Arquivos

Vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios são reveladas no Paraná

Histórias que inspiram e emocionam se encontraram no palco do auditório do Sebrae/PR, em Curitiba, na noite desta quinta-feira (6), na revelação das vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN). Empreendedoras de várias regiões do Paraná acompanharam a trajetória não só das premiadas, mas também das 15 finalistas da premiação, que contou com 203 inscrições.

Na categoria Pequenos Negócios, a vencedora foi Micheli Cerutti, da empresa Pomare Empório, de Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná. Na categoria Microempreendedora Individual (MEI), a vencedora foi a empresária Maria Cristina Cavassin, do Spazio Cris, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Na categoria Produtora Rural, quem ganhou o prêmio foi Franciele Rechembach Haselbauer, da empresa Rancho Fundo, localizada em Salgado Filho, região sudoeste do Paraná.

Maria Cristina Cavassin, Franciele Rechembach Haselbauer, Micheli Cerutti, vencedoras no Paraná.

Foto: Andressa Miretzki

As três vencedoras disputam agora a etapa regional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios entre os três estados do Sul. As vencedoras da etapa regional disputam o PSMN, nacionalmente, em Brasília, no final de novembro.

“O Sebrae quer incentivar ainda mais as histórias de vida e de negócios de mulheres empreendedoras, que possuem grande potencial de crescimento e impactam a economia do Paraná e do Brasil. Por isso, o nosso reconhecimento”, destacou o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini.

Pequenos Negócios

Micheli Cerutti, vencedora da categoria Pequenos Negócios, ficou impressionada com as histórias compartilhadas durante a cerimônia de revelação. Ela agradeceu à família e também à equipe da Pomare Empório, de Foz do Iguaçu, que trabalha com a comercialização de hortifrúti, cereais, chás, especiarias, orgânicos, grãos a granel, suplementos, fitoterápicos e produtos sem glúten.

“Gratidão ao Sebrae. Hoje, eu vejo o quanto eu tenho para compartilhar. Isso me empodera e me deixa mais forte. Me faz agradecer ainda mais. Agora, tenho como desafio compartilhar minha história para que outras mulheres também possam se empoderar”, agradeceu.

Em segundo lugar ficou a empresária Maria Lopes Bonamigo, do Restaurante Jeito Mineiro, de Curitiba. Daniela Gavasso Wierzbicki, da empresa Coisas D´ Mulher, de Cruz Machado, ficou em terceiro.

As finalistas no Paraná com equipe do Sebrae. Foto: Andressa Miretzki

Produtora Rural

Franciele Rechembach Haselbauer, vencedora na categoria Produtora Rural, homenageou as mulheres que trabalham na agricultura familiar, como agradecimento. Na empresa Rancho Fundo, Franciele trabalha com a produção de queijos, embutidos de carne e iniciou, há pouco, na atividade de Turismo Rural para incrementar a renda da propriedade.

“Foi uma grande surpresa saber que estava entre as finalistas e outra ainda maior ter conquistado o prêmio. É um orgulho poder representar os produtores e produtoras de queijo do Sudoeste, pregando a força da mulher e da produtora rural paranaense”, celebrou.

Completaram o pódio da categoria, Cacilda Zafaneli, da Fazenda Ouro Brando, de Umuarama e Fabiana Castelari Leme, da Chácara Castelari, de Marialva..

Microempreendedora Individual

Maria Cristina Cavassin, vencedora na categoria Microempreendedora Individual, dedicou o prêmio à família e aos seus antepassados italianos, que vieram para o Brasil em 1878, e ajudaram a fundar o município de Colombo, onde hoje está localizado o Spazio Cris, um salão de beleza que também é uma incubadora de talentos.

“Se eu estou onde estou, hoje, devo muito ao Sebrae. Eu fiz o Empretec e vi que poderia evoluir e crescer muito com meu negócio”, disse.

Renata Naomi Sakamoto, da Oficina do Origami, de Foz do Iguaçu e Melissa Sessak Ribeiro Ceranto, do Guiadas Para o Sucesso (GPS), de Londrina, ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente, na categoria MEI.

Palestras

Durante a cerimônia, as empreendedoras puderam assistir a duas palestras, intercaladas entre a divulgação das vencedoras de cada categoria. Na primeira, a jornalista Juliana Karam falou sobre comunicação e maneiras de contar histórias que inspiram. Na segunda, Mônica Carvalho deu dicas sobre como equilibrar a vida empresarial e pessoal.