Com o avanço das obras de revitalização no entorno do Mercado Municipal, no Centro, uma nova alteração será feita no trânsito local, com bloqueio no cruzamento da Avenida Sete de Setembro (pista da esquerda) com a Rua General Carneiro.
A interrupção começa a valer a partir das 11 horas da quinta-feira (3/8), por um período de 15 dias, e é necessária para a continuidade da implantação da travessia elevada no cruzamento.
Também às 11h desta quinta-feira, será liberada a pista da direita da Avenida Sete de Setembro que havia sido interrompida em 17 de julho para o início dos serviços de elevação do cruzamento. A faixa em concreto, na mesma altura da via em paralelepípedo, vai obrigar os motoristas a reduzir a velocidade ao se aproximarem do cruzamento e ampliar a visibilidade do pedestre.
O bloqueio vai alterar o trânsito na região e é preciso que os motoristas diminuam a velocidade e fiquem atentos. O trecho estará devidamente sinalizado e agentes da Setran estarão no local para orientar o tráfego.
Mão única
Na sexta-feira (4/8), a partir das 9h30, o trecho da Rua General Carneiro compreendido entre as avenidas Presidente Affonso Camargo e Sete de Setembro será liberado e voltará a ter trânsito em mão única. Os carros que hoje acessam a Rua General Carneiro pela Affonso Camargo voltam a acessá-la pela Avenida Sete de Setembro em um único sentido.
As obras que estão requalificando a região são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) a partir de projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Como vai ficar o trânsito
– Veículos
– Nesta etapa das obras, haverá bloqueio da Rua General Carneiro, entre as avenidas Visconde de Guarapuava e Sete de Setembro. O trecho será liberado apenas para acesso ao comércio local e a moradores, com os veículos usando mão inglesa (trafegando pelo lado esquerdo da via).
– Por motivo de segurança, haverá bloqueio do canteiro central na Avenida Visconde de Guarapuava. O veículo que está na General Carneiro, entre a Nilo Cairo e a Visconde de Guarapuava, deverá realizar obrigatoriamente a conversão à direita na Visconde de Guarapuava.
– A Sete de Setembro, entre a Rua da Paz e a Rua Dr. Faivre, ficará bloqueada no sentido da Rua Mariano Torres, sendo liberado o fluxo nas pistas da direita, sem desvio, no sentido da Rua Ubaldino do Amaral.
– Transporte coletivo
– As linhas de transporte público não terão alteração. Já os ônibus da Linha Turismo permanecerão trafegando pela Avenida Presidente Affonso Camargo até a finalização dos serviços no cruzamento e liberação total do tráfego.
Pedestre é prioridade
As obras de revitalização do entorno do Mercado Municipal prevêem intervenções em cinco ruas, que vão alcançar 13 quadras.
“O projeto inclui novas calçadas, correção geométrica, drenagem, recuperação do asfalto, ciclovia, iluminação, sinalização semafórica e paisagismo”, explica o secretário municipal de obras públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Os serviços avançam dia a dia, com frentes de obras na Rua da Paz, que já teve 200 metros do antigo passeio removido, além da execução dos serviços de infraestrutura de fibra óptica e iluminação.
Na Sete de Setembro, além da faixa elevada que está sendo implantada no cruzamento com a General Carneiro, foi implantada nova calçada, plana e acessível, ao longo de 70 metros em frente à entrada do Mercado Municipal, juntamente com os serviços de infraestrutura de fibra óptica e iluminação.
As equipes trabalham agora na implantação de 200 metros de novas calçadas nos dois lados da Avenida Sete de Setembro, entre as ruas da Paz e Ubaldino do Amaral. A via também teve o asfalto requalificado neste mesmo trecho.
A Rua General Carneiro, que está sendo transformada em boulevard, está com boa parte das novas calçadas executadas. Foram implantados 130 metros de faixa acessível em concreto, piso tátil, lousinhas e petit pavet, na quadra do Mercado Municipal. A via também recebe nova pista em paralelepípedo ao longo do trecho entre as avenidas Presidente Affonso Camargo e Sete de Setembro, infraestrutura de rede óptica e iluminação.
Caminhar Melhor
As intervenções fazem parte do projeto Caminhar Melhor, de implantação de novas calçadas e estrutura cicloviária, e do Programa Rosto da Cidade, de recuperação e revitalização da região central.
Deixe um comentário