Veja onde você pode encontrar as 25 árvores de Natal de Curitiba

Curitiba definitivamente é a cidade luz dos Pinhais. Prova disso é a decoração natalina que vai do Centro aos bairros da capital e pode ser conferida até o dia 6 de janeiro. Um dos pontos altos são as árvores de Natal, que não poderiam faltar e encantam pela estrutura imponente toda iluminada ou pelos milhares de vasinhos de flores que as tornam “vivas”.

Curitiba tem nesta edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 15 grandes árvores de Natal da Prefeitura e de patrocinadores, que podem ser apreciadas (e fotografadas!) em parques, jardins, largos e ruas. Além disso, todas as dez Regionais da Prefeitura receberam árvores para embelezar as Ruas da Cidadania.

Patrocinadores

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, destaca que, desde a primeira edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, em 2017, o prefeito Rafael Greca determinou que toda a cidade fosse embelezada para o fim do ano. “É um período de grande emoção para todas as famílias e também um momento em que a capital recebe milhares de pessoas de fora”, justifica ela.

Tatiana ressalta ainda o apoio financeiro de patrocinadores privados que viabilizaram algumas das principais árvores, como os Supermercados Condor (Passeio Público), a Volvo (Avenida Cândido de Abreu, Asilo São Vicente de Paulo e Memorial de Curitiba), o ParkShoppingBarigüi (Parque Barigui), a Samar Iluminação (Bosque Alemão) e a Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Santa Felicidade).

A seguir você confere um roteiro com as árvores de Natal da Prefeitura e de patrocinadores que se espalham por toda a Curitiba:


JARDIM BOTÂNICO
Um dos espaços verdes mais visitados da capital, o Jardim Botânico ganhou uma árvore de Natal “viva” de 11 metros de altura, com iluminação especial, e cinco mil vasinhos de sálvias vermelhas e a base rodeada de 15 vasos com Espírito Santo, alusivas ao Natal. A imponente estrutura faz uma composição única com a Estufa do Jardim Botânico, que acaba de ser revitalizada pela Prefeitura.
Horário da visitação: diariamente, das 6h às 19h30.

RUA XV DE NOVEMBRO
O calçadão mais famoso de Curitiba não poderia deixar de receber sua árvore de Natal. Com 11 metros de altura, os 5 mil vasinhos de sálvias vermelhas a tornam a árvore “viva” do Centro, criando um belo cenário com os canteiros com flores vermelhas e as fachadas dos prédios da Rua XV de Novembro. À noite, a iluminação especial da árvore de Natal e dos postes republicanos torna o cenário ainda mais lúdico.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

PARQUE DO BACACHERI
Com 10 metros de altura e formato de pinheiro estilizado, a árvore de Natal do Parque Bacacheri (Rua Paulo Nadolny, s/n) pode ser contemplada por quem está caminhando na pista do local ou relaxando no gramado junto ao lago. O espaço verde ainda oferece cancha de futebol de areia e vôlei, churrasqueiras, playground e lanchonetes.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

PASSEIO PÚBLICO
Uma das grandes novidades natalinas deste ano, a decoração especial do Passeio Público pode ser visitada até dia 6 de janeiro. Além do carrossel veneziano, o Natal Condor no Passeio tem ainda uma árvore de luz de 11 metros, que parece flutuar em uma das ilhotas do lago. O Passeio Público foi totalmente revitalizado pelo programa Rosto da Cidade da Prefeitura.
Horário para visitação: durante todo o dia até às 20h.

PERPÉTUO SOCORRO
Quem passa pela esquina das ruas Amâncio Moro e Ubaldino do Amaral, no Alto da Glória, tem dois bons motivos para diminuir o passo ou dirigir mais devagar. Afinal, merecem ser apreciados o presépio em tamanho natural e a árvore de luz de 6,5 metros de altura do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A árvore foi instalada pela Prefeitura e o presépio foi feito em artesanato popular brasileiro por homens acolhidos na Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro, em Quatro Barras.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

TERMINAL DO SANTA CÂNDIDA
Localizado próximo à igreja e ao terminal do Santa Cândida, no cruzamento da Avenida Paraná, da Rua Padre João Wislinski e da Estrada Nova de Colombo, o Jardinete Hedwirges Nadolny chama a atenção, normalmente, pelo piso de petit-pavé em formato de pinhão. Até o dia 6 de janeiro, a árvore de 10 metros de altura também se destaca na paisagem da região ao Norte de Curitiba.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

MERCADO MUNICIPAL
Repleta de coloridas flores, folhas e fitas, a árvore de Natal do Mercado Municipal merece ser fotografada entre uma compra e outra nos 362 boxes e bancas de hortifrutigranjeiros, cereais, carnes, peixes, especiarias e comidas de todas as partes do mundo. Com 2,5 metros de altura, a árvore natalina fica no Espaço Arena, junto à entrada da Avenida Sete de Setembro, que ganhou ainda um divertido painel vazado natalino para fotos.
Horário para visitação: segunda, das 8h às 14h; terça a sábado, das 8h às 18h; domingo, das 8h às 13h (restaurantes até 15h).

ROTATÓRIA DA CÂNDIDO DE ABREU
A arquitetura modernista do Centro Cívico ganhou um belo toque natalino com o brilho da árvore de Natal de 18 metros de altura da rotatória da Avenida Cândido de Abreu, próximo à sede da Prefeitura.  Com o pôr do sol, a estrutura embeleza a região graças as 50 mil microlâmpadas de LED na cor verde. A atração é patrocinada pela Volvo.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

PARQUE TANGUÁ
Com 18 metros de altura, a árvore de Natal do Parque Tanguá parece flutuar sobre um dos espelhos d’água do Jardim Poty Lazzarotto, que fica no alto do mirante natural. Se durante o dia, a árvore na cor verde, com 50 mil microlâmpadas de LED, forma uma composição única com o belvedere (mirante), marca registrada do local, à noite o cenário fica ainda mais especial, com as luzes evidenciando os contornos da construção semicircular. Como o belvedere pode ser visto de baixo, a construção recebeu iluminação cênica nos dois lados da fachada, permitindo que do gramado do parque também possa ser apreciada a decoração natalina. O Parque Tanguá fica na Rua Oswaldo Maciel, 97, no bairro Taboão.
Horário para visitação: das 6h a meia noite, diariamente, durante o verão.

PARQUE BARIGUI
Localizada em frente ao lago, o que proporciona a bela imagem de seu reflexo na água, a árvore de Natal do Parque Barigui, patrocinada pelo ParkShoppingBarigüi, é a mais alta da cidade. São 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED na cor verde que fazem a gigantesca estrutura ser uma das mais disputadas por quem busca uma selfie com o clima de Natal de Curitiba.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

SANTA FELICIDADE
Quem visitar o bairro mais italiano de Curitiba e passar pela Avenida Manoel Ribas será surpreendido, primeiramente, pelo famoso portal de Santa Felicidade todo decorado com contorno de luz e, ao chegar na rotatória que dá acesso aos restaurantes, com a árvore de luz de 7,5 metros de altura. A decoração do portal e a árvore de Natal tem patrocínio da Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite. 

BOSQUE ALEMÃO
O bairro Pilarzinho entrou no roteiro de visitações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais com a impactante decoração do Bosque Alemão (Rua Nicolo Paganini, s/n). As estrelas de Bélem, o contorno todo iluminado do nostálgico portal e o Oratório de Bach transformado em Casa do Pão de Mel já seriam boas razões para visitar o espaço verde da Prefeitura. Mas o Bosque Alemão ganhou ainda sua árvore iluminada de 10 metros de altura para encantar ainda mais o local. O espaço é patrocinado pela Samar Iluminação.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

ASILO SÃO VICENTE DE PAULO
Na esquina das ruas Barão dos Campos Gerais e Manoel Eufrásio, no Juvevê, o painel da artista plástica curitibana Ida Hanemann normalmente chama a atenção de quem segue pela via rápida para o Cabral ou Santa Cândida. Até o dia 6 de janeiro, o pequeno largo do Asilo São Vicente de Paulo está ainda mais bonito com uma árvore iluminada de 10 metros de altura, patrocinada pela Volvo.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

MEMORIAL DE CURITIBA
Com 10 metros de altura, a árvore de Natal do Memorial de Curitiba se destaca em meio à arquitetura contemporânea do espaço cultural no coração do Largo da Ordem. Também não deixe de apreciar as guirlandas e contornos de luz que embelezam os prédios históricos do Centro Histórico. A árvore do Memorial de Curitiba tem patrocínio da Volvo.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

RUÍNAS DO SÃO FRANCISCO
A Praça João Cândido, no Centro Histórico, volta a entrar com toda força no circuito turístico da cidade por conta da revitalização feita pela Prefeitura das Ruínas do São Francisco e do Belvedere. Até o dia 6 de janeiro, o local ainda recebe uma bela árvore de Natal de 10 metros, localizada junto ao palco de apresentações das arcadas, que teve um concorrido espetáculo de balé durante a temporada natalina de 2019.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

POR TODAS AS REGIONAIS
Dez árvores de Natal de 6,5 metros de altura embelezam as administrações regionais da Prefeitura, iluminadas com lâmpadas brancas. Estão localizadas nas Ruas da Cidadania ou em prédios das administrações regionais.
Horário para visitação: diariamente, das 8h às 18h.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 com o patrocínio dos Supermercados Condor, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Governo Federal, Electrolux, Volvo, Samar Iluminação, Servopa, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf) e ParkShoppingBarigüi. A programação de espetáculos vai até 23 de dezembro e a decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/

Aberta a temporada de festas juninas: Quermesse promove primeiro arraiá do ano nesta quinta-feira (01)

Conhecido pelo conceito descontraído e aconchegante, que valoriza o melhor da gastronomia regional brasileira, o Bar Quermesse reproduz o clima das deliciosas festas do interior durante todo o ano, e com a chegada do mês de junho, o empreendimento preparou uma programação especial com as principais tradições juninas.

Nesta quinta-feira, dia 01 de junho, acontece a primeira edição 2023 do Arraiá do Quermesse. Com direito a tudo que uma boa celebração de São João pode oferecer, a festa é uma ótima pedida para quem adora curtir a ambientação e se deliciar com as iguarias clássicas das festas juninas. Durante o evento, quem visitar o Bar Quermesse vai curtir a decoração temática e uma mesa de doces gratuita, com uma seleção especial de quitutes típicos como paçoquinha, pé de moleque e cocada. Além disso, a casa vai oferecer o tradicional bolo de Santo Antônio.

Para esquentar a noite, o público poderá aproveitar os sabores do incrível Festival do Quentão, que conta com seis opções da clássica bebida que trazem acompanhamentos como marshmellow, canela, gemada, gengibre e limão caipira e cravo. Neste ano, o arraiá do Quermesse terá ainda marshmellows para serem assados na tradicional fogueira de São João. O cardápio contará também com a exclusiva porção de pinhão cozido servido com bacon, além das diversas opções de comidinhas de boteco ideais para espantar o frio, entre eles carne de onça, torresmo, bife sujo de alcatra, brusqueta e batata brava.

O Arraiá do Quermesse será realizado nesta quinta-feira, dia 01 de junho, no Bar Quermesse (Rua Carlos Pioli nº 513 – Bom Retiro), a partir das 18h. A entrada é gratuita. Mais informações no site www.quermesse.com.br ou pelo telefone (41) 3026-6676.

Nuu Nikkei tem novidades no cardápio com sabores da Amazônia peruana

O lado peruano da floresta amazônica guarda sabores e texturas únicos, que podem ser provados em Curitiba com as novidades do cardápio do Nuu Nikkei. O restaurante, que trabalha de forma criativa unindo a alta gastronomia do Peru e do Japão, acaba de lançar seu novo menu. A região amazônica está entre as referências, além de pedidas do mar.

O chef peruano Carlos Alata, que comanda a cozinha do Nuu Nikkei, traz suas próprias vivências da cozinha natal, além de explorar os sabores marcantes da Amazônia pelo lado de lá da fronteira. Os insumos são pensados com cuidado para celebrar a experiência típica dessa gastronomia.

Já para as entradas, há uma criativa novidade. O Ceviche La Mar é elaborado com camarão, peixe branco do dia e polvo grelhado ao molho de ajies peruanos confitados. As pimentas-ajies típicas do país vizinho intensificam o sabor deste preparo, trazendo a referência daquele local. Outras entradas frias incluem o Carpaccio Nikkei, de lâminas de atum ao molho cítrico com perfume de gergelim e furikake artesanal, e o Tiradito Passion, que traz lâminas de salmão ao molho dephysalis e maracujá finalizado com coco crocante.

A parte de sushi bar, com forte influência oriental, também tem novidades com pitadas de cozinha peruana. O Conos Nuu Style, uma das duplas de sushi dacasa, apresenta duas versões: uma com tartar de lagosta com massago e creme de ponzu, e outra com steak tartar com perfume de trufa e creme de ponzu. Para os makis (sushis enrolados, do tipo mais conhecido), há criativas inclusões ao menu. O Yanikiku BBQ tem recheio de aspargos furai e queijo cremoso com mignon selado e chimichurri Nikkei por fora. Já o Calamar Croc leva atum e abacate, e por fora tem chicharron de lula ao molho oriental.

Um peixe amazônico se destaca em variadas escolhas. Nas duplas de sushi, o Niguiri Amazônico tem pirarucu selado ao molho thai finalizado ao abacaxi grelhado. Já o Paiche al horno tem pirarucu laqueado ao molho barbecue da casa, saquê, finalizado com castanha-do-pará e sal maldon e acompanhado por mandioca crocante. “Esse prato combina a delicadeza do peixe com uma fusão de saquê e o molho barbecue de receita própria, resultando numa experiência suculenta e marcante”, explica o chef.

Resgatando uma tradição espanhola, a Fideuá Nikkei repagina esse clássico e introduz referências latinas. Aqui, o tradicional macarrão fino é feito na panela Wok com aspargos, cogumelos, aji panca e aioli, combinado a uma proteína que pode ser camarão ou lagosta. “A fusão das culturas espanhola e peruana traz um toque saboroso de exotismo para surpreender o paladar”, Alata comenta. Os fãs de carne podem aproveitar o Mignon Soho, com um medalhão de mignon preparado ao molho demi-glace-nikkei, levando ainda shitake, legues braseados e batatas crocantes.

Completando seis anos de sucesso no cenário gastronômico curitibano, o Nuu Nikkei tem pratos que são favoritos dos clientes. Assim, as novidades do menu vêm complementar sabores que se tornaram clássicos da casa. Diversas pedidas, do Niguiri creme de uni (com ovas de ouriço-do-mar) e do Porco Batayaki (noguiri de porco confitado ao teriyaki) até o Black Duck Gyoza (gyoza com massa negra e recheio de pato confitado) e Pulpo Anticuchero (polvo grelhado com missô) continuam disponíveis.

O Nuu Nikkei funciona durante o jantar, de terça-feira a domingo, a partir das 18h, e durante o almoço, aos sábados e domingos, das 12h às 15h. A casa fica na R. Fernando Simas (nº 333), no bairro Mercês. Reservas e informações disponíveis no Instagram oficial do restaurante (@nuunikkei).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com