produtivo integrado da capital e os municípios vizinhos. A Região Metropolitana é formada por 29 municípios e tem uma população superior a 3,7 milhões de pessoas.

No caso de Campina Grande do Sul, o principal motivo para a homenagem foi a integração do transporte coletivo. “O senhor tem esse pensamento de amparar e atender a região metropolitana, isso é muito importante”, pontuou o vereador Sérgio Cavagni.

Colombo também tem no transporte coletivo um dos principais motivos de gratidão, graças ao Ligeirinho Colombo-CIC, linha instituída em 1996, na primeira gestão de Greca.

“Também a construção de 188 casas para mais de 700 pessoas que viviam em situação de risco no Jardim Marambaia, quando Rafael Greca presidiu a Companhia de Habitação do Paraná, além do atendimento às famílias da Vila Zumbi. Nossa cidade de Colombo é muito grata”, explicou o vereador Sidinei Campos.

Paranismo

Os vereadores receberam do prefeito exemplares do Livro Pananismo, do professor e crítico de arte José Roberto Teixeira Leite.

Publicada pela Fundação Cultural de Curitiba, a edição complementa o maior projeto cultural da gestão do prefeito Rafael Greca, que é a criação do Memorial Paranista e do Jardim das Esculturas, no Parque São Lourenço.

Com prefácio de Greca, posfácio de Samuel Ferrari Lago e texto da primeira-dama Margarita Sansone sobre os memoriais de Curitiba, a publicação foi lançada no dia 30 de março, na abertura da exposição “Curitiba, Capital do Paranismo”, no Memorial de Curitiba, dentro das comemorações do aniversário de 330 anos da cidade.

Presenças

Também participaram do encontro a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi, e o secretário municipal extraordinário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba