Curitiba registra neste sábado (21/3) mais dois casos do novo coronavírus em moradores da cidade, totalizando até o momento 29 o número de casos confirmados de covid-19 na cidade.

O número de casos suspeitos é de 292 e outros 120 foram descartados.

Dos 29 casos, seis estão em internamento, e apenas um é considerado grave. O médico da UPA Boqueirão, que está na UTI, mas apresenta quadro estável. Ele tem 59 anos e está internado em hospital na capital desde quinta-feira (19/3).

A provável fonte de infecção foi o contato com uma colega de trabalho que esteve em São Paulo e apresentou sintomas respiratórios leves após o retorno. 

A transmissão não decorreu, portanto, da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que os profissionais de saúde devem usar nos atendimentos. Os EPIs estão disponíveis para os profissionais em todas as unidades da Secretaria Municipal da Saúde.

Providências na UPA

As pessoas que tiveram contato próximo com esses dois profissionais da UPA Boqueirão, no período de transmissão do novo coronavírus, estão sendo monitoradas e orientadas a uma quarentena mínima de sete dias. No caso dos profissionais de saúde da UPA também estão afastados para quarentena e testagem quando houver indicação.

A Secretaria Municipal da Saúde tomou todas as providências em relação à equipe e à desinfecção da unidade, que segue seus atendimentos normais e não representa nenhum risco extra à população por conta deste caso.