As Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba já se aquecem para o I Festival da Palavra com contações de histórias, rodas de leituras e exposição de obras dos 100 convidados para o festival. O esquenta vai até terça-feira (26/9) nas 14 Casas da Leitura espalhadas pelas regionais da cidade.
As atividades oferecem oportunidade para os leitores se conectarem com o mundo da literatura e conhecer mais os convidados dessa festa literária, que acontecerá de 27 de setembro a 1º de outubro no Centro Histórico da capital paranaense. Nesse período, Curitiba será o epicentro das expressões literárias, celebrando a palavra em todas as suas formas criativas.
Com a presença de cerca de 100 autores brasileiros e convidados internacionais, como Paulina Chiziane (Moçambique), José Luís Peixoto (Portugal), Mary O’Donnell (Irlanda) e muitos outros, O Festival da Palavra oferecerá palestras, bate-papos, oficinas, exposições, leituras de obras locais, sessões de autógrafos, contação de histórias, teatro, performances, música e até uma maratona de 24 horas de poesia com 48 poetas locais. Toda a programação é gratuita e pode ser conferida AQUI.
Esquenta nas Casas
Para Mariane Filipak, coordenadora de Literatura da Fundação Cultural, a preparação nas Casas da Leitura funciona não apenas como um incentivo para que toda a comunidade participe do festival, mas também para que os leitores adquiram conhecimento sobre as obras e os autores. ‘É ótimo que o público possa conhecer a obra desses autores antecipadamente e depois vê-los ao vivo’, afirma Mariane.
A escritora moçambicana Paulina Chiziane e a autora paranaense Alice Ruiz se encontram em uma celebração na Casa da Leitura Laura Santos. Durante o esquenta será realizada a leitura dos livros Nuvem feliz, de Alice Ruiz, e TENTA!, de Paulina Chiziane.
Este encontro será um diálogo sobre a voz da autora paranaense e da autora moçambicana, baseado na simplicidade, no respeito e na solidariedade humana. Um momento para conhecer mais sobre essas grandes vozes da literatura e suas diversidades.
Na Casa da Leitura Hilda Hilst, serão realizadas leituras e declamações de poemas do livro A Cortesã do Infinito Transparente, da paranaense Andréia Carvalho Gavita. A obra de Andréia em breve também estará disponível no aplicativo Curitiba Lê Digital.
Além de contações de história e rodas de leituras, expositores e Varais temáticos, com livros selecionados dos autores convidados do I Festival da Palavra, estarão disponíveis em diversas Casas da Leitura e podem ser emprestados para leitura.
ESQUENTA DO FESTIVAL DA PALAVRA NAS CASAS DA LEITURA
Contação De Histórias – A Mulher Que Virou Urutau
A Casa da Leitura Marcos Prado celebra o I Festival Internacional da Palavra e abre seu espaço para uma tarde de contação de histórias da obra “A mulher que virou urutau”, escrita pelo autor de literatura nativa Olívio Jekupe, que também é um dos convidados especiais do evento.
Data: 26/9
Horário: 15h
Casa da Leitura Marcos Prado – Endereço do local: Rua Pastor Antonio Polito, 2200 – Alto Boqueirão
Roda De Leitura – 50 Anos De Andréia Gavita
Para celebrar a produção poética da paranaense Andréia Carvalho Gavita, que recentemente completou meio século de vida, serão lidos poemas de seu livro “A Cortesã do Infinito Transparente”, obra que em breve estará disponível no aplicativo Curitiba Lê Digital.
Data: 25/09
Horário: 15h30
Casa da Leitura Hilda Hilst – Av Prefeito Maurício Fruet, 2.150
Contação De Histórias – Paulina e Alice
Para celebrar duas autoras que estarão no I Festival Internacional da Palavra de Curitiba, vamos fazer a leitura dos livros: Nuvem feliz, de Alice Ruiz, e TENTA!, de Paulina Chiziane. Um diálogo sobre a voz da autora paranaense e a autora Moçambicana com base na simplicidade, no respeito e na solidariedade humana.
Data: 25/09
Horário: às 10h e às 15h
Casa da Leitura Laura Santos – R. Olivardo Konoroski Bueno, 100 – Tatuquara
Roda De Leitura Mutola
Em homenagem a Paulina Chiziane, escritora convidada para o I Festival Internacional da Palavra, a Casa da Leitura Walmor Marcellino propõe uma roda de leitura do conto Mutola.
Data: 25/09
Horário: 9h
Casa da Leitura Walmor Marcellino – Rua Lupionópolis, s/n – Sítio Cercado
Roda De Leitura Balada De Amor Ao Vento – Paulina Chiziane
Para celebrar o I Festival Internacional da Palavra acontecerá a roda de leitura sobre o livro “Balada de Amor ao Vento”, da escritora moçambicana Paulina Chiziane, que também é um das convidados especiais do festival e que estará na cidade nos dias seguintes ao dia da roda.
Data: 25/09
Horário: 15h30
Casa da Leitura Maria Nicolas – Rua Santa Bertila Boscardin, 213 – Rua da Cidadania de Santa Felicidade, 2º piso
Roda De Leitura: Amora, Interior E Vó – Contos De Natalia Borges Polesso
Em sintonia com o I Festival da Palavra, a Casa da Leitura Miguel de Cervantes propõe uma roda de leitura de dois contos da autora gaúcha Natalia Borges Polesso, Vó, a senhora é lésbica? e O interior selvagem.
Data: 25/09
Horário: 15h30
Casa da Leitura Miguel de Cervantes – Rua Dr. Carlos de Carvalho, 1238, Praça da Espanha – Bigorrilho
Contação De Histórias – As Histórias De Flávio De Souza
Para celebrar o I Festival Internacional da Palavra, a Casa da Leitura Wilson Martins oferece uma tarde de contação de histórias com obras do autor Flávio de Souza, um dos grandes nomes presentes no evento.
Data: 25/09
Horário: 14h
Casa da Leitura Wilson Martins – Av. Mal. Floriano Peixoto, s/n – Boqueirão Preço do Gratuito
Roda De Leitura: Mulheres Na Literatura – Contos De Paulina Chiziane
Em sintonia com o I Festival da Palavra, a Casa da Leitura Miguel de Cervantes propõe uma roda de leitura de dois contos da autora moçambicana Paulina Chiziane, “As cicatrizes do amor” e “MUTOLA, a ungida”.
Data: 26/09
Horário: 15h30
Casa da Leitura Miguel de Cervantes – Rua Dr. Carlos de Carvalho, 1238, Praça da Espanha
Contação De Histórias – Especial Festival Da Palavra
Para celebrar o I Festival Internacional da Palavra, a Casa da Leitura Osman Lins vai oferecer uma contação de histórias especial com as obras do autor Flávio de Souza que estará presente na programação deste evento.
Data: 26/09
Horário:10h30 e às 15h
Casa da Leitura Osman Lins – Av. Winston Churchill, 2033 – Rua da Cidadania Pinheirinho Sala 55
Roda De Leitura – Que História É Essa?
Para celebrar a produção infantojuvenil de Flavio de Souza, um dos autores convidados para o I Festival Internacional da Palavra de Curitiba, será feita a leitura compartilhada do texto “Verpa sinha elea irca ou a cozinheira”, do livro “ Que história é essa?
Data: 26/09
Horário: 10h
Casa da Leitura Vladimir Kozák – Rua Padre Júlio Saavedra, 588 – Uberaba
Roda De Leitura – O Ritmo E A Cor Na Poesia De Jussara Salazar
Mediação de leitura de poemas da autora, que elabora sua poética com materialidade imagética e sonora, em que elementos do barroco e das artes visuais culminam numa obra de forte tônus linguístico e de apelo a um panorama sensório com intenso aspecto social.
Data: 26/09
Horário: 10h
Casa da Leitura Wilson Bueno – Av República Argentina, 3430
Deixe um comentário