O próximo convidado do programa Trilha de Letras é o filósofo, educador e escritor Renato Noguera. Em entrevista à apresentadora Eliana Alves Cruz, que será exibida nesta quarta-feira (20), às 23h, na TV Brasil, Renato compartilha suas obras que investigam por que amamos ou o que é luto. O convidado discute as diferenças culturais na concepção de amor no Ocidente e fala sobre a construção social dos afetos.
“Nós somos muito mais máquinas de sentir do que máquinas de pensar. Porque o nosso pensamento, ele é sempre entremeado pelos afetos, pelas emoções. O próprio pensamento é um ato afetivo.” afirma. Para ele, quando as pessoas estão pouco alimentadas de amor, a maneira de reagir às frustrações é, em última instância, a violência.
O autor do livro Por que Amamos? fala sobre o luto e os diversos tipos de perdas na vida dos seres humanos, dentre eles, o envelhecimento. “Numa cultura de ódio à juventude, de elogio contínuo à juventude, as pessoas se envergonham do envelhecimento”, afirma. O autor destaca ainda a importância de se falar sobre as perdas e não somente sobre os ganhos.
A entrevista também aborda outros assuntos, como sua formação de griô, um difusor de conhecimento e tradições nas comunidades africanas. Renato explica o papel da ancestralidade na construção da autoestima das crianças, e de que forma isso impacta na relação que elas vão desenvolver com o mundo futuramente. Ele fala ainda sobre paternidade e seu trabalho voltado para o público infantil.
Dando a Letra
No quadro Dando a Letra, Lorena Ribeiro (@passosentrelinhas) indica o livro Menina de Fogo, de Taylane Cruz. “Essa é sem dúvida uma leitura para fazer de coração aberto, com um lencinho do lado, sabendo que talvez você termine o livro entendendo que as coisas bonitas fazem valer a dor do mundo ”, sugere.
Sobre o programa
O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, atual diretora do programa que entrou no ar em abril de 2017. Nesta temporada, os episódios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro.
A TV Brasil já produziu três temporadas do programa e recebeu mais de 200 convidados nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quarta temporada, que também ganha uma versão na Rádio MEC.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Trilha de Letras – quarta, dia 20/11, às 23h, na TV Brasil
Trilha de Letras – quarta, dia 20/11, às 23h30, na Rádio MEC
Trilha de Letras – quinta, dia 21/11, às 4h30, na TV Brasil
Trilha de Letras – segunda, dia 25/11, à 0h30 e às 5h30, na TV Brasil
Deixe um comentário