Na quarta-feira, 12 de novembro, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, encontrou-se com o chanceler da Ucrânia, Andrii Sybiha, durante um evento do G7 realizado no Canadá. O encontro ocorreu em meio a recentes tensões diplomáticas entre os dois países, refletindo um esforço para reestabelecer o diálogo.
Diálogo em meio a tensões
De acordo com a chancelaria ucraniana, os diplomatas discutiram eventos atuais na Europa e na América Latina. A reunião foi realizada em Niágara, Ontário, onde está acontecendo o encontro de chanceleres do G7.
Sybiha destacou a “prontidão da Ucrânia para um cessar-fogo incondicional” com a Rússia. O chanceler também mencionou a necessidade de uma reunião entre líderes para “avançar nos esforços de paz”.
Contexto das relações Brasil-Ucrânia
O encontro diplomático surge após meses de tensão entre Brasil e Ucrânia. As declarações e posturas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram interpretadas pelo governo ucraniano, liderado por Volodymyr Zelensky, como favoráveis à Rússia.
Embaixada sem representação
Desde julho, a embaixada da Ucrânia em Brasília está sem um embaixador. A decisão de Kiev de não nomear um novo representante diplomático após a saída de Andrii Melnyk é vista como um sinal de descontentamento nas relações com o Brasil.
Apesar da fragilidade nas relações, Lula e Zelensky se encontraram em setembro, durante a 80ª Assembleia Geral da ONU em Nova York. Após a reunião, o líder ucraniano afirmou ter mantido uma “boa conversa” com o presidente brasileiro e agradeceu por seu “posicionamento claro”.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



