Universidades estaduais definem datas e mudanças para os vestibulares de 2022

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as universidades estaduais do Paraná estão alterando o formato dos vestibulares. O objetivo é incentivar o ingresso de novos estudantes nas instituições respeitando as medidas sanitárias.

Na Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi aprovada, na quinta-feira (1), a realização do Vestibular 2022 em fase única, com prova agendada para 6 de março, seguindo o modelo adotado no último concurso. As inscrições iniciam no dia 20 de setembro e vão até 3 de novembro.

O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, afirma que a universidade registrou mais de 27 mil inscrições no Vestibular 2021, em virtude da redução do valor de inscrição e da realização da prova em um único dia, somente em Londrina.

“A universidade teve de suspender o concurso por três vezes e realizou a prova em conjunto com o Ministério Público e com as autoridades municipais e sanitárias. Esperamos que no ano que vem estejamos vivendo a normalidade, mas é importante ser conservador neste atual cenário da Covid-19”, disse o reitor.

A Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) também propôs modificações e readequações no Vestibular 2022. Além da alteração das provas, que eram aplicadas em dois dias e mudam para data única, o exame terá alteração no número de questões para adequação ao tempo. A duração será de até cinco horas, no período da tarde.

Segundo a presidente da Comissão Central do Vestibular, Maria Raquel Marçal Natali, as mudanças facilitam a logística e estimulam a participação dos candidatos. “Os estudantes terão mais facilidade do ponto de vista econômico, com um dia de provas apenas, procedimento também adotado por outras universidades estaduais”, explicou.

PROVAS – Outra instituição que, recentemente, realizou o vestibular foi a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). A prova reuniu 3.197 candidatos que concorreram a 1.083 vagas ofertadas nos cursos de graduação da universidade.

O processo seletivo também aconteceu em um único dia e a tendência é que se mantenha no mesmo formato para os próximos anos. O gabarito provisório e o caderno de provas do Vestibular Uenp 2021 estão disponíveis AQUI.

Foto: Divulgação SETI

Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) a prova do vestibular que estava agendada para domingo (4) foi transferida para 1º de agosto, devido à situação epidemiológica da macrorregião Oeste, que abrange quatro dos sete locais de prova. São 10.766 inscritos que disputam 1.230 vagas, distribuídas em 65 cursos de graduação.

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) disponibilizou duas formas de ingresso em 2021. Uma delas foi usar a média final do último vestibular realizado e a outra foi considerar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas edições de 2018 e 2019. A expectativa é que as provas acorram no mesmo formato no início do ano que vem.

INSCRIÇÕES ABERTAS 

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abriu as inscrições nesta quinta-feira (1º) para o Vestibular de Primavera 2021. O prazo segue até 29 de julho e as provas serão aplicadas em 26 de setembro. O processo seletivo é válido para entrada de alunos em 2022. São 725 vagas distribuídas em 39 cursos de graduação.

Nesta edição, as provas serão aplicadas em um só dia, no domingo (manhã e tarde), com intervalo mínimo de duas horas entre uma prova e outra. A Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) manteve o mesmo conteúdo programático e obras literárias da edição anterior.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site da CPS/UEPG. O valor da taxa de inscrição também foi mantido em R$ 157, que pode ser pago até 30 de julho.

Para o Vestibular de Primavera, a UEPG mantém a aplicação de um rígido protocolo de biossegurança, aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde, que respeita o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. Em cada local de provas serão alocados em torno de 250 candidatos para evitar aglomerações antes da entrada escalonada dos candidatos nas salas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Auxílio emergencial só será estendido se houver nova variante da Covid, diz Guedes

O ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou, nesta terça-feira (12), que o governo só considera estender o auxílio emergencial, que ajudou famílias de baixa renda a se estabilizarem na pandemia, se surgir uma nova variante da Covid-19.

A última parcela do benefício será paga em 31 de outubro.

“Se tivermos um aumento na doença, faremos o mesmo que antes: nós aumentaremos os gastos com proteção para os mais vulneráveis. Mas não é isso o que está acontecendo, com vacinação em massa e volta segura ao trabalho”, disse.

Guedes está nesta semana em Washington, na capital dos Estados Unidos, para participar da reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI). Durante esta terça-feira (12/10), o ministro conversou com jornais locais. Em participação ao vivo na TV Bloomberg, ele defendeu que o crescimento da economia brasileira não será problema, e sim a inflação.

“As pessoas que perderam a eleição há três anos não respeitaram o resultado e continuam a bater tambores. A gente entende, é a primeira vez que a esquerda perdeu para liberais-conservadores”, alfinetou.

Para ler a matéria completa no portal Metrópoles clique aqui.

Veja o cronograma de aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19

A partir de segunda-feira (4/10), cerca de 98 mil moradores de Curitiba que receberam a primeira dose da vacina anticovid devem retornar aos pontos de vacinação para completar o ciclo de imunização com a segunda dose. Pessoas vacinadas com a vacina da Pfizer terão as segundas doses antecipadas. Aqueles vacinados com Coronavac e Astrazeneca receberão a segunda dose no prazo normal de aplicação. (Veja o cronograma abaixo.)

É importante que as pessoas que foram vacinadas com a primeira dose da Pfizer fiquem atentas à data da segunda dose, disponível no aplicativo Saúde Já. Conforme  a disponibilidade de doses em estoque, a segunda aplicação vem sendo antecipada.

O objetivo é cumprir a determinação do Ministério da Saúde de redução do intervalo ente as doses para oito semanas.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) não está enviando mensagem avisando da antecipaçao das vacinas Pfizer. Foi alterada a data da segunda dose no aplicativo e é lá que deve ser feita a consulta (veja abaixo como consultar).

A SMS lembra que todas as pessoas que, por alguma razão, perderam a data de aplicação da segunda dose marcada no aplicativo, podem procurar um dos pontos de vacinação para completarem o ciclo de imunização.

Cronograma de aplicação da segunda dose da vacina.

Como consultar o dia da segunda dose

Pelo aplicativo Saúde Já:
1 – Abrir o aplicativo no celular;
2 – Clicar em “Carteira de Vacinação”;
3 – Visualizar a data que aparece em Próximas Vacinas;
4 – Procurar um dos pontos de vacinação da cidade que estejam abertos nesse dia.

Pelo site:
1 – Abrir www.saudeja.curitiba.pr.gov.br;
2 – Clicar em “Vacinação”;
3 – Visualizar a data que aparece em Próximas Vacinas;
4 – Procurar um dos pontos de vacinação da cidade que estejam abertos nesse dia.

O que levar

Para receber a segunda dose da vacina, basta procurar um dos pontos de vacinação da cidade, das 8h às 17h, levar um documento de identificação com foto e CPF. A partir desta segunda-feira (4/10) serão 27 locais para vacinação (veja lista abaixo). 

Repescagem

Na segunda-feira (4/10) os pontos estarão atendendo o público da primeira dose na repescagem contínua. São aqueles que já foram convocados, mas ainda não compareceram, inclusive os adolescentes nascidos entre 2 de outubro de 2003 e 31 de dezembro de 2005.
Também segue sendo aplicada a segunda dose e a dose de reforço para os que não compareceram na data do agendamento.

Cronograma da semana para segunda dose

Segunda dose de Coronavac:
– 4 de outubro – Vacinados com a primeira em 7, 8 e 9 de setembro;
– 5 de outubro – Vacinados com a primeira em 10 de setembro;
– 6 de outubro – Não há agendamento;
– 7 de outubro – Não há agendamento;
– 8 de outubro – Vacinados com a primeira em 13 de setembro.

Segunda dose de AstraZeneca
– 4 de outubro – Vacinados com a primeira em 10 de julho;
– 5 de outubro – Vacinados com a primeira em 12 e 13 de julho;
– 6 de outubro – Vacinados com a primeira em 14 de julho;
– 7 de outubro – Vacinados com a primeira em 15 de julho;
– 8 de outubro – Vacinados com a primeira em 16 de julho.

Segunda dose de Pfizer
– 4 de outubro – Vacinados com a primeira em 3, 4 e 5 de agosto;
– 5 de outubro – Vacinados com a primeira em 6 de agosto;
– 6 de outubro – Vacinados com a primeira em 7 e 8 de agosto;
– 7 de outubro – Vacinados com a primeira em 9,10, 11 e 12 de agosto;
– 8 de outubro – Vacinados com a primeira em 13 de agosto

Locais de vacinação

Das 8h às 17h

1 – US Ouvidor Pardinho 
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho
 
2 – Centro de Referência, esportes e atividade física 
Rua Augusto de Mari, 2.150 – Guaíra
 
3 – US Salvador Allende 
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado
 
4 – US Parigot de Souza 
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado
 
5 – US Vila Diana 
Rua René Descartes, 537 – Abranches
 
6 – Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira 
Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri
 
7 – US Bairro Alto 
Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 – Bairro Alto
 
8 – US Santa Efigênia 
Rua Voltaire, 139  – Barreirinha
 
9 – US Atuba 
Rua Rio Pelotas, 820 – Bairro Alto
 
10 – US Tarumã 
Rua José Veríssimo, 1352 – Bairro Alto
 
11 – US Abranches 
Rua Aldo Pinheiro, 60 – Abranches
 
12 – US Jardim Paranaense 
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão
 
13 – US Visitação 
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão
 
14 – US Camargo 
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru
 
15 – US Uberaba 
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba
 
16 – Clube da Gente CIC 
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira, nº 700
 
17 – US Oswaldo Cruz 
Rua Pedro Gusso, 3749 – Cidade Industrial
 
18 – US Vila Feliz 
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo
 
19 – US Aurora 
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo
 
20 – US Pinheiros 
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade
 
21 – US Orleans 
Av. Ver. Toaldo Túlio, 4.577 – Orleans
 
22 – US Campina do Siqueira 
Rua General Mário Tourinho, 1684 – Campina do Siqueira
 
23 – US Butiatuvinha
Avenida Manoel Ribas, 8640 – Butiatuvinha
 
24 – US São Braz
Rua Antonio Escorsin, 1960 – São Braz
 
25 – Rua da Cidadania do Tatuquara 
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
 
26 – Rua da Cidadania do Fazendinha 
Rua Carlos Klemtz, 1.700
 
27 – US Santa Quitéria 2 
Rua Bocaíuva, 310 – Santa Quitéria