Arquivos

Um ano depois da inauguração, Horta Marupiara produz fartura para as famílias


Couve, repolho, rúcula, beterraba, cenoura, couve-flor e alface. Toda essa variedade de alimentos está abastecendo a mesa das famílias que cultivam a Horta Marupiara, na Rua Nair Cravo Westphalen, 16, no bairro do Umbará, na Regional Bairro Novo.

Um ano e dois meses após a inauguração, os canteiros da horta continuam verdinhos, o que demonstra o cuidado dos hortelões, e as margens do Rio Ponta Grossa, em uma Área de Preservação Permanente (APP), estão livres da degradação devido à remoção de lixo e caliça que antes eram descartados ali irregularmente.

Em seu lugar foram plantadas 100 mudas de árvores nativas e frutíferas. Essa característica de colocar os canteiros a 30 metros da margem do rio tornou a Horta Marupiara a primeira a utilizar o conceito regenerativo, prevendo a recomposição da mata ciliar ao redor do rio. 

Repartindo o pão

Os 20 canteiros que estão ali dispostos, cultivados por dez hortelões, produzem, em média, 13 kg de alimentos por mês.

“A gente não vence consumir e acabamos dividindo com os vizinhos e amigos”, contou Laura Rodrigues Vieira, 65 anos, coordenadora da horta.

Além das famílias que cultivam os canteiros, a horta beneficia indiretamente outras 90 pessoas.

Iniciativa dos moradores

Laura mora ao lado do terreno da horta e recebe ajuda para cultivar os dois canteiros que estão sob sua responsabilidade e do marido, Nelson Rodrigues Vieira.

“A gente já plantava nesse terreno antes de obter o apoio da Prefeitura para fazer a horta. Com a parceria com a Prefeitura recebemos os insumos e as orientações para fazer a horta de fato”, explicou Laura.

Na área de 221 metros quadrados, além dos canteiros foram plantadas mudas de árvores frutíferas, como laranjeira, poncã, jabuticabeira. “Nós plantamos também 600 mudas de cebola e em breve vamos ter uma colheita abundante”, prevê Laura.

Insumos

Para a montagem da horta, a Prefeitura fez a limpeza do local e cedeu terra preta, blocos de concreto, adubo, calcário, mudas, portão, material para cercamento, mudas de árvores e hortaliças.

Com a Horta Marupiara, a Regional Bairro Novo conta com dez hortas urbanas. Em toda cidade, são 147 hortas que produzem hortifrútis com apoio da Prefeitura.

O programa de Agricultura Urbana do município é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e a abertura de novas hortas urbanas integra as ações do Curitiba Viva Bem, política pública de saúde e bem-estar do município.

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba