Arquivos

Ação leva oportunidades de emprego para pessoas com deficiência em Curitiba


Há pouco menos de dois meses em Curitiba, o paulistano Arnaldo Humenhuka, 37 anos, foi até o Espaço do Trabalhador Curitibano do Pinheirinho, nesta terça-feira (29/8), para participar do processo seletivo de profissionais com deficiência. O evento, promovido pelo Sistema Fiep, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, por intermédio da Fundação de Ação Social (FAS) e do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPCD), levou 25 trabalhadores até a unidade durante o dia.

Arnaldo é surdo e se candidatou a uma das 18 vagas ofertadas pelo Sistema Fiep para participar do programa Trilha de Desenvolvimento Profissional, uma iniciativa-piloto especialmente desenvolvida pelo Sistema Fiep para atender às necessidades de capacitação e empregabilidade de pessoas com deficiência. Os selecionados ocuparão o cargo de Auxiliar Administrativo no Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e serão matriculados no programa de treinamento.

Com o auxílio da intérprete de Libras Odenice Bernardina da Silva, que faz parte da equipe do Espaço do Trabalhador Curitibano do Pinheirinho, Arnaldo recebeu informações do programa e apresentou documentos necessários para participar da seleção.

Pela linguagem de sinais, ele contou que trabalha como repositor de mercadorias em uma grande rede de supermercados da cidade e pretende ter mais um emprego para complementar a renda. Com mais um salário, quer alugar um quarto para morar.  

Enquanto a renda ainda é pequena, Arnaldo está acolhido em um dos hotéis sociais da FAS para pessoas em situação de rua.

Volta ao mercado

Jocielle Silvério de Lima, 29 anos, também buscou uma oportunidade. “Estou desempregada há três anos e quero voltar a trabalhar, ter meu salário”, disse a mulher que tem deficiência auditiva parcial.

Ela contou que já trabalhou no Senai, mas precisou deixar o trabalho. Para se qualificar ainda mais, fez curso de Libras e de informática, ofertados pela Prefeitura.

O evento foi elogiado por Josué Delfino de Lima, pai de Jocielle, que destacou a importância de mais iniciativas desse tipo para pessoas com deficiência, que muitas vezes enfrentam dificuldades na busca por emprego. Ele acredita que as empresas precisam se adaptar para receber colaboradores com deficiência em suas equipes.

Oportunidade

Os candidatos selecionados para participar do programa Trilha de Desenvolvimento Profissional serão contratados como auxiliares administrativos e participarão de um curso com carga horário de quatro horas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Unidade do Senai da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Além do salário proporcional, os contratados terão acesso a diversos benefícios, incluindo associação a entidade de apoio, auxílio-creche, planos de saúde e odontológico, previdência privada, seguro de vida, vales-refeição/alimentação e transporte.

A supervisora de Recrutamento e Seleção do Senai, Beatriz Kovalski, explicou que o programa terá duração de um ano e que a ideia é que, ao final, os participantes sejam contatados pelo Sistema Fiep ou pelas filiadas à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Para o coordenador de Relações do Trabalha da FAS, Renan Rodrigues, a parceria da Prefeitura com o Senai reafirma o compromisso de proporcionar oportunidades reais de emprego e desenvolvimento profissional para pessoas com deficiência.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba