Créditos: Arte: Mylena Oliveira
A Assembleia Legislativa do Paraná, por meio dos deputados Pedro Paulo Bazana (PSD) e Alexandre Curi (PSD), presidente da Casa, realizará a audiência pública “A Empregabilidade de Quem Cuida” na próxima terça-feira, 30 de setembro de 2025, às 9 horas, no Plenarinho.
Importância do Debate
O deputado Pedro Paulo Bazana, reconhecido por sua atuação em prol das pessoas com deficiência no estado, destaca a urgência de discutir a valorização e a inclusão dos cuidadores no mercado de trabalho. A proposta surgiu após conversas com o Grupo Diamantes Raros, formado por mães e familiares de pessoas com deficiência, que enfatizaram a necessidade de reconhecer o papel dos cuidadores.
Para Bazana, garantir a dignidade dos cuidadores é essencial. “Quem cuida também precisa ser cuidado. Muitos deixam de lado suas carreiras para atender a familiares com deficiência. Essa audiência representa um avanço nas políticas que podem incluir esses profissionais no mercado de trabalho”, enfatiza.
Legislação Recente
Recentemente, Bazana, em parceria com o deputado Ney Leprevost (União), foi autor da Lei nº 22.429/2025, sancionada pelo governador Ratinho Junior. Essa legislação institui a Campanha Permanente de Emprego Apoiado, que visa a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal no Paraná.
Programação da Audiência
A audiência incluirá intervenções de representantes da sociedade civil, especialistas, lideranças empresariais e membros de secretarias estaduais relacionadas ao Trabalho e ao Desenvolvimento Social. Após as exposições, haverá um debate aberto ao público, moderado pelo deputado Alexandre Curi.
Serviço
Audiência Pública “A Empregabilidade de Quem Cuida”
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná – Curitiba
Data: 30 de setembro de 2025
Horário: 9h às 12h
Proposição: Deputado Bazana e Deputado Alexandre Curi.
