Veja onde você pode encontrar as 25 árvores de Natal de Curitiba

Curitiba definitivamente é a cidade luz dos Pinhais. Prova disso é a decoração natalina que vai do Centro aos bairros da capital e pode ser conferida até o dia 6 de janeiro. Um dos pontos altos são as árvores de Natal, que não poderiam faltar e encantam pela estrutura imponente toda iluminada ou pelos milhares de vasinhos de flores que as tornam “vivas”.

Curitiba tem nesta edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 15 grandes árvores de Natal da Prefeitura e de patrocinadores, que podem ser apreciadas (e fotografadas!) em parques, jardins, largos e ruas. Além disso, todas as dez Regionais da Prefeitura receberam árvores para embelezar as Ruas da Cidadania.

Patrocinadores

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, destaca que, desde a primeira edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, em 2017, o prefeito Rafael Greca determinou que toda a cidade fosse embelezada para o fim do ano. “É um período de grande emoção para todas as famílias e também um momento em que a capital recebe milhares de pessoas de fora”, justifica ela.

Tatiana ressalta ainda o apoio financeiro de patrocinadores privados que viabilizaram algumas das principais árvores, como os Supermercados Condor (Passeio Público), a Volvo (Avenida Cândido de Abreu, Asilo São Vicente de Paulo e Memorial de Curitiba), o ParkShoppingBarigüi (Parque Barigui), a Samar Iluminação (Bosque Alemão) e a Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Santa Felicidade).

A seguir você confere um roteiro com as árvores de Natal da Prefeitura e de patrocinadores que se espalham por toda a Curitiba:


JARDIM BOTÂNICO
Um dos espaços verdes mais visitados da capital, o Jardim Botânico ganhou uma árvore de Natal “viva” de 11 metros de altura, com iluminação especial, e cinco mil vasinhos de sálvias vermelhas e a base rodeada de 15 vasos com Espírito Santo, alusivas ao Natal. A imponente estrutura faz uma composição única com a Estufa do Jardim Botânico, que acaba de ser revitalizada pela Prefeitura.
Horário da visitação: diariamente, das 6h às 19h30.

RUA XV DE NOVEMBRO
O calçadão mais famoso de Curitiba não poderia deixar de receber sua árvore de Natal. Com 11 metros de altura, os 5 mil vasinhos de sálvias vermelhas a tornam a árvore “viva” do Centro, criando um belo cenário com os canteiros com flores vermelhas e as fachadas dos prédios da Rua XV de Novembro. À noite, a iluminação especial da árvore de Natal e dos postes republicanos torna o cenário ainda mais lúdico.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

PARQUE DO BACACHERI
Com 10 metros de altura e formato de pinheiro estilizado, a árvore de Natal do Parque Bacacheri (Rua Paulo Nadolny, s/n) pode ser contemplada por quem está caminhando na pista do local ou relaxando no gramado junto ao lago. O espaço verde ainda oferece cancha de futebol de areia e vôlei, churrasqueiras, playground e lanchonetes.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

PASSEIO PÚBLICO
Uma das grandes novidades natalinas deste ano, a decoração especial do Passeio Público pode ser visitada até dia 6 de janeiro. Além do carrossel veneziano, o Natal Condor no Passeio tem ainda uma árvore de luz de 11 metros, que parece flutuar em uma das ilhotas do lago. O Passeio Público foi totalmente revitalizado pelo programa Rosto da Cidade da Prefeitura.
Horário para visitação: durante todo o dia até às 20h.

PERPÉTUO SOCORRO
Quem passa pela esquina das ruas Amâncio Moro e Ubaldino do Amaral, no Alto da Glória, tem dois bons motivos para diminuir o passo ou dirigir mais devagar. Afinal, merecem ser apreciados o presépio em tamanho natural e a árvore de luz de 6,5 metros de altura do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A árvore foi instalada pela Prefeitura e o presépio foi feito em artesanato popular brasileiro por homens acolhidos na Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro, em Quatro Barras.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

TERMINAL DO SANTA CÂNDIDA
Localizado próximo à igreja e ao terminal do Santa Cândida, no cruzamento da Avenida Paraná, da Rua Padre João Wislinski e da Estrada Nova de Colombo, o Jardinete Hedwirges Nadolny chama a atenção, normalmente, pelo piso de petit-pavé em formato de pinhão. Até o dia 6 de janeiro, a árvore de 10 metros de altura também se destaca na paisagem da região ao Norte de Curitiba.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

MERCADO MUNICIPAL
Repleta de coloridas flores, folhas e fitas, a árvore de Natal do Mercado Municipal merece ser fotografada entre uma compra e outra nos 362 boxes e bancas de hortifrutigranjeiros, cereais, carnes, peixes, especiarias e comidas de todas as partes do mundo. Com 2,5 metros de altura, a árvore natalina fica no Espaço Arena, junto à entrada da Avenida Sete de Setembro, que ganhou ainda um divertido painel vazado natalino para fotos.
Horário para visitação: segunda, das 8h às 14h; terça a sábado, das 8h às 18h; domingo, das 8h às 13h (restaurantes até 15h).

ROTATÓRIA DA CÂNDIDO DE ABREU
A arquitetura modernista do Centro Cívico ganhou um belo toque natalino com o brilho da árvore de Natal de 18 metros de altura da rotatória da Avenida Cândido de Abreu, próximo à sede da Prefeitura.  Com o pôr do sol, a estrutura embeleza a região graças as 50 mil microlâmpadas de LED na cor verde. A atração é patrocinada pela Volvo.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

PARQUE TANGUÁ
Com 18 metros de altura, a árvore de Natal do Parque Tanguá parece flutuar sobre um dos espelhos d’água do Jardim Poty Lazzarotto, que fica no alto do mirante natural. Se durante o dia, a árvore na cor verde, com 50 mil microlâmpadas de LED, forma uma composição única com o belvedere (mirante), marca registrada do local, à noite o cenário fica ainda mais especial, com as luzes evidenciando os contornos da construção semicircular. Como o belvedere pode ser visto de baixo, a construção recebeu iluminação cênica nos dois lados da fachada, permitindo que do gramado do parque também possa ser apreciada a decoração natalina. O Parque Tanguá fica na Rua Oswaldo Maciel, 97, no bairro Taboão.
Horário para visitação: das 6h a meia noite, diariamente, durante o verão.

PARQUE BARIGUI
Localizada em frente ao lago, o que proporciona a bela imagem de seu reflexo na água, a árvore de Natal do Parque Barigui, patrocinada pelo ParkShoppingBarigüi, é a mais alta da cidade. São 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED na cor verde que fazem a gigantesca estrutura ser uma das mais disputadas por quem busca uma selfie com o clima de Natal de Curitiba.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

SANTA FELICIDADE
Quem visitar o bairro mais italiano de Curitiba e passar pela Avenida Manoel Ribas será surpreendido, primeiramente, pelo famoso portal de Santa Felicidade todo decorado com contorno de luz e, ao chegar na rotatória que dá acesso aos restaurantes, com a árvore de luz de 7,5 metros de altura. A decoração do portal e a árvore de Natal tem patrocínio da Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite. 

BOSQUE ALEMÃO
O bairro Pilarzinho entrou no roteiro de visitações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais com a impactante decoração do Bosque Alemão (Rua Nicolo Paganini, s/n). As estrelas de Bélem, o contorno todo iluminado do nostálgico portal e o Oratório de Bach transformado em Casa do Pão de Mel já seriam boas razões para visitar o espaço verde da Prefeitura. Mas o Bosque Alemão ganhou ainda sua árvore iluminada de 10 metros de altura para encantar ainda mais o local. O espaço é patrocinado pela Samar Iluminação.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

ASILO SÃO VICENTE DE PAULO
Na esquina das ruas Barão dos Campos Gerais e Manoel Eufrásio, no Juvevê, o painel da artista plástica curitibana Ida Hanemann normalmente chama a atenção de quem segue pela via rápida para o Cabral ou Santa Cândida. Até o dia 6 de janeiro, o pequeno largo do Asilo São Vicente de Paulo está ainda mais bonito com uma árvore iluminada de 10 metros de altura, patrocinada pela Volvo.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

MEMORIAL DE CURITIBA
Com 10 metros de altura, a árvore de Natal do Memorial de Curitiba se destaca em meio à arquitetura contemporânea do espaço cultural no coração do Largo da Ordem. Também não deixe de apreciar as guirlandas e contornos de luz que embelezam os prédios históricos do Centro Histórico. A árvore do Memorial de Curitiba tem patrocínio da Volvo.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

RUÍNAS DO SÃO FRANCISCO
A Praça João Cândido, no Centro Histórico, volta a entrar com toda força no circuito turístico da cidade por conta da revitalização feita pela Prefeitura das Ruínas do São Francisco e do Belvedere. Até o dia 6 de janeiro, o local ainda recebe uma bela árvore de Natal de 10 metros, localizada junto ao palco de apresentações das arcadas, que teve um concorrido espetáculo de balé durante a temporada natalina de 2019.
Horário para visitação: durante todo o dia e iluminada à noite.

POR TODAS AS REGIONAIS
Dez árvores de Natal de 6,5 metros de altura embelezam as administrações regionais da Prefeitura, iluminadas com lâmpadas brancas. Estão localizadas nas Ruas da Cidadania ou em prédios das administrações regionais.
Horário para visitação: diariamente, das 8h às 18h.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 com o patrocínio dos Supermercados Condor, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Governo Federal, Electrolux, Volvo, Samar Iluminação, Servopa, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf) e ParkShoppingBarigüi. A programação de espetáculos vai até 23 de dezembro e a decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/

Curitiba terá o 14º Festival Pão com Bolinho

Evento conta com 59 participantes e várias opções de sanduíches vegetarianos

Vem aí o 14º Festival Pão com Bolinho, organizado pela Curitiba Honesta! O evento será de 16 de junho a 7 de julho, no formato presencial (respeitando as medidas sanitárias vigentes) e também por delivery, com entregas exclusivamente pela 99Food. Participam 59 estabelecimentos de Curitiba e Região Metropolitana. O sanduíche tradicional será vendido a R$ 17,90 e o feito com carne à base de plantas sairá por R$ 22,90. Este será um grande diferencial do evento. O empresário Sérgio Medeiros, organizador do festival, destaca: “Desta vez teremos várias opções para os vegetarianos, com um excelente produto, presente em 22 países: a carne à base de plantas da Fazenda Futuro”. Nesta edição, o festival está sendo expandido para a Região Metropolitana de Curitiba. São quatro participantes de São José dos Pinhais, dois de Colombo e um de Campo Largo.

Entre os 17 estabelecimentos que criaram sanduíches vegetarianos especialmente para o evento com o produto da Fazenda Futuro está o tradicional Barbaran, que propõe um Bolinho de carne à base de plantascom temperos da casa, queijo branco, rúcula, alface, cebola roxa, pepino agridoce, maionese de alho da casa no pão francês. Já o Cartolas vem com Bolinho de carne da Fazenda Futuro, queijo cheddar derretido, maionese verde, alface, tomate, cebola roxa, pepino fatiado no pão italiano.  O Silzeus oferece Bolinho de carne à base de plantas, queijo provolone derretido, fatia de abacaxi, maionese artesanal misturada com repolho roxo, picles, tomate, maionese alho e cheiro verde no pão francês.

Divulgação Barbaran

Na categoria dos sanduíches tradicionais, há diversas receitas apetitosas. Entre elas, o sanduíche do Porks Trajano, com Bolinho de carne de porco, creme de cheddar, queijo da Canastra derretido, fatias de bacon crocante, maionese no pão francês. Acompanha tiras de torresmo crocante salpicada com lemon pepper. Já o Mr. Hoppy Pilzarzinho apresenta o Bolinho de carne com temperos especiais, muçarela derretida, creme de queijos, coberto com bacon e cebola roxa caramelizados no chope escuro, salpicado de cebolinha verde servido no pão francês. E o Mas Será o Benedito vem com Bolinho de carne bovina, maionese artesanal defumada, geléia de bacon e cebola, servido no pão macio. Acompanha dadinhos de polenta branca.

Divulgação Mr Hoppy

O aplicativo oficial é o 99Food, que irá garantir as entregas gratuitas para pedidos a partir de R$ 30. Quem usar o aplicativo pela primeira vez ganha um cupom de R$ 20 (em pedidos acima de R$30). Haverá um raio de distância a partir dos bares atendidos pelo app. Para checar quais bares estão disponíveis na sua região, o cliente só tem que acessar o app.

Divulgação Quitutto

Confira os bares participantes:

A lista de endereços, descrições dos sanduíches e fotos estão disponíveis no site www.curitibahonesta.com.br.

1.       Aquarius

2.       Armazém Santa Ana

3.       Baroneza

4.       Barbaran

5.       Barraca do Cláudio – Tarumã

6.       BC Wings – Mondrí -São José dos Pinhais

7.       BC Wings – Vila Urbana

8.       Belvedere

9.       Bodezsa Comida de Boteco – Souq Curitiba

10.   Burguer Bar

11.   Canabenta

12.   Cartolas

13.   Charles Burguer

14.   Dublins Pub

15.   Garden

16.   Green Gate

17.   Kanavial

18.   Maria Fumaça BBQ

19.   Mas Será o Benedito?

20.   Mavy Pub – São José dos Pinhais

21.   Mavy Pub – MondrÍ Gastronomia – São José dos Pinhais.

22.   Merano Gastronomia

23.   Miss Coxinha – Vista Alegre

24.   Mr Hoppy – Anita

25.   Mr Hoppy – Agua Verde

26.   Mr Hoppy  – Bairro Alto

27.   Mr Hoppy- Boqueirão

28.   Mr Hoppy – Cabral

29.   Mr Hoppy – Campo Largo

30.   Mr. Hoppy – Colombo

31.   Mr Hoppy- Derosso

32.   Mr Hoppy – Ecoville

33.   Mr Hoppy – Getúlio Vargas

34.   Mr Hoppy – Jardim Botânico

35.   Mr Hoppy – Jardim das Américas

36.   Mr Hoppy – Mercês

37.   Mr Hoppy – Pilarzinho

38.   Mr Hoppy – Portão

39.   Mr Hoppy – Santa Felicidade

40.   Mr Hoppy – São José dos Pinhais

41.   Pit Stop Burger

42.   Porks – Avenida Brasília

43.   Porks – Colombo

44.   Porks – Itupava

45.   Porks- Mon

46.   Porks- Portão

47.   Porks- São José dos Pinhais

48.   Porks Trajano

49.   Quermesse

50.   Quintal 68

51.   Quitutto

52.   Quitutto – Distrito 1340

53.   Red Face Bbq House

54.   Silzeus

55.   Smoke Brothers Cwb

56.   Smoke N’ Fire

57.   Take Your Beer

58.   Villa Bistrô

59.   Ushuaia

Serviço:
14º Festival Pão com Bolinho

De 16 de junho a 7 de julho de 2021

Delivery e Presencial (conforme decreto municipal vigente)

#festivalpaocombolinho

Informações: www.curitibahonesta.com.br

Instagram @curitibahonesta

Facebook:  https://www.facebook.com/curitibahonesta

Café Cultura lança menu de sopas

O outono apresenta dias cada vez mais frios, convidativos para pratos mais quentes e aconchegantes

Saborosas em qualquer estação, as sopas ganham um charme maior nos dias frios. Apresentadas bem quentinhas, ajudam a aplacar as baixas temperaturas de maneira muito apetitosa. Para deixar os dias gelados curitibanos mais aconchegantes, a rede Café Cultura acaba de lançar seu menu de sopas, ideal para curtir a temporada fria que está chegando, nas lojas ou ainda em casa, com pedidos para delivery.

Divulgação

Para quem ama o preparo, a rede oferece cinco sabores deliciosos, todos acompanhados com torrada de pão de fermentação natural e queijo parmesão. As escolhas de sopas são: Abóbora com gengibre, Caldo verde, Corn & Bacon, Grão de bico com tahine e Canja. Nas lojas, as sopas saem a R$ 26 cada. Para delivery, cada uma custa R$ 32, acompanhadas de embalagem térmica para mantê-las bem aquecidas.

Divulgação

Outras pedidas

O cardápio do Café Cultura tem muitas outras pedidas para curtir o frio. Os cafés apresentam uma ampla gama de sabores, do tradicional Espresso, passando pelo Cappuccino italiano e o Latte, até os adocicados como Café Nutella, Mocha e Hot Salted Caramel.

Para acompanhar o café, há escolhas como Misto-quente e Croissant. Ideais para o almoço, os Omeletes ganham destaque, com opções como Ovos Benedict (dois ovos poché, pão tipo brioche com molho holandês, lombo canadense, acompanhado de batata rústica) e Purgatório (dois ovos, azeite, pimenta calabresa, molho de tomate e tomilho, com torradas de pão campanha).

A rede Café Cultura conta com duas lojas físicas na cidade de Curitiba: ParkShoppingBarigüi (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600) – (41) 3024-6002 e Batel Soho (R. Saldanha Marinho, 1050) – (41) 98430-6929. Os pedidos estão disponíveis, também, via delivery pelo aplicativo iFood.