Ambulância resgata 96 cães no primeiro mês de funcionamento em Curitiba

Pelo menos três animais por dia são atendidos pela Unidade de Resgate Animal, da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba. O serviço, que completou um mês no final de outubro, é específico para casos de urgência e emergência, para vítimas em situação de rua (sem tutor).

Cães que esperam adoção no Crar que foram resgatados pela ambulância. Curitiba, 05/11/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

“Foram 96 animais resgatados apenas nos primeiros 30 dias”, ressalta o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.

Durante o período, o número de chamados chegou a 420, mas apenas 22% desse total era pertinente.

“O objetivo do veículo é o resgate de cães e gatos de rua, sem tutor e vítimas de atropelamento”, esclarece o diretor Evaristo.

Entre os chamados que não fazem parte do escopo do serviço estão acionamentos para problemas como feridas na pele, sarna, tumor, prenhez, fraturas antigas consolidadas e animais que já foram resgatados e estão sob a guarda de alguém.

“Nestes casos, se a pessoa tiver dúvidas, pode entrar em contato com a Rede de Proteção Animal para orientações sobre como proceder”, diz Evaristo.

Este tipo de atendimento pode ser feito nas Ações Clínicas nos bairros, realizadas com o Pet Móvel – Unidade Veterinária em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Funcionamento

O veículo atende aos chamados feitos pela Central 156, todos os dias, das 7h30 às 16h30. Não é permitido o registro de chamadas anônimas e um número de telefone deve ser fornecido para que a equipe de triagem consiga obter maior detalhamento sobre a situação do animal.

Ao receber as solicitações, é estabelecida uma escala de urgência e prioridades. Os animais atendidos podem ser encaminhados para adoção, lares temporários ou devolvidos ao local de origem, caso não haja risco de um novo atropelamento.

Adoção responsável

Após atendimento pela clínica prestadora de serviços, os animais são levados para o Crar, para adoção responsável. Dos que deram entrada durante este primeiro mês, sete já encontraram novos lares.

Pessoas interessadas em conhecer os animais podem ir até o Centro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 16h. Aos fins de semana e feriados, os atendimentos são das 9h30 às 12h e das 13h30 às 15h30.

Lá encontram-se também animais resgatados em ações de fiscalização da Rede de Proteção Animal.

Lares temporários

Em razão de sequelas, alguns animais demandam um cuidado maior após o tratamento. Por isso, as parcerias com protetores e ONGs que estejam dispostos a oferecer lares temporários são fundamentais. É preciso ter o cadastro validado junto à Rede de Proteção Animal.

Interessados podem encaminhar um e-mail para protecaoanimal@smma.curitiba.pr.gov.br. Entre os benefícios, estão a prioridade nos programas de castração gratuita e o repasse de rações do Banco de Ração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Universidade presta auxílio jurídico gratuito e online durante pandemia

Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Positivo já atendeu mais de 500 pessoas durante a pandemia

Com o objetivo de garantir o direito ao acesso à Justiça, mesmo durante a pandemia, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Positivo (UP) está atendendo remotamente. Universitários do curso de Direito, sob supervisão de professores e advogados, prestam atendimento jurídico gratuito à população de Curitiba via e-mail, telefone e WhatsApp.

Com quatro postos de atendimento em Curitiba, instalados no câmpus sede – Ecoville e Santos Andrade, da Universidade Positivo, e nos Juizados Especiais Cíveis e Federais, o NPJ-UP mantém a execução dos termos de cooperação que tem com os órgãos do Poder Judiciário, ofertando um canal para que o atendimento à população continue acontecendo neste momento de isolamento social. “Entretanto, mesmo que seja possível realizar a petição sem advogado nos Juizados, muitas pessoas não sabem como os pedidos devem ser formulados e, consequentemente, ficam sem o adequado acesso à Justiça. Por isso, esse serviço, que alia tecnologia e o nosso compromisso com o ensino para o desenvolvimento sustentável, é fundamental neste momento”, explica. 

Em pouco mais de três meses de funcionamento remoto, mais de 500 pessoas já foram atendidas por meio do serviço gratuito. Para Thaís, considerando o atual momento e que o atendimento não pôde ser presencial, é um resultado excelente. “O alcance de tantas pessoas em tão pouco tempo superou nossas expectativas. Toda a equipe está satisfeita com o apoio prestado à população na promoção do acesso à justiça”, revela. 

O Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Positivo atua nas áreas de Direito Penal, Direito Previdenciário e Direito Civil e de Família. Questões sobre pensão alimentícia e divórcio são as mais buscadas pela população. Em razão da pandemia, o NPJ também presta auxílio jurídico para demandas relativas ao auxílio emergencial. “Além disso, a pandemia impactou nas relações contratuais, como aluguéis, mensalidades de instituições de ensino privadas, academia, entre outros. Em todos esses temas, estamos prontos para ajudar a comunidade”, finaliza a supervisora. 

Serviço

Núcleo de Prática Jurídica Universidade Positivo

Residentes no CIC, Gabineto, e casos de auxílio emergencial (Curitiba e região metropolitana) | Telefone ou WhatsApp Business: 3317-3232 e administrativonpj@up.edu.br

Residentes no Centro e atendimento dos Juizados Especiais Cíveis (Ahú) | Telefone ou WhatsApp Business: 3526-6908 e npj.santosandrade@up.edu.br

Atendimento dos Juizados Especiais Federais | npjjef@up.edu.br

Agentes da Setran terão novo uniforme e viaturas também vão mudar em Curitiba

O trabalho de repaginação dos uniformes e das viaturas da Setran foi devido ao Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito, comemorado nesta quarta-feira (23)

Para comemorar o Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito, os fiscalizadores da Superintendência de Trânsito (Setran) de Curitiba ganharam uma nova identidade visual. A data simbólica, que acontece nesta quarta-feira (23), trouxe mudanças nos uniformes e na plotagem da viaturas usadas pelos agentes no trânsito da capital e pelos que verificam a utilização adequada do Estacionamento Regulamentado (EstaR).

Em entrevista exclusiva à Banda B, o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, revelou que a mudança tem dois objetivos. “Os uniformes vêm para garantir uma maior visibilidade dos agentes, mas também para criar uma identidade visual e fazer com eles sejam reconhecidos pela população. Além disto, tem a segurança deles visto que vários usam motocicletas, por exemplo”, destacou.

Homenagem

Ainda nesta quarta-feira (23), os agentes de trânsito participaram de um evento na Setran e receberam uma homenagem. De acordo com Rangel, é uma forma de reconhecimento do trabalho dos agentes.

Foto: Daniel Castellano

“Sem dúvida nenhuma, eles são de grande relevância, uma vez que eles atuam diariamente na segurança viária com o intuito de salvar vidas, de organizar o nosso trânsito. Então, fizemos uma homenagem a estes profissionais que tanto lutam para garantir um trânsito seguro a todos nós”, concluiu à Banda B.

Informações Banda B.