Venezuelanos conseguem emprego em Curitiba com apoio de ONG

No mês de dezembro a Visão Mundial auxiliou 111 migrantes e refugiados venezuelanos no processo de interiorização por Vaga de Emprego Sinalizada (VES). A organização é uma das parceiras na estratégia da Operação Acolhida para que migrantes e refugiados venezuelanos, que estão em Roraima, sigam para vagas de emprego em outros estados do país. Desta vez, os venezuelanos interiorizados seguiram para Curitiba (PR), para trabalhar em uma rede de restaurantes.

Para este processo, a Visão Mundial realiza uma verificação das vagas ofertadas pela empresa. A partir dessa verificação, a organização segue com o cadastro das pessoas atendidas pelo projeto Ven, Tú Puedes!, de resposta à crise migratória da Venezuela, e financiado pelo Escritório de Populações, Refugiados e Migrantes (PRM), do governo dos Estados Unidos.

De acordo com Angela Karinne Mota, gerente de projetos na Visão Mundial, “a verificação é uma etapa importante para evitar que as pessoas interiorizadas sejam encaminhadas para vagas de emprego em empresas irregulares e sejam alvo de algum crime trabalhista, como trabalho análogo à escravidão e outras formas de assédio e exploração”.

Foram disponibilizadas oportunidades na área operacional. Como a equipe do projeto já desempenha atividades visando a contratação das pessoas atendidas, é possível identificar de forma ágil e eficiente o perfil de cada participante e direcionar para a vaga compatível. Além do suporte para localizar e aplicar para as oportunidades de emprego, a Visão Mundial também disponibiliza ao público-alvo, o auxílio financeiro para cobrir as despesas do primeiro mês na nova cidade.

Ao todo, através do Ven, Tú Puedes!, a organização já apoiou quase 400 pessoas em processos de interiorização na modalidade Vaga de Emprego Sinalizada. Entre maio e julho de 2022, outras 79 pessoas foram interiorizadas nos estados de Mato Grosso do Sul <https://visaomundial.org.br/noticias/estou-feliz-e-emocionado-diz-venezuelano-ao-ser-interiorizado-de-roraima-para-o-mato-grosso-do-sul>  e Rio Grande do Sul <https://visaomundial.org.br/noticias/com-apoio-da-visao-mundial-venezuelanos-sao-interiorizados-com-vaga-de-emprego-para-o-rio-grande-do-sul> . A equipe do projeto também é responsável por acompanhar os interiorizados por um período de três meses. “Este acompanhamento é importante para identificar se os participantes estão em boas condições de trabalho e se a empresa está cumprindo com as leis trabalhistas”, explicou Angela.

De acordo com informações do Governo Federal, desde 2018, mais de 89 mil venezuelanos foram interiorizados para municípios brasileiros. Além da modalidade VES, a iniciativa realiza interiorizações de caráter institucional, quando os migrantes são enviados para abrigos geridos pelo poder público ou sociedade civil em outros municípios. Reunificação familiar e reunião social também são modelos de interiorização previstos pela operação de resposta à crise migratória no país.

Sobre o Projeto Ven, Tú Puedes!

O projeto Ven, Tú Puedes!  <https://visaomundial.org.br/iniciativas/ven-tu-puedes> é uma resposta da Visão Mundial à crise migratória da Venezuela, que desenvolve ações em Roraima, Amazonas e São Paulo para ajudar migrantes e refugiados a se inserirem socioeconomicamente no Brasil. A iniciativa é financiada pelo Escritório de Populações, Refugiados e Migrantes (PRM), do governo dos Estados Unidos. Entre os serviços oferecidos estão aulas de língua portuguesa, elaboração de currículos, apoio na emissão da carteira de trabalho digital, encaminhamento ao mercado de trabalho e acompanhamento de entrevistas. Além disso, a organização atua na sensibilização do setor privado, a fim de abrir vagas para esse público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ventura Shopping participa do Dia de Doar com o Pequeno Cotolengo nesta terça-feira

O Ventura Shopping, em parceria com o Pequeno Cotolengo, promove nesta terça-feira (29) o Dia de Doar. A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), em alusão às campanhas de Black Friday e Cyber Monday, que incentivam o consumo.

No Ventura, as ações acontecem a partir das 18h e contam com atividades de recreação com palhaço, malabares, perna de pau, carrinho de pipoca e distribuição de balões.

O objetivo da ação é divulgar a instituição Pequeno Cotolengo e arrecadar doações para os acolhidos com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais) de todas as idades.

“O Ventura convidou o artista François @frances_tudo_posso para preparar um espaço alegre e aconchegante. Queremos sensibilizar os nossos clientes são muito engajados em fazer o bem e contarão com um espaço fixo para doações, já que nosso dia a dia é tão corrido”, explicou a gerente de marketing do Ventura Shopping, Daniela Leal.

A ação do Dia de Doar espera arrecadar roupas, calçados, alimentos, brinquedos e artigos de higiene.

Serviço:

 Dia de Doar

Dia 29 de novembro, às 18h

Local: Cantinho do Bem, Setor Verde do Ventura, próximo à Farmácia Nissei.

Instituição parceira: Pequeno Cotolengo

Sugestão de Pauta: Fã-clube de Star Wars promove Natal Solidário com premiações para arrecadar alimentos

Em dezembro, o Conselho Jedi Paraná fará uma campanha de Natal Solidário, em parceria com a Lima Hobbies/Bumerang Brinquedos do Shopping Estação, para arrecadar alimentos, que serão doados para instituições carentes.

A campanha consiste em sortear prêmios entre os doadores, além de premiar com um kit — no valor aproximado de mil reais — com produtos Star Wars para quem doar a maior quantidade de alimentos. Para participar, basta levar pelo menos 1kg de alimento não perecível na Lima Hobbies do Shopping Estação e preencher uma ficha cadastral.

As doações poderão ser feitas até o dia 12/12. Os sorteios e a entrega dos alimentos serão feitos após essa data, ainda em dezembro.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com