Vai ter até roda gigante no Natal de Curitiba. Vem ver:

A segunda edição do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba, a temporada natalina da capital paranaense, começa no dia 22 de novembro e estará entre as maiores programações gratuitas de fim de ano do País. Serão mais de 70 atrações, entre autos, corais, exposições de presépios, paradas, concertos e feiras temáticas, promovidos pela Prefeitura e empresas privadas.

A capital ganhará também uma decoração repleta de luz, cor e brilho, que levará a festividade do Centro para os bairros. Estrelas de Belém iluminadas indicarão e valorizarão as atrações históricas de Curitiba.

Os espetáculos vão até 23 de dezembro. Já a decoração natalina ficará montada até 6 de janeiro. “A programação do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba foi concebida para espalhar um clima de renovação de esperanças, de espírito de paz e de união entre as pessoas, transformando nossa cidade também em uma ótima opção turística para desfrutar das festas de fim de ano”, afirmou o prefeito Rafael Greca no lançamento do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba, nesta quinta-feira (8/11).

Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Inspirações para renovar esperanças não faltarão no Natal de Curitiba. Grandes árvores de Natal vão tomar o calçadão da Rua XV de Novembro e os principais parques e jardins da capital. Paradas e espetáculos por toda a cidade prometem encantar crianças e adultos. Uma Vila de Natal, em pleno coração de Curitiba, terá como maior atração uma roda gigante. Além disso, haverá um buggy elétrico, com o Papai Noel a bordo, que irá parar o Centro da capital ao cruzar toda a Rua XV. Já a nostálgica Maria Fumaça anunciará com seu apito a passagem por vários bairros de Curitiba.

Greca salientou que, como na primeira edição do Luz dos Pinhais, Curitiba celebrará o Natal com criatividade e de maneira inovadora, com uma programação descentralizada, contemplando todos os bairros, uma rede de voluntários e apoio financeiro de patrocinadores, como a Caixa Econômica Federal, a Electrolux e os Supermercados Condor. O Instituto Municipal de Turismo, responsável pela organização da programação, promoveu vários editais de chamamento para realização dos eventos da Prefeitura, sempre procurando unir qualidade e preço competitivo.

“Estamos consolidando Curitiba no roteiro nacional natalino e mostrando que uma cidade inteligente, como é a nossa capital, consegue recriar, com parcerias público-privadas, cenários mágicos que retratam o caráter lúdico do nascimento de Jesus Cristo”, completou Greca, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone.

Economia

A temporada natalina deverá estimular a economia local em diversos setores, como hotelaria, gastronomia, transporte, prestação de serviços e o comércio em geral.

Levantamento do Instituto Municipal de Turismo (IMT) aponta que, no ano passado, os principais espetáculos natalinos reuniram cerca de 300 mil pessoas. Somente os turistas, 20 deste total (60 mil), ajudaram a movimentar R$ 53 milhões na cidade.

A expectativa do município é que haja incremento nesses números, já que festa está maior e com mais atrativos.

Núcleo central

As apresentações de Natal começam no dia 22 de novembro, com o Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização, uma celebração ao ar livre, no Largo da Ordem (Centro Histórico), em que os sinos tocarão e “anjos” anunciarão a chegada do espírito natalino. A cerimônia de lançamento, inclusive, contou com a participação de atores, que recepcionaram os convidados com trajes usados no espetáculo de abertura.

A programação continua até 22 de dezembro, quando será realizado o Auto de Natal de encerramento, no Parque Tanguá. Já as feiras natalinas funcionam até 23 de dezembro e a decoração especial embelezará a cidade até 6 de janeiro.

A ornamentação da capital estará nos parques Barigui e Tanguá, que receberão árvores de Natal. No Parque Lago Azul, no Ganchinho, um presépio iluminado celebrará o nascimento de Jesus. O Jardim Botânico, por sua vez, terá decoração especial, com a iluminação da estufa e a Árvore da Vida, composta por flores.

A Árvore da Vida também poderá ser vista na Rua XV de Novembro, que receberá até dezembro um buggy elétrico com o Papai Noel a bordo. O Memorial de Curitiba, no Centro Histórico, terá uma bela árvore de luz de nove metros e espetáculos.

Entre as apresentações privadas, destaque para o consagrado Natal do Palácio Avenida, e novidades, como a Parada de Natal do Batel, além de atrações como a Maria Fumaça da concessionária de trens Rumo e o Natal do Paço 2018.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, contou que as calçadas do Centro Histórico e da Rua XV de Novembro, entre as praças Osório e Santos Andrade, serão o núcleo da programação. Na Santos Andrade, inclusive, a tradicional feira de artesanato de fim de ano irá se transformar na Vila de Natal Electrolux, com direito a uma inédita roda gigante, com entrada gratuita.

Mas a celebração vai envolver toda a cidade. “Todas as regionais terão atrações para a população e visitantes. As Ruas da Cidadania, por exemplo, ganharão rosáceas e árvores de luz e estão programados espetáculos musicais”, exemplificou Tatiana.  De acordo com ela, a atuação da equipe municipal e o apoio de diversas pessoas e instituições estão possibilitando que a celebração natalina de Curitiba seja ainda maior este ano.

Participaram do lançamento da programação de Natal de Curitiba a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a assessora especial da Prefeitura Cynthia Juraszek Maia Batista; o tenente-coronel Samuel Prestes, sub-comandante do 1.º Grupamento do Corpo de Bombeiros; o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto; os vereadores Thiago Ferro e Pier Petruzziello, líder do Governo na Câmara; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Pascoal Zani; e Heloisa Cunha, da área de Marketing da Electrolux.

Toda a agenda de Natal está disponível no site oficial: http://natal.curitiba.pr.gov.br/.


Algumas atrações da segunda edição do Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba

O Natal de Curitiba atrai turistas e movimenta a economia.
-Na imagem, o Auto de Natal no Centro Histórico em cenário de ópera a céu aberto. Curitiba, 22/11/2017 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

Auto de Natal – Espírito de Amor e Confraternização – Abertura oficial da programação

O Natal começa em Curitiba com um show gratuito de luzes, música e teatro onde a plateia acompanha caminhando pelo cenário do Largo da Ordem. Traga os filhos para este criativo espetáculo ao ar livre, onde a plateia segue caminhando pelas atrações teatrais e musicais desde a Igreja do Rosário até a Igreja da Ordem, passando pelo Memorial de Curitiba.

Espetáculo de abertura: 22/11, às 20h30

Demais espetáculos: 28 e 29/11 e 5, 6, 12 e 13/12, às 20h30

Local: Início no Palacete Wolff (Praça Garibaldi, s/n), no Centro Histórico

Entrada: gratuita

 

Feira Especial de Natal da Praça Osório

A chegada do Natal lembra as comidas gostosas e enfeites artesanais que nossas avós faziam e tanto nos encantavam na infância. A Feira Especial de Natal da Praça Osório tem tudo isso e muitas sugestões de presentes. Enquanto faz as compras da sua lista e prestigia os artesãos, delicie-se com as comidas típicas de diversos países no setor gastronômico da feira. O local também receberá a Casa do Papai Noel.

Datas: de 23/11 a 23/12, todos os dias (das 10h às 22h, de segunda a sábado; e, aos domingos, das 14h às 19h)

Local: Praça Osório

Entrada: gratuita

 

Vila de Natal Electrolux da Praça Santos Andrade

A Praça Santos Andrade, no Centro, vai ganhar a Vila de Natal Electrolux, uma feira com artesanato, gastronomia e uma espetacular roda gigante iluminada (que começará a funcionar no dia 30/11). Todas as atrações serão gratuitas.

Datas: 23/11 a 23/12, todos os dias (das 10h às 22h, de segunda a sábado; e, aos domingos, das 14h às 19h)

Local: Praça Santos Andrade

Entrada: gratuita

 

Coral Palácio Avenida – Natal do Bradesco 2018

Quando as luzes do Palácio Avenida se acendem, as janelas se abrem e as mais de 100 crianças de escolas municipais e de instituições de acolhimento apoiadas pelo Bradesco começam a cantar. Há quase 30 anos, a emoção toma conta das milhares de pessoas que assistem a um dos maiores espetáculos musicais natalinos do país. O show desse ano tem como tema Tempo de Sonhar e termina com uma queima de fogos de artifício.

Datas: 30/11 e 1, 2, 7, 8, 9, 14, 15 e 16/12 (sextas, sábados e domingos), das 20h20 até às 21h05.

Local: Palácio Avenida, calçadão da Rua XV de Novembro esquina com Travessa Oliveira Belo

Entrada: gratuita

 

Natal do Paço 2018 – O Chefe da Fábrica

A fachada do Paço da Liberdade, primeira sede da Prefeitura e que atualmente abriga a unidade cultural do Sesc, ganha vida em mais um evento grátis. Através de projeção computadorizada, luzes, teatro e música, o espetáculo O Chefe da Fábrica conta a história do encontro do Papai Noel e a Fada Lia, que o apresenta ao Karambólis, um serelepe morador do relógio da torre do Paço da Liberdade. O espetáculo também terá a apresentação da Banda Lyra.

Datas: 11, 12, 13/12 (das 20h30 até às 21h35)

Local: Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, Centro)

Entrada: Gratuita

 

Parada de Natal do Batel

A Avenida Batel vai ganhar sua primeira Parada de Natal com carros alegóricos, figurinos exclusivos, trilha sonora gravada pela Orquestra Filarmônica de São Petersburgo (Rússia), centenas de personagens encenando o sonho natalino em alas grandiosas e todos interagindo com o público. Promovida pelo Shopping Pátio Batel, a celebração gratuita terá bailarinas, soldadinhos de chumbo, renas, brinquedos e uma linda festa na neve.

Datas: 27/11 e 4, 11 e 18/12, às 21h

Local: Avenida Batel (início na frente do Castelo do Batel e término em frente ao Shopping Pátio Batel)

Entrada: gratuita

 

Maria Fumaça do Natal

O inconfundível e nostálgico apito da Maria Fumaça Mallet 204 voltará a ser ouvido em vários bairros da capital a partir de 1º de dezembro e, neste ano, ela terá uma novidade: paradas para a apresentação de pequenos espetáculos gratuitos. A histórica locomotiva da concessionária de trens Rumo, toda iluminada e ornamentada com adereços natalinos, irá passar por bairros como Capão da Imbuia, Cajuru, Cachoeira, Barreirinha e Centro.

Datas: de 1º a 15/12, diariamente (entre 17h e 19h)

Locais: ao longo da linha férrea entre a Rodoferroviária, no Centro, e a garagem da Concessionária Rumo, no Cajuru

Entrada: Gratuita

 

Nataleluia 2018

Espetáculo da Primeira Igreja Batista de Curitiba, o Nataleluia resgata o cunho religioso da verdadeira mensagem do Natal. Com performances ao vivo e a participação de mais de mil voluntários da congregação religiosa, este evento reúne orquestra, teatro, dança, um grande coral e efeitos especiais garantidos por três painéis de LED e um grandioso show de luzes que emocionará toda a família.

Datas: 20, 21, 22, e 25/12, às 20h

Local: Primeira Igreja Batista de Curitiba (Avenida Batel esquina com Bento Viana, Batel)

Entrada: R$ 10 (venda pelo site nataleluia.com.br)

 

Bach na Capela Santa Maria

Muita música sacra vai ecoar no palco da Capela Santa Maria. O Concerto de Encerramento da Temporada da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta a obra Weihnachts Oratorium (Oratório de Natal) de Johann Sebastian Bach, composta para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.

Datas: 14/12, às 20h; e 15/12, 18h30

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)

Entrada: R$ 30 (inteira)

 

36ª Feira de Santa Rita

A 36ª Feira de Santa Rita é promovida pela Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia. São 145 estandes de artesanato, presentes e uma grande praça de alimentação com variadas atrações folclóricas e musicais. A entrada é franca e toda a renda obtida é revertida para as 168 entidades beneficentes cadastradas.

Datas e horários: 30/11, das 14h às 22h; e 1º e 2/12, das 10h às 22h

Local: Pavilhão da Expo Renault Barigui, no Parque Barigui

Entrada: gratuita

 

Orquestra UniCesumar no Parque Barigui

A Orquestra da UniCesumar apresenta músicas natalinas, grandes sucessos populares e trilhas sonoras que marcaram a história do cinema. Regida pelo maestro e diretor artístico Davi Oliveira, a orquestra prepara um espetáculo ao ar livre inesquecível que começa ao pôr do sol. Assim que escurecer, o público poderá se encantar com a maravilhosa árvore de Natal iluminada de 22 metros que a Volvo patrocina no local.

Data: 25/11, às 18h

Horário: 18h

Local: Parque Barigui

Entrada: gratuita

 

Texto extraído da Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apresentações de Natal do Palácio Iguaçu seguem encantando o público em dezembro

Os 92 cantores e músicos à frente do espetáculo Natal Palácio Iguaçu voltam a se apresentar nesta sexta-feira (3) e sábado (4), às 20h, em frente ao prédio da sede do Executivo Estadual, em Curitiba. O público contemplará ainda projeções em 3D mapeadas na fachada do prédio, além do show de luzes e queima de fogos de artifício. No evento podem ser doados brinquedos que serão destinados a crianças em situação de vulnerabilidade.

“É a primeira vez que o Estado realiza um evento natalino desse porte na sua sede administrativa. Quero convidar a todos os paranaenses que estejam ou passem pela Capital a prestigiar esse evento, que foi produzido com muito cuidado e atenção”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Também representa a retomada da vida, após tempos tão difíceis por causa da pandemia”, destacou.

A trilha sonora da noite é executada por 28 músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) e 64 cantores dos corais da Copel e Sanepar. As músicas têm arranjos de Alexandre Brasolim, maestro da OSP, músico violinista, e de Dirceu Saggin, produtor musical.

O repertório inclui músicas clássicas nacionais e internacionais, natalinas e tradicionais da MPB. Entre as canções, estão Novo Tempo, Divertimento de Natal, Prece De Natal (pastoril Alagoano), Natal das Crianças, A Paz, Vem Chegando o Natal, Aquarela, Carrol Of The Bells Rock, Jingle Bell Rock, All I Want For Christmas is You, Superfantástico (Balão Magico), Feliz Natal (Feliz Navidad) e Bicho do Paraná.

PROGRAMAÇÃO – O espetáculo de cores, luzes e músicas segue até 18 de dezembro, sempre às sextas e sábados, a partir das 20h, em frente ao Palácio Iguaçu. A duração é de cerca de uma hora.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura e da Governadoria, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e a Renault do Brasil.

DOAÇÕES – O público também pode doar brinquedos novos que serão entregues a crianças em situação de vulnerabilidade social. Duas Tendas da Solidariedade estão montadas no local para a arrecadação dos itens. A ação faz parte da campanha Natal Solidário Paraná, idealizada pela Superintendência Geral de Ação Solidária.

Cine Passeio reabre sala on demand com sessões grátis e comentadas

A férias chegaram mais cedo e com um pacote de novidades na programação do Cine Passeio. Durante o mês de dezembro serão exibidos filmes consagrados no cinema mundial, novas apostas para a próxima edição do Oscar e também haverá sorteio de entradas gratuitas para o público.

A principal novidade é a reabertura da Sala Passeio On Demand, onde o curador Marden Machado fará duas sessões presenciais comentadas, destinadas ao público infantojuvenil. As exibições são gratuitas e as inscrições devem ser feitas através deste link.

A primeira sessão será neste sábado (4/12), às 15h, com o filme Invasão Zumbi Público (de 14 a 18 anos). No outro sábado (11/12) com Yesterday (12 a 18 anos), também às 15h.

Para os cinéfilos que quiserem aproveitar a estrutura aconchegante da Sala Passeio On Demand do Cine Passeio, as locações ficarão disponíveis a partir de 7 de dezembro pelo email contato@cinepasseio.org. O limite é de uma locação por dia, para no máximo oito pessoas.

A sala on demand conta com sofás, poltronas e pufes, uma televisão tela 4K de 86 polegadas e som de 5.1 canais. É a primeira sala de streaming dentro de um cinema e permite acesso a diversos conteúdos digitais.

Estreias

Para as estreias mais aguardadas do mês, Matriz Ressurections e Não Olhe para Cima, o Cine Passeio abriu a pré-venda antecipada dos ingressos, que podem ser adquiridos na plataforma Ingresso.com

O filme Matrix Ressurections vai estrear no dia 22 de dezembro. Este é o quarto capítulo da franquia criada por Lana e Lilly Wachowski, com Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss de volta aos papéis de Neo e Trinity.

Para preparar o lançamento desse novo filme da série, o Cine Passeio exibe como “esquenta” o clássico Matrix, de 1999, entre os dias 9 e 15 de dezembro.

Outro filme exibido nas telas do Cine Passeio será Não Olhe para Cima. Esta é a grande aposta da Netflix ao Oscar com Leonardo Di Caprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchett e Ariana Grande. A estreia será no dia 9 de dezembro.

Entradas gratuitas

Para que o público aproveite ainda mais a retomada das sessões presenciais, o Cine Passeio vai fazer o sorteio dos Cartões Valêncio Xavier e os ganhadores terão direito a 12 meses de sessões gratuitas. A ação foi lançada em comemoração ao primeiro aniversário do cinema de rua, mas devido ao fechamento do espaço por causa da pandemia, em março de 2020, só será realizado agora. 

Os vencedores serão conhecidos no dia 17 de dezembro. O sorteio será pelas redes sociais do Cine Passeio.

Serviço: Cine Passeio

Endereço: Rua Riachuelo, 410, Centro

Sessões presenciais comentadas – Grátis
Dia 4/12, às 15h – Invasão Zumbi Público de 14 a 18 anos –
Dia 11/12, às 15h – Yesterday Público de 12 a 18 anos –
Inscrições abertas no site: www.cinepasseio.org

Matrix (1999)
9/12 a 15/12 – Clássico de 99
2/12 – Pré-venda para a estreia mundial de Matrix Ressurections em 22/12 (www.ingresso.com)

Não Olhe para Cima Estreia
9/12 – Pré-venda já disponível Ingressos na plataforma ingresso.com