Neste fim de semana, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, o Hospital Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO), maior referência do segmento na América Latina, localizado em Curitiba (PR), vai receber a quarta edição do workshop Accurate Otoplasty Real Hands On, focada em realidade assistida. Em paralelo, o hospital também realiza um mutirão de otoplastias, cirurgia plástica que corrige a forma e o posicionamento das orelhas, conhecida como “cirurgia de orelha de abano”, em pacientes previamente cadastrados e com caráter social.
O workshop é uma parceria do hospital com os médicos especialistas Caio Soares, doutor em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná e médico associado do departamento de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Paraná – Hospital de Clínicas, e Rodrigo Kopp, especialista em cirurgia otológica e cirurgia plástica facial no Hospital IPO e membro titular da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e da Sociedade Brasileira de Otologia. “No IPO temos uma série de iniciativas em prol da capacitação de médicos, entre elas o worshop de otoplastia com realidade assistida. Nosso intuito é proporcionar para a comunidade médica a possibilidade de gerar conhecimento e disseminar entre a sociedade”, conta o Dr. Evaldo Macedo, diretor do IPO.
A série de cirurgias para a comunidade também integra a quarta edição do Accurate Otoplasty Real Hands On. Caio Soares e Rodrigo Kopp coordenam um grupo de especialistas de diversas partes da América Latina, que têm a oportunidade de desenvolver técnicas e trabalhar com o inovador smart glasses Real Wear Navigator, dispositivo similar a um óculos, com câmera acoplada, que permite uma visão mais detalhada e aferida do procedimento cirúrgico. “Uma tela no dispositivo permite assistir e ouvir tudo que os doutores professores estão fazendo, como se os alunos estivessem na cirurgia. É possível acompanhar os movimentos da mão, do auxiliar, do bisturi, enfim, cada detalhe da cirurgia como se fosse o próprio cirurgião”, detalha o Dr. Caio Soares.
Principais referências nacionais no assunto, Caio Soares e Rodrigo Kopp apresentam uma série de técnicas inovadoras para o aperfeiçoamento de técnicas, como o treinamento em peças de silicone. “Essas peças apresentam diferentes deformidades anatômicas para simular a marcação e execução dos passos mais importantes da técnica cirúrgica”, destaca o médico Rodrigo Kopp. “É muito gratificante termos em Curitiba uma ação desse porte, reunindo grandes referências nacionais e internacionais. Temos muito orgulho em promover no IPO uma das principais ações do mundo quando tratamos de otorrinolaringologia”, completa Soares.
Para os especialistas interessados em participar da próxima edição do workshop, basta acessar a página https://pages.conectadoc.com.br/accurate-otoplasty. Já os interessados na cirurgia, como pacientes, deverão entrar em contato com o Hospital IPO pelo site https://hospitalipo.com/.
Deixe um comentário