Arquivos

Casa Eliseu Voronkoff recebe o DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO 2022

O evento é realizado desde 2004.  Depois de dois anos com exibições online em razão da pandemia de covid, em 2022, chegamos ao 19ª ano, retornando ao formato tradicional com exibições presenciais em mais de 100 cidades em todas as regiões do Brasil!  

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data. 

No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.  

Em Araucária o evento é realizado pelo Cineclube Gengibirra, em parceria com a Casa Eliseu Voronkoff. 

O evento acontece na Casa Eliseu Voronkoff, às 19h30 do dia 28 de outubro. 

Nesses 19 anos o DIA já teve a honra de exibir curtas de realizadores independentes, estudantes e obras premiadas no Brasil e no exterior, como Guida (Rosana Urbes), Viagem na Chuva (Wesley Rodrigues), Dossiê RêBordosa (Cesar Cabral), O projeto do meu pai (Rosaria), Torre (Nádia Mangolini), entre outros.  

Ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzido no Brasil é a missão do DIA. Enfim, mudar a ideia de que animação é algo restrito às crianças. Entretanto, vale reforçar que sempre haverá programação infantil que é também uma maneira de formar público adulto no futuro. 

Classificação Indicativa: 

Mostra Infantil: Livre. 

Mostra Nacional e Mostra 50 Anos de Animação Pernambucana: Não recomendado para menores de 12 anos. 

Mostra Internacional: Não recomendado para menores de 14 anos. 

Confira as cidades participantes e horários em: www.diadanimacao.com.br 

Mais Informações:  

Site:www.diadanimacao.com.br 

E-mail:diadanimacao@gmail.com 

Facebook: https://www.facebook.com/cineclubegengibirra 

https://www.facebook.com/CasaEliseuVoronkoff

Redes sociais: 

YouTube: youtube.com/user/diadanimacao 

Facebook: https://www.facebook.com/diainternacionaldanimacao 

Twitter: https://twitter.com/Diadanimacao 

Instagram: https://www.instagram.com/diadanimacao/