Veja onde você pode encontrar as 25 árvores de Natal de Curitiba

Curitiba definitivamente é a cidade luz dos Pinhais. Prova disso é a decoração natalina que vai do Centro aos bairros da capital e pode ser conferida até o dia 6 de janeiro. Um dos pontos altos são as árvores de Natal, que não poderiam faltar e encantam pela estrutura imponente toda iluminada ou pelos milhares de vasinhos de flores que as tornam “vivas”.

Curitiba tem nesta edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 15 grandes árvores de Natal da Prefeitura e de patrocinadores, que podem ser apreciadas (e fotografadas!) em parques, jardins, largos e ruas. Além disso, todas as dez Regionais da Prefeitura receberam árvores para embelezar as Ruas da Cidadania.

Patrocinadores

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, destaca que, desde a primeira edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, em 2017, o prefeito Rafael Greca determinou que toda a cidade fosse embelezada para o fim do ano. “É um período de grande emoção para todas as famílias e também um momento em que a capital recebe milhares de pessoas de fora”, justifica ela.

Tatiana ressalta ainda o apoio financeiro de patrocinadores privados que viabilizaram algumas das principais árvores, como os Supermercados Condor (Passeio Público), a Volvo (Avenida Cândido de Abreu, Asilo São Vicente de Paulo e Memorial de Curitiba), o ParkShoppingBarigüi (Parque Barigui), a Samar Iluminação (Bosque Alemão) e a Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Santa Felicidade).

A seguir você confere um roteiro com as árvores de Natal da Prefeitura e de patrocinadores que se espalham por toda a Curitiba:


JARDIM BOTÂNICO
Um dos espaços verdes mais visitados da capital, o Jardim Botânico ganhou uma árvore de Natal “viva” de 11 metros de altura, com iluminação especial, e cinco mil vasinhos de sálvias vermelhas e a base rodeada de 15 vasos com Espírito Santo, alusivas ao Natal. A imponente estrutura faz uma composição única com a Estufa do Jardim Botânico, que acaba de ser revitalizada pela Prefeitura.
Horário da visitação: diariamente, das 6h às 19h30.

RUA XV DE NOVEMBRO
O calçadão mais famoso de Curitiba não poderia deixar de receber sua árvore de Natal. Com 11 metros de altura, os 5 mil vasinhos de sálvias vermelhas a tornam a árvore “viva” do Centro, criando um belo cenário com os canteiros com flores vermelhas e as fachadas dos prédios da Rua XV de Novembro. À noite, a iluminação especial da árvore de Natal e dos postes republicanos torna o cenário ainda mais lúdico.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

PARQUE DO BACACHERI
Com 10 metros de altura e formato de pinheiro estilizado, a árvore de Natal do Parque Bacacheri (Rua Paulo Nadolny, s/n) pode ser contemplada por quem está caminhando na pista do local ou relaxando no gramado junto ao lago. O espaço verde ainda oferece cancha de futebol de areia e vôlei, churrasqueiras, playground e lanchonetes.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

PASSEIO PÚBLICO
Uma das grandes novidades natalinas deste ano, a decoração especial do Passeio Público pode ser visitada até dia 6 de janeiro. Além do carrossel veneziano, o Natal Condor no Passeio tem ainda uma árvore de luz de 11 metros, que parece flutuar em uma das ilhotas do lago. O Passeio Público foi totalmente revitalizado pelo programa Rosto da Cidade da Prefeitura.
Horário para visitação: durante todo o dia até às 20h.

PERPÉTUO SOCORRO
Quem passa pela esquina das ruas Amâncio Moro e Ubaldino do Amaral, no Alto da Glória, tem dois bons motivos para diminuir o passo ou dirigir mais devagar. Afinal, merecem ser apreciados o presépio em tamanho natural e a árvore de luz de 6,5 metros de altura do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A árvore foi instalada pela Prefeitura e o presépio foi feito em artesanato popular brasileiro por homens acolhidos na Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro, em Quatro Barras.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

TERMINAL DO SANTA CÂNDIDA
Localizado próximo à igreja e ao terminal do Santa Cândida, no cruzamento da Avenida Paraná, da Rua Padre João Wislinski e da Estrada Nova de Colombo, o Jardinete Hedwirges Nadolny chama a atenção, normalmente, pelo piso de petit-pavé em formato de pinhão. Até o dia 6 de janeiro, a árvore de 10 metros de altura também se destaca na paisagem da região ao Norte de Curitiba.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

MERCADO MUNICIPAL
Repleta de coloridas flores, folhas e fitas, a árvore de Natal do Mercado Municipal merece ser fotografada entre uma compra e outra nos 362 boxes e bancas de hortifrutigranjeiros, cereais, carnes, peixes, especiarias e comidas de todas as partes do mundo. Com 2,5 metros de altura, a árvore natalina fica no Espaço Arena, junto à entrada da Avenida Sete de Setembro, que ganhou ainda um divertido painel vazado natalino para fotos.
Horário para visitação: segunda, das 8h às 14h; terça a sábado, das 8h às 18h; domingo, das 8h às 13h (restaurantes até 15h).

ROTATÓRIA DA CÂNDIDO DE ABREU
A arquitetura modernista do Centro Cívico ganhou um belo toque natalino com o brilho da árvore de Natal de 18 metros de altura da rotatória da Avenida Cândido de Abreu, próximo à sede da Prefeitura.  Com o pôr do sol, a estrutura embeleza a região graças as 50 mil microlâmpadas de LED na cor verde. A atração é patrocinada pela Volvo.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

PARQUE TANGUÁ
Com 18 metros de altura, a árvore de Natal do Parque Tanguá parece flutuar sobre um dos espelhos d’água do Jardim Poty Lazzarotto, que fica no alto do mirante natural. Se durante o dia, a árvore na cor verde, com 50 mil microlâmpadas de LED, forma uma composição única com o belvedere (mirante), marca registrada do local, à noite o cenário fica ainda mais especial, com as luzes evidenciando os contornos da construção semicircular. Como o belvedere pode ser visto de baixo, a construção recebeu iluminação cênica nos dois lados da fachada, permitindo que do gramado do parque também possa ser apreciada a decoração natalina. O Parque Tanguá fica na Rua Oswaldo Maciel, 97, no bairro Taboão.
Horário para visitação: das 6h a meia noite, diariamente, durante o verão.

PARQUE BARIGUI
Localizada em frente ao lago, o que proporciona a bela imagem de seu reflexo na água, a árvore de Natal do Parque Barigui, patrocinada pelo ParkShoppingBarigüi, é a mais alta da cidade. São 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED na cor verde que fazem a gigantesca estrutura ser uma das mais disputadas por quem busca uma selfie com o clima de Natal de Curitiba.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

SANTA FELICIDADE
Quem visitar o bairro mais italiano de Curitiba e passar pela Avenida Manoel Ribas será surpreendido, primeiramente, pelo famoso portal de Santa Felicidade todo decorado com contorno de luz e, ao chegar na rotatória que dá acesso aos restaurantes, com a árvore de luz de 7,5 metros de altura. A decoração do portal e a árvore de Natal tem patrocínio da Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite. 

BOSQUE ALEMÃO
O bairro Pilarzinho entrou no roteiro de visitações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais com a impactante decoração do Bosque Alemão (Rua Nicolo Paganini, s/n). As estrelas de Bélem, o contorno todo iluminado do nostálgico portal e o Oratório de Bach transformado em Casa do Pão de Mel já seriam boas razões para visitar o espaço verde da Prefeitura. Mas o Bosque Alemão ganhou ainda sua árvore iluminada de 10 metros de altura para encantar ainda mais o local. O espaço é patrocinado pela Samar Iluminação.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

ASILO SÃO VICENTE DE PAULO
Na esquina das ruas Barão dos Campos Gerais e Manoel Eufrásio, no Juvevê, o painel da artista plástica curitibana Ida Hanemann normalmente chama a atenção de quem segue pela via rápida para o Cabral ou Santa Cândida. Até o dia 6 de janeiro, o pequeno largo do Asilo São Vicente de Paulo está ainda mais bonito com uma árvore iluminada de 10 metros de altura, patrocinada pela Volvo.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

MEMORIAL DE CURITIBA
Com 10 metros de altura, a árvore de Natal do Memorial de Curitiba se destaca em meio à arquitetura contemporânea do espaço cultural no coração do Largo da Ordem. Também não deixe de apreciar as guirlandas e contornos de luz que embelezam os prédios históricos do Centro Histórico. A árvore do Memorial de Curitiba tem patrocínio da Volvo.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

RUÍNAS DO SÃO FRANCISCO
A Praça João Cândido, no Centro Histórico, volta a entrar com toda força no circuito turístico da cidade por conta da revitalização feita pela Prefeitura das Ruínas do São Francisco e do Belvedere. Até o dia 6 de janeiro, o local ainda recebe uma bela árvore de Natal de 10 metros, localizada junto ao palco de apresentações das arcadas, que teve um concorrido espetáculo de balé durante a temporada natalina de 2019.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

POR TODAS AS REGIONAIS
Dez árvores de Natal de 6,5 metros de altura embelezam as administrações regionais da Prefeitura, iluminadas com lâmpadas brancas. Estão localizadas nas Ruas da Cidadania ou em prédios das administrações regionais.
Horário para visitação: diariamente, das 8h às 18h.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 com o patrocínio dos Supermercados Condor, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Governo Federal, Electrolux, Volvo, Samar Iluminação, Servopa, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf) e ParkShoppingBarigüi. A programação de espetáculos vai até 23 de dezembro e a decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/

Segunda unidade do Venice faz sucesso no Champagnat

A mais nova pedida gastronômica do Champagnat já é destaque no bairro. O Venice Carnes & Chopes foi inaugurado no dia 06 de agosto, trazendo uma saborosa opção de bom churrasco. A loja também traz a expansão da marca, criada em 2019. Esta é a segunda unidade do Venice, que fica na Alameda Princesa Izabel (no 1430).

O espaço tem dois pavimentos e área externa, podendo receber 90 pessoas (40 sentadas). Lá, o público pode apreciar os clássicos hambúrgueres e sanduíches preparados na Parrilla, valorizando o sabor típico de churrasco. Destaque para o Sanduíche de Ragu de ossobuco, servido no pão ciabatta com muçarela de búfala e maionese verde.

“Nosso foco sempre foi e sempre será oferecer carnes de altíssima qualidade, preparadas na grelha, em Curitiba. Dos hambúrgueres aos cortes especiais, queremos proporcionar uma experiência gastronômica muito agradável para o nosso público. Tudo isso em um ambiente aconchegante, que tem a nossa cara e a nossa energia. Um bar despretensioso que se torna fascinante pela qualidade de seus produtos e atendimento”, detalha Fernando Souza, um dos sócios fundadores do bar.

O cardápio celebra ainda outras carnes preparadas na grelha, como assado de tira, picanha, pancetta de porco, linguicinha, sobrecoxa de frango desossada e até camarão grelhado. Todos são apresentados com acompanhamentos, entre eles o favorito do público: um chimichurri de receita exclusiva Venice. Aos sábados, é servida feijoada no almoço, com arroz, farofa, couve refogada com bacon, vinagrete e laranja. Para beber, a parceria com a cervejaria artesanal Swamp Brewing garante várias opções de chopes.

O Venice Carnes & Chopes do Champagnat fica na Alameda Princesa Izabel (n° 1430). A casa abre de quarta a sexta, das 17h às 23h; aos sábados, das 11h30 às 23h; e aos domingos, das 15h às 23h. Mais informações sobre o Venice nos perfis oficiais do empreendimento no Facebook (www.facebook.com/venicecarnesechopes) e no Instagram (@venicecarnesechopes).

Raízes Culturais do Paraná é tema do Sunday Funday deste domingo no ParkShoppingBarigüi

As raízes da cultura paranaense são o tema do próximo Sunday Funday que acontece neste domingo, 21 de agosto. O evento é gratuito e aberto ao público. Pratos típicos paranaenses como Pão no Bafo e Barreado estão entre as atrações com muita música, dança, comida, bebida, feira de produtos artesanais e diversas atrações.

O ParkShoppingBarigüi será tomado pelo fogo de chão no estacionamento. Ao som de canções da cultura popular paranaense, o público vai acompanhar preparos de carnes suína, bovina, frutos do mar e outras delícias preparadas na brasa. O fogo fica por conta dos Porcadeiros e da chef Rosane Radecki, comandante do Restaurante Girassol, em Palmeira, e embaixadora gastronômica da cidade. A cultura caiçara será representada com pratos típicos com frutos do mar e apresentações artísticas de fandango. A agenda do dia ainda conta com tenda com brasagem (uma das fases de produção da cerveja) e fabricação de facas artesanais.

Com programação diversificada, o Sunday Funday oferece aulas (inscrições devem ser feitas pelo app Multi), apresentações musicais, dança, atividades esportivas, yoga, feirinha com produtos típicos e artesanais, entre outros.

Feira artesanal e gastronômica

Na feirinha, o público terá a oportunidade de conhecer e comprar outros produtos locais como erva-mate,  pães, geleias, mel, aventais, facas, tábuas e queijos.  Sardinha na brasa, sanduíche de lula, barreado, pão no bafo (unidades limitadas), ostras, bolinho de bacalhau, cafés, doces, cachaças, cervejas artesanais e pasteis são as opções presentes durante todo o dia de evento.

Aulas

A programação traz aulas durante todo o dia. Aulas-show sobre ostras, Pão no Bafo e harmonização de queijos e cerveja precisam de inscrição antecipadamente pelo app Multi, assim como a aula de yoga. Aulas de bike e skate são abertas ao público.Curiosidades

O Pão no Bafo é um prato típico feito com massa de pão cozida no vapor, carne de porco, repolho e cerveja escura e foi tombado como patrimônio cultural imaterial do Paraná. O prato típico pode ser saboreado no Restaurante Girassol, a 80 km da capital paranaense, e já é roteiro obrigatório para quem visita a cidade. Em aula especialmente elaborada para o Sunday Funday, a chef Rosane Radecki ensinará a receita. Os porcadeiros foram os equivalentes aos tropeiros, mas ao invés de levarem gados e mulas, levavam porcos. Esse movimento deu origem a várias cidades paranaenses. Atualmente, os Porcadeiros são conhecidos por entusiastas que se juntam para promover e valorizar a carne suína, especialmente a paranaense Porco Moura. São chefs de cozinha e apoiadores que se reúnem em ocasiões diversas para difundir a carne de porco.

Sunday Funday – Programação completa:

MÚSICA E DANÇA

10h – Musicalização infantil com cantigas tradicionais

12h15 – Música e dança típica caiçara

13h – Samba e MPB

15h30 – Música brasileira e paranaense

ATIVIDADES ESPORTIVAS

11h – Yoga com Yoga no Parque – inscrições antecipadas no app Multi

10h – 16h Aulas de bike

10h – 12h | 14h – 16h Aulas de skate (os participantes deverão levar skate e equipamento de proteção)

AULAS- SHOW GASTRONOMIA  – inscrições antecipadas no app Multi

11h – Tudo sobre ostras (A Ostra Bêbada):  tipos, onde comprar, como abrir ostras e como harmonizar ostras e vinhos

12h30 – Aprenda a fazer o Pão no Bafo (Chef Rosane Radeck)

15h – Harmonização de queijos e cervejas

OUTRAS ATIVIDADES

Feirinha de adoção pet – ONG Fica Comigo e Zeal Petshop

14-16H Dicas de educação pet com Meu Jeito Animal

Serviço:

Sunday Funday -21 de agosto, a partir das 10h

ParkShoppingBarigüi: R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê

Entrada gratuita – em frente ao chafariz.

Inscrições para as aulas-show no app Multi.

Para saber mais sobre a programação, acesse parkshoppingbarigui.com.br ou @parkshoppingbarigui no Instagram.  #sundayfundayPkB