UEM transfere provas do Vestibular 2020 de Curitiba para Ponta Grossa

A Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) informou nesta quarta-feira (19), mediante o Edital 17/2021, que excepcionalmente para o Vestibular 2020 (ingresso em graduações presenciais no ano letivo de 2021), as provas de 23 e 24 de maio de 2021 na cidade de Curitiba serão transferidas para o município de Ponta Grossa, a cerca de 100 quilômetros da Capital, devendo os 1.921 candidatos inscritos para Curitiba atentarem-se.

A mudança é necessária para cumprimento do Decreto Municipal 890/21 da Prefeitura de Curitiba. Haverá apoio logístico e infraestrutura da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). De acordo com o edital da CVU, o ensalamento e o endereço do novo local de aplicação de provas, para vestibulandos previamente inscritos para Curitiba, poderá ser consultado no Menu do Candidato a partir das 17h de sexta-feira (21).

Divulgação

Anteriormente, a universidade possuía autorização da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná para realização do processo seletivo em Curitiba. No entanto, com a publicação do Decreto Municipal 890/21, a realidade mudou.

A CVU da UEM reitera que as aplicações do Vestibular 2020 prosseguem – agora, além de Ponta Grossa – normalmente em outras dez cidades paranaenses, nos dias 23 e 24 de maio de 2021: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.

A universidade também reforça que em todos os locais de prova haverá um rigoroso protocolo de biossegurança para que sejam minimizados os riscos de contaminação tanto de candidatos quanto de fiscais e membros da organização do processo seletivo.

Todos os candidatos do Vestibular 2020 necessitam se programar com bastante atenção em relação a hospedagem, transporte e alimentação, já que o Poder Executivo de cada cidade tem autonomia para aplicar regras específicas quanto ao combate da pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UFPR abre inscrições para Vestibular 2021/2022; confira o edital

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu o período de inscrições para o vestibular 2021/2022. As inscrições podem ser feitas até às 12h de 10 de novembro e a taxa é de R$ 155. As provas serão aplicadas em fase única, no dia 13 de fevereiro de 2022, a partir das 14h, com duração de 5h30. O fechamento dos portões e às 13h30. Serão ofertadas 5.376 vagas.

Das vagas oferecidas, 50% serão destinadas à concorrência geral e as outras 50% serão reservadas exclusivamente a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio e aos que tenham obtido certificado de conclusão do Ensino Médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Estas vagas reservadas serão destinadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Também serão reservadas para estudantes que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

Candidatos de baixa renda com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal podem pedir isenção da taxa de R$ 155 até o dia 23 de setembro.

Confira o edital do vestibular 2021/2022 da UFPR

UFPR divulga hoje (31) os aprovados no vestibular 2020/2021

A espera está terminando. A partir das 13h30 de hoje, 31 de agosto, a Universidade Federal do Paraná transmite a solenidade virtual de divulgação do resultado do processo seletivo 2020/2021, pelo canal da UFPR TV, no YouTube. O resultado estará disponível às 14h no aplicativo +UFPR para Android e no site do Núcleo de Concursos (NC).

Para evitar congestionamento na rede do NC, o resultado oficial poderá ser acessado rapidamente pelo app +UFPR, disponível apenas para Android, neste link.

A solenidade contará com a presença do reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, da vice-reitora, professora Graciela Ines Bolzon de Muniz, da pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Maria Rita de Assis César, da pró-reitora de Graduação e Educação Profissional, professora Maria Josele Bucco Coelho, e do coordenador do NC, professor Alexandre Luis Trovon de Carvalho.

Este ano, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a comemoração dos aprovados será em forma de “banho de lama virtual”, com contagem regressiva ao som de baterias dos centros acadêmicos pelo YouTube e lançamento de filtros comemorativos para os calouros, que estarão disponíveis no Instagram da UFPR.

O processo Seletivo 2020/2021 da UFPR teve 39.696 candidatos inscritos, concorrendo a 5.423 vagas em cursos de graduação e 70 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Paraná. A prova foi realizada no dia 18 de julho, em uma única fase, nas cidades de Curitiba, Maringá, Palotina, Toledo, Jandaia do Sul e Matinhos.

Será realizada uma entrevista coletiva sobre o vestibular 2020/2021 a partir das 14h30, pelo canal da UFPR no YouTube, neste link.