Abertura do Caminho de Luz do Parque Barigui encanta famílias

O Caminho de Luz Copel Telecom foi aceso pela primeira vez ao cair da noite desta terça-feira (23), abrindo a temporada natalina em um dos parques mais frequentados pelos curitibanos, o Barigui. A atração foi inaugurada pelo prefeito Rafael Greca.

Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui. Curitiba, 23/11/2021. Foto: Hully Paiva/SMCS

“Este é o Natal da gratidão e temos o prazer de presentear a população com uma grande programação com o apoio dos nossos patrocinadores. A Copel Telecom, a grande empresa que agora vai ser sediada em Curitiba e vai trazer o 5G para a nossa cidade, é quem patrocina esse lindo Caminho de Luz, ” disse Greca.

Prefeito Rafael Greca com o presidente da Copel Telecom, Wendell Oliveira, abre o Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui. Curitiba, 23/11/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Considerado um dos grandes sucessos da temporada de 2020, o circuito natalino de carro (drive-thru) no Parque Barigui, acontece até o dia 30/12. 

Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui. Curitiba, 23/11/2021. Foto: Hully Paiva/SMCS

“É um Natal bastante simbólico para todos nós, depois de quase dois anos tão difíceis, a gente está muito feliz de estar junto da Prefeitura apoiando. A gente sabe que é o Natal mais lindo do Brasil, então é motivo de muita alegria e satisfação para nós da Copel Telecom”, comentou Wendel Alexandre Paes Andrade de Oliveira, presidente da Copel Telecom.

O prefeito e o presidente da Copel Telecom fizeram o Caminho de Luz a bordo de um Chevrolet Bel Air Coupé, fabricado em 1952, do empresário e colecionador de carros Luiz Antônio Folador, que os conduziu pelo percursso.

Expectativa e espírito de Natal

Os carros já aguardavam no portal de acesso, com entrada pela BR-277, para fazer o percurso de 1,5km que vai até a Rua Cândido Hartmann. Atrações como a Banda de Noéis, a Anunciação do Senhor pelo Anjo Gabriel à Maria e o Santo Presépio encantam crianças e adultos. O circuito ainda tem túneis de luz e duas árvores de Natal, como a enorme estrutura de 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED junto ao lago, que este ano tem patrocínio do ParkShoppingBarigüi.

O “avô coruja” e empresário Valdeci Bergantin chegou cedo com a família e foi um dos primeiros na fila. Ele levou a filha com os netos Sofia, 5 anos, Tomas, 3 e Maria Cecília, que completa um ano próximo ao Natal. 

“A gente quer encantar as crianças, o Natal é para todo mundo, adultos e crianças. E Curitiba está de parabéns, tem muitas programações e a gente está muito feliz”, comenta Bergantin. 

Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui. Curitiba, 23/11/2021. Na imagem, Valdeci Bergantin com a filha e os netos Sofia, Tomas e Maria Cecília. Foto: Hully Paiva/SMCS

Quem também aguardava ansioso para conhecer o caminho era o ferroviário Emerson da Silva Oliveira, acompanhado da esposa e duas filhas, uma de 8 anos e uma de 1 ano e 11 meses. “A gente quer mostrar para as crianças o espírito do Natal e aproveitar o passeio em família”, conta Oliveira.

Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui. Na imagem, Emerson da Silva Oliveira e sua família. Curitiba, 23/11/2021. Foto: Hully Paiva/SMCS

Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui

ESTAÇÃO 1
Portal de boas-vindas
Hora de direcionar a câmera do smartphone para o QRcode do folder do programa do espetáculo entregue na chegada.

ESTAÇÃO 2
Grande coral dos anjos
Em telas gigantes de alta definição, atores e crianças do Projeto MusicaR da Prefeitura de Curitiba vão interpretar clássicas canções natalinas como Noite Feliz, Uma Estrela Renasce, Borboleta Pequena, Jingle Bells e Bate o Sino.

ESTAÇÃO 3
Túnel de luz
O circuito terá túnel de luz ricamente ornamentado para mais fotos inesquecíveis.

ESTAÇÃO 4
Presentes encantados
Atores caracterizados como cupcakes, Papai Noel e demais ícones natalinos promovem uma interação com os visitantes.

ESTAÇÃO 5
Conexão Copel Telecom
É a estação de realidade aumentada do circuito, onde o visitante consegue vivenciar a experiência com integração de elementos virtuais a visualizações do cenário real do circuito.

ESTAÇÃO 6
Casa de fibra óptica do Papai Noel
Abaixe o volume do celular e divirta-se nessa animada estação, decorada com vários símbolos do Natal (bolas, pacotes de presentes e bengalas), que reúne músicos caracterizados de Papai Noel para interpretar canções como White Christmas e um pot-pourri natalino.

ESTAÇÃO 7
Portal da gratidão
Um grande portal com um anjo ilustrado com letras formando a palavra gratidão é a passagem para iniciar as intervenções com os artistas. É a partir do portal que o visitante tem acesso a toda religiosidade e tradição do Natal.

ESTAÇÃO 8
Anjo da celebração e pastores
Uma escultura com movimento de 8 metros de altura retrata o personagem bíblico que leva a grande notícia de que Cristo nasceu. O cenário ainda traz pastores (esculturas em tamanho natural) que recebem do Anjo Gabriel a notícia de que Jesus nasceu.

ESTAÇÃO 9
Bosque de Luz e Sombras
Iluminação e imagens cênicas se espalham pelo verde do bosque da Alameda Ecológica Burle Marx preparando o público para as próximas estações que celebram a chegada de Jesus.

ESTAÇÃO 10
Anunciação, Maria visitando Isabel
Atores encenam o momento em que o Anjo Gabriel surge à Maria e lhe dá a grande notícia de que ela será a mãe de Jesus, filho de Deus. Ainda durante a encenação, os atores interpretam a passagem em que Maria visita sua prima Isabel e dividem suas missões santas. Isabel era estéril e, por milagre, também deu à luz.

ESTAÇÃO 11
Santo Presépio
A encenação do Presépio e sua glória reúne atores e traz como destaques na cenografia, além da manjedoura de Jesus, esculturas em tamanho natural de animais como camelos e carneiros.

ESTAÇÃO 12
Árvore de Natal de Natal Copel Telecom
Chegamos ao fim do Caminho de Luz Copel Telecom, já na Rua Cândido Hartmann, com a árvore natalina de 18 metros toda iluminada com 50 mil microlâmpadas de LED e com laços gigantes.

Como chegar

Para fazer o circuito do Barigui de carro, é preciso agendamento on-line. São três sessões diárias (19h, 20h e 21h), de terça a domingo, com capacidade para 330 carros por hora. A atração vai até 30 de dezembro e não ocorrerá apenas nos dias 24 e 25 de dezembro.

O agendamento é realizado de acordo com os lotes de ingressos. O período até o dia 12 de dezembro já está esgotado. Quem não conseguiu agendar terá nova oportunidade, com novo lote que será anunciado em breve.

Os veículos terão que seguir a uma velocidade máxima de 10 km/h e áudio poderá ser baixado pelo QR Code impresso no folder do espetáculo, que será entregue no estacionamento da BR-277. Também haverá opção em libras ao baixar. Não será possível sair dos veículos para fazer fotos ou filmar.

Será proibido fazer o circuito de bicicleta e de moto. Durante o período das apresentações, a Alameda Ecológica Burle Marx estará fechada para o trânsito normal das 17h às 6h da manhã.

Quem não quiser ir de carro poderá aproveitar a experiência natalina no Barigui com a linha especial de ônibus, que não exige agendameto prévio. A linha começa a funcionar nesta quarta-feira (24/11), a partir das 19h, e terá ponto inicial de embarque no Terminal Campina do Siqueira. O ônibus percorrerá os 1,5 km de programação dentro do parque e voltará para terminal. A linha terá uma frequência de 15 em 15 minutos. Só serão permitidos passageiros com máscara.

Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui. Curitiba, 23/11/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval, Ebanx, Consórcio Servopa, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Restaurante japonês promove 1º Festival do Atum de Curitiba a R$ 10

Atenção amantes do mar! A partir desta sexta-feira, dia 1º de julho, o Ken’eki, restaurante de culinária japonesa contemporânea comandado pelo chef Dudu Sperandio, vai promover a primeira edição do Festival do Atum, que irá oferecer dez opções de preparos que levam o atum como protagonista pelo preço fixo de R$ 10 cada.

Entre os destaques do evento estão o Atum Grelhado com Crosta de Gengibre, o mini Tartare de Atum; o Carpaccio de Atum e Tartufata; e o Tuna Salad, com cubos de atum, rúcula, botarga e molho especial da casa. O restaurante ainda oferece diversas porções de niguiri, sashimi, uramiki, entre outros preparos de excelência.

Propondo uma harmonização completa, o Ken’eki trabalha com drinks a base de sake e gin. Além disso, os amantes de atum poderão aproveitar o festival em um ambiente refinado e aconchegante, que vai da parte interna ao deck frontal do empreendimento.

O 1º Festival do Atum do Ken’eki (Rua Myltho Anselmo da Silva, nº 1439) vai acontecer durante todo o mês de julho. Mais informações no Instagram oficial do empreendimento (@keneki.sushi).

Começa amanhã o 7º Festival do Fettuccine no Grana Padano do Ernesto Ristorante

Produzido na planície de Padana, na Itália, o queijo grana padano conquistou o paladar dos amantes da gastronomia ao redor do mundo, em especial dos brasileiros. Afinal, quem não gosta de uma boa massa artesanal preparada dentro de uma enorme peça do queijo, não é mesmo? O fettucine, típico da culinária italiana, ganha ainda mais sabor neste preparo irresistível.

Pensando nesta combinação perfeita, o Ernesto Ristorante, clássico restaurante italiano de Curitiba, comandado pelo chef Dudu Sperandio, vai promover durante todo o mês de julho o 7º Festival do Fettucine no Grana Padano. “Aqui no Ernesto, finalizamos o preparo dentro do Grana Padano, queijo que passa por 12 meses de maturação, seguindo uma forte tradição italiana. Desde que fizemos o primeiro festival, o preparo logo se transformou em uma marca registrada do nosso restaurante”, comenta Dudu Sperandio.

Grande responsável pelo evento, o chef Dudu Sperandio cuida diretamente do preparo do prato, que já na apresentação conquista os apaixonados por gastronomia. “A massa, quase pronta, é finalizada dentro de uma enorme peça de queijo Grana Padano flambado, para aproveitar o máximo do sabor do queijo, bem no meio do salão. Assim, a experiência gastronômica deixa de ser apenas para o paladar, passando a ser, também, uma experiência visual”, destaca o chef.

Durante o 7º Festival do Fettuccine no Grana Padano, os clientes podem escolher entre diversas receitas exclusivas do preparo: fettuccine no grana padano flambado (R$ 79 ou R$ 129 no menu completo), fettuccine no grana padano flambado e trufado (R$ 89 ou R$ 139 no menu completo); mignon grelhado com molho grana e fettuccini no grana padano (R$ 99 ou R$ 149 no menu completo); mignon grelhado com molho trufado e fettuccini no grana padano (R$ 109 ou R$ 159 no menu completo); e fettuccine no grana padano flambado com lascas de botarga e raspas de limão (R$ 99 ou R$ 149 no menu completo).

Para quem optar pelo menu completo, o restaurante oferece dois pratos de entrada: endívia com brie morno e marmelada de maçã com canela ou polenta brustolada com cogumelos e creme de gana padano. Na parte das sobremesas, são três opções de doces: pudim de ovos do Mosteiro de Alcobaça, pudim de leite condensado da vovó ou mousse de chocolate 70%.

O 7º Festival do Fettuccine no Grana Padano acontece entre os dias 01 e 31 de julho, no Ernesto Ristorante (Rua Myltho Anselmo da Silva, n° 1483), no bairro Mercês. O evento é válido durante o jantar, a partir das 19h30, e nos almoços de domingo, a partir das 12h. As reservas podem ser feitas pelo telefone (41) 4141-5477. Mais informações no Instagram oficial do empreendimento (@ernesto.risto).