Urbs faz mapeamento do uso do transporte coletivo por setor

A Urbanização de Curitiba (Urbs) está fazendo um mapeamento do uso do transporte coletivo de Curitiba por setor. O estudo servirá para elaborar, com entidades representativas dos três segmentos, um escalonamento de horários, evitando aglomerações nos ônibus da capital para conter a propagação da covid-19.

“Estamos cruzando os dados do CNPJ das empresas e os cadastros por segmento com a utilização do vale- transporte pelos funcionários. Isso vai nos dar um panorama de que segmentos estão concentrando o fluxo de passageiros nos horários de pico”, explica o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

“A partir desse diagnóstico, poderemos traçar uma estratégia conjunta para evitar a lotação nos ônibus e garantir segurança ao usuário”, diz.

O assunto será discutido na próxima sexta-feira (12/6) em reunião da Urbs com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Associação Comercial do Paraná (ACP) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e a Coordenação da Região Metropolitana (Comec). Na última sexta-feira (5/6) foi realizada uma reunião com a ACP para reforçar a necessidade de o comércio respeitar os horários alternativos de funcionamento – das 10h às 17h para as lojas de rua e de 12h às 20h para os shopping centers.

Apesar de funcionar com folga – a frota de ônibus está em 80% e o movimento de passageiros em 35% do normal – os horários de pico da manhã e da noite passaram a registrar forte movimento com a reabertura do comércio.

“Temos que discutir de maneira ampla, com os diversos setores, medidas flexibilizar os horários de funcionamento e por consequência de entrada e saída dos funcionários. A reabertura é essencial para a economia, mas evitar a propagação da doença, especialmente agora com as temperaturas mais baixas, é uma responsabilidade que precisa ser partilhada também pelos empresários”, afirma Maia Neto.

Região Metropolitana

De acordo com o presidente da Comec, Gilson Santos, o pico no número de usuários no transporte metropolitano é no início da manhã, com o movimento das pessoas que usam o ônibus para trabalhar em Curitiba. Mas depois das 8h esse fluxo reduz para menos da metade.

“Com um pequeno esforço, flexibilizando horários, o usuário vai encontrar um sistema totalmente diferente dos horários de pico e é essa compreensão que precisamos que todos tenham. Mas, infelizmente, não é o que estamos observando. Os patrões não estão olhando com a devida atenção neste momento de pandemia para estas pessoas”, disse Santos.

Nesta semana, a Urbs fez mais um reforço de frota do transporte coletivo de Curitiba. Desde segunda-feira (8/6) foram colocados mais cinco ônibus biarticulados na linha Pinheirinho-Rui Barbosa, a partir das 17h, além de mais veículos nas linhas Rio Bonito, Rio Bonito-CIC e Dalagassa. Somente na linha Pinheirinho-Rui Barbosa, a frota será ampliada em 33%.

Com a reabertura dos shoppings, no último dia 25/5, a Urbs já havia ampliado de 65% para 80% o uso da frota de 1,5 mil veículos. A linha Inter 2 passou a funcionar com 100% da frota nos dias úteis. As linhas expressas Pinheirinho-Rui Barbosa, Santa Cândida-Capão Raso e Circular Sul operam com 90% da capacidade nos horários de maior movimento e as linhas alimentadoras, que atuam na região Sul da cidade, trabalham com 100% no horário de pico. Também foi feito o reforço na linha Boqueirão-Centro Cívico nos picos da manhã e da noite.

Outras medidas

Para evitar aglomeração, a Urbs já tomou uma série de medidas. Os ônibus das principais linhas só podem sair dos terminais com lotação máxima de 50%.

Todos os terminais têm marcações para que os passageiros mantenham uma distância de, no mínimo, 1,5 metro entre si e há distribuição de folders com orientações sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, necessidade de manter o distanciamento e as janelas abertas nos veículos.

A recomendação é que os passageiros utilizem álcool gel. Grupos de risco também só devem utilizar o sistema de transporte em caso de necessidade e de preferência fora do horário de pico.

Cartazes, faixas e painéis eletrônicos nos ônibus também trazem informações sobre a prevenção da covid-19.

Fiscais e agentes da Guarda Municipal fazem o trabalho de orientação, que ganhou também o apoio do Exército desde 14 de maio.

A força-tarefa, que conta com a participação de 80 soldados, está concentrada – entre 5h30 e 8h30 – nos principais terminais (Pinheirinho, Santa Cândida, Cabral, Centenário de Boqueirão). No fim do dia, entre 16h30 e 19h30, a cooperação entre Prefeitura e Exército é nas estações-tubo nas praças Carlos Gomes, Rui Barbosa e na estação Central.

Caminho de Luz e Árvore de Natal do Barigui estreiam no Natal de Curitiba nesta terça-feira

Caminho de Luz e Árvore de Natal do Barigui estreiam no Natal de Curitiba nesta terça-feira

O Parque Barigui é o cartão-postal das estreias do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais desta terça-feira (29/11). Às 19h30 começam os roteiros do circuito drive-thru Caminho de Luz da Ligga. Outra atração que vai estrear na programação é o acendimento da árvore de Natal ParqueShoppingBarigüi, no lago do Parque. 

O Caminho de Luz Ligga é feito com agendamento. São três sessões diárias (19h, 20h e 21h), de terça a domingo, com capacidade para 400 carros por hora, 1.200 por dia. O prefeito Rafael Greca participará da abertura das duas atrações.

Confira aqui a programação do Natal de Curitiba nesta terça-feira (29/11)

As vagas para o Caminho de Luz do Barigui já estão esgotadas, mas a atração fica na programação até 23 de dezembro e quem não conseguiu agendar o passeio de carro pode visitar a atração de ônibus.

Durante o percurso, o público passará por estações lúdicas que misturam teatro, encenações da Sagrada Família, Casa do Papai Noel e outros cenários temáticos natalinos.

Dentro do Caminho de Luz, os veículos terão que seguir a uma velocidade máxima de 10 km/h. No Barigui, o Caminho de Luz começa no portal de acesso pela BR-277 e segue por um circuito de 1,5 km até a Avenida Cândido Hartmann.

Árvore de Natal de 54 mil pontos de luz

O circuito tem túneis de luz e duas árvores de Natal. Uma delas, patrocinada pelo ParqueShoppingBarigui, tem 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED e fica junto ao lago. A outra está na saída do percurso, na rotatória da Avenida Cândido Hartmann.

A árvore de 22 metros, instalada em uma ilhota artificial no lago do Parque Barigui, é a mais alta do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022.  A atração, que  é uma das mais disputadas por quem busca uma selfie com o clima natalino da capital, permanecerá até 8 de janeiro. Devido ao mau tempo, o show de drones previsto para marcar o acendimento da árvore será agendado para uma nova data.

Última semana do Auto do Largo da Ordem

Neste terça-feira (29/11) também começa a última semana de apresentações do espetáculo Espírito de Amor e Confraternização, no Largo da Ordem. A superprodução estará em cartaz até quinta-feira (1º), sempre às 19h30. Com início na sacada do Palacete Wolf, sede do Instituto Municipal do Turismo, e terminando em frente à Igreja da Ordem, na Árvore de Natal.

Outra atração desta terça é o espetáculo Encantorias – Cantos e Encantos do Natal, na Rua da Cidadania do Pinheirinho. A apresentação, às 15h, conta com a participação do Grupo Tupi Pererê. O Auto de Natal produzido especialmente para os curitibinhas conta a história da anunciação e do nascimento de Jesus, com muita teatralidade e música.

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Club Athletico Paranaense, Uninter, Banco do Brasil, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br


Confira aqui as atrações do Natal de Curitiba desta terça-feira (29/11)

    • 10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Pç. Gen. Osório, 100 – Centro)
    • 14h – Natal Condor no Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 370 – Centro)
    • 15h – Auto de Natal do Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033 – Pinheirinho)
    • 19h – Natal da Família Moletta (Rua Nicola Pellanda, 5962 – Umbará)
    • 19h – Árvore de Natal Centro Cívico (Avenida Cândido de Abreu, 817)
    • *19h30 – Árvore do Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, 2355 – Bigorrilho)
    • *19h30 – Caminho de Luz da Ligga no Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, S/N – Bigorrilho)
    • 19h – Árvore de Natal da Rotatória do Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, 2355 – Bigorrilho)
    • 19h – Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Calçadão da XV de Novembro – Centro)
    • 19h – Jardim dos Sonhos Ademicon (Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350 – Jardim Botânico)
    • 19h30 – Natal do Pequeno Príncipe Restaurante Madalosso (Avenida Manoel Ribas, 5878 – Santa Felicidade)*Estreias

*Estreias

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Curitiba participa de encontros nacional e internacional de segurança pública

Curitiba participa de encontros nacional e internacional de segurança pública

O município de Curitiba marcou presença em dois grandes eventos de segurança pública realizados no país, na última semana. Um deles foi O 4º Encontro Nacional de Secretários de Segurança que ocorreu em Angra dos Reis (RJ). O evento reuniu cerca de 300 municípios do país para discutir o cenário atual e a ampliação da cultura da segurança pública no Brasil.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, representou a capital no encontro e destacou a troca de experiência entre os gestores da segurança e a possibilidade de conhecer boas práticas de outras localidades do país.

“Curitiba é referência, uma cidade inteligente que se destaca com o aparato tecnológico da Muralha Digital e na forte atuação da Guarda Municipal. Sem dúvida temos muito que compartilhar e também aprender com outras experiências”, comentou ele.

Simpósio Internacional

A cidade ainda fez história e foi destaque no Primeiro Simpósio Latino Americano de Inteligência, realizado em Foz do Iguaçu. A capital foi o único município do país convidado a participar do evento que reuniu profissionais da inteligência de diferentes forças de segurança da América Latina.  O diretor do Departamento de Inteligência (DTI), Antônio Reginaldo Moreira da Silva, representou a cidade.

O secretário Péricles de Matos também comentou a participação. “Nossa contribuição em um evento internacional demonstra o bom preparo dos nossos profissionais e a confiança na atuação de Curitiba em uma área estratégica e tão importante para a segurança pública. Isso aumenta a nossa responsabilidade em dar continuidade e aprimorar ainda mais esse trabalho”, afirmou o secretário da Defesa Social e Trânsito.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba