Um tornado devastador atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na sexta-feira (7), resultando em estragos significativos e perda de vidas. Os ventos podem ter alcançado velocidades de até 250 km/h, conforme informou o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O Simepar classifica o tornado como um fenômeno preliminarmente de índice F2, que abrange ventos entre 180 km/h e 250 km/h. No entanto, há indícios de que, em algumas áreas da cidade, a velocidade dos ventos pode ter ultrapassado os 250 km/h, elevando a classificação para F3.
“Continuaremos monitorando e analisando imagens, tanto fotos quanto imagens aéreas, junto à Defesa Civil. Se necessário, podemos reclassificar a intensidade do fenômeno, pois foi extremamente severo”, afirmou Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Até o momento, a Defesa Civil do Paraná confirmou pelo menos cinco mortes e 130 pessoas feridas em decorrência do tornado.
Previsão de Ciclone em Regiões Vizinhas
Segundo o Climatempo, um ciclone, associado a uma frente fria, poderá gerar rajadas de vento superiores a 100 km/h em estados vizinhos como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A previsão aponta que o ciclone deve se deslocar pelo mar até o domingo (9), impactando também o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
As autoridades recomendam que a população evite áreas abertas e fique atenta a estruturas, árvores e fiações elétricas, devido ao alto risco de quedas e acidentes.
*Publicado por Marina Toledo, com informações de Thiago Félix
Fonte: CNN https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sul/pr/tornado-no-parana-provoca-ventos-de-250km-h-diz-simepar/
