O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforçou suas críticas ao Irã, exigindo que o governo do aiatolá Ali Khamenei inicie negociações com Washington ou enfrente possíveis consequências em até 10 dias. A declaração foi feita em uma reunião do Conselho de Paz sobre a Faixa de Gaza, realizada nesta quinta-feira (19/2).
Trump afirmou estar em busca de “paz no Oriente Médio” e, embora não tenha mencionado diretamente a possibilidade de uma ação militar, indicou que poderá “dar um passo adiante” caso um acordo não seja alcançado. “Vocês vão descobrir nos próximos 10 dias, provavelmente”, destacou.
Essas declarações ocorrem em meio a novos esforços diplomáticos entre Estados Unidos e Irã, focados principalmente no polêmico programa nuclear iraniano. As negociações, que recomeçaram em abril de 2025 após um breve intervalo devido ao conflito de 12 dias entre Irã e Israel, ainda não resultaram em progresso significativo.
A última rodada de discussões, realizada em Genebra, não trouxe avanços. Um dos principais obstáculos está relacionado ao enriquecimento de urânio. Teerã defende que a atividade é um direito legítimo, desde que seus fins sejam civis.
Adicionalmente, a pressão de Israel sobre os EUA continua, pedindo que as negociações incluam questões sobre o programa de mísseis iraniano e o apoio a grupos como Hamas e Hezbollah.
Matéria completa em: https://www.metropoles.com/mundo/trump-diz-que-ira-pode-ser-atacado-em-10-dias-se-nao-aceitar-acordo
