Terceira fase da vacinação contra gripe começa na segunda-feira

Começa na segunda-feira (11/5) a terceira fase da campanha nacional de vacinação contra gripe. Passam a ser vacinados também as crianças de 2 a 6 anos incompletos – 5 anos, 11 meses e 29 dias –, professores, mães no pós-parto até 45 dias e pessoas acima de 55 anos de idade.

Com a inclusão dos novos grupos, estão contemplados todos os públicos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde. 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue com as medidas evitar aglomerações e assegurar medidas de prevenção ao novo coronavíru. A médica infectologista da SMS, Marion Burger alerta que pessoas com sintomas gripais não devem tomar a vacina.

“Quem estiver com algum sintoma de infecção respiratória deve manter o isolamento e esperar a melhora do quadro de saúde para se imunizar”, orienta Marion.

Pessoas que fazem parte do público alvo da primeira e da segunda fases da campanha que não tenham se vacinado, ainda podem buscar a imunização nos pontos de vacinação (veja endereços abaixo). A campanha deve ir até 22 de maio.

Até o dia 5 de maio, Curitiba já aplicou 293.921 doses, sendo a cobertura em idosos de 96,3% e em profissionais de saúde 90,4% de Curitiba. A meta é imunizar 90% de cada público alvo. 

Onze unidades de saúde: quem deve vacinar

Para as crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, gestantes e puérperas até 45 dias a vacina contra a gripe será feita nas 11 unidade de saúde que estão funcionando para vacinação de rotina. 

Segundo a secretária municipal da Saúde (SMS), Márcia Huçulak, além de evitar aglomerações a iniciativa também tem como objetivo fazer a atualização vacinal completa.

“Mesmo em momento de pandemia as vacinas da rotina não devem ser esquecidas. Vamos aproveitar a campanha para atualizar a carteirinha das nossas crianças e gestantes”, esclarece a secretária. 

Regional BAIRRO NOVO (7h às 19h)
US São João Del Rey – Rua Realeza, 259 – Sítio Cercado

Regional BOQUEIRÃO (7h às 19h)
US Visitação – Rua Bley Zorning, 3136 – Boqueirão

Regional BOA VISTA (7h às 19h)
US Pilarzinho – Rua Amauri Lange Silvério, 1251 – Pilarzinho

US Bacacheri – Av. Erasto Gaertner, 797 – Bacacheri

Regional CAJURU  (7h às 19h)
US Iracema – Rua Prof. Nivaldo Braga, 1571 – Capão da Imbuia

Regional CIC  (7h às 19h)
US Campo Alegre – Av. das Indústrias, 1749 – CIC

Regional MATRIZ  (7h às 19h)
US Mãe Curitibana – Rua Jaime Reis, 331 – São Francisco

Regional PINHEIRINHO  (7h às 19h)
US Vila Feliz – Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

Regional PORTÃO (7h às 19h)  
US Santa Quitéria 2 – Rua Bocaiúva, 310 – Santa Quitéria

Regional SANTA FELICIDADE  (7h às 19h)
US Bom Pastor – Rua José Casagrande, 220 – Vista Alegre

Regional TATUQUARA  (7h às 17h)
US Santa Rita – Rua Adriana Zago Bueno, 1350 – Tatuquara

Dez pontos externos: quem deve vacinar

Já os demais públicos – pessoas acima de 55 anos, profissionais de saúde, doentes crônicos, transplantados, imunossuprimidos, motoristas e cobradores, caminhoneiros, professores e pessoas com deficiência –  deverão se vacinar em um dos dez postos externos de vacinação:

Regional BOA VISTA  (9h às 17h)
Paróquia São João Batista – Rua Guilherme Ilhenfeldt, 1040 bairro – Tingui

Regional BAIRRO NOVO (9h às 17h)
Centro de Esporte e Lazer Bairro Novo (Ginásio Bairro Novo). Rua Ourizona 1681 – Sítio Cercado

Regional BOQUEIRÃO (9h às 17h)
Rua da Cidadania do Carmo – quadra esportiva Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430 – Boqueirão

Regional CAJURU (9h às 17h)
Rua da Cidadania Cajuru – Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150 – Cajuru

Regional CIC (9h às 17h)
Paróquia São João Batista – Rua Luiz Tramontin, 2.570

Regional SANTA FELICIDADE (9h às 17h)
Rua da Cidadania de Santa Felicidade – Rua Santa Bertila Boscardin, 213

Regional MATRIZ (9h às 17h)
Praça Oswaldo Cruz – Praça Oswaldo Cruz, S/n – Centro

Regional PINHEIRINHO (9h às 17h)
Paróquia Santuário São José do Capão Raso – Rua Albino Vico, 32 – Capão Raso

Regional PORTÃO (9h às 17h)
Rua da Cidadania Fazendinha – quadra esportiva – Rua Carlos Klemtz, 1.700

Regional TATUQUARA (9h às 17h)
Rua da Cidadania Tatuquara – Rua Olivardo Konorski Bueno, 100

Polícia Civil e PM prendem 15 envolvidos com tráfico de drogas

As Polícias Civil e Militar cumpriram nesta terça-feira (22) 48 mandados judiciais (11 de prisão e 37 de busca e apreensão) para desarticular associações criminosas que gerenciavam o tráfico de drogas na Capital, na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.

Foram presas 15 pessoas, sendo 11 em cumprimentos de mandado prisão preventiva (destas, seis também foram autuadas em flagrante) e quatro em flagrante. Também foram apreendidas quatro armas de fogo, 87 munições de diversos calibres, R$ 8,3 mil e 5 quilos de drogas como maconha, crack e cocaína.

Curitiba, 22 de setembro de 2020. Operação Lisboa

“Identificamos o tráfico de drogas no bairro e a investigação acabou se expandindo para outros núcleos que faziam o abastecimento da região central de Curitiba. Com a operação, tivemos a apreensão significativa de armas, drogas e a captura de pessoas que tinham mandado de prisão”, disse o delegado da Polícia Civil, Ricardo Casanova.

O comandante do 1º Comando Regional da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, salientou a importância da integração com a Polícia Civil, que envolveu diversas equipes ao longo de seis meses. “Foi um trabalho intenso, em que muitas vezes os policiais militares e civis trabalharam uníssonos, inclusive trabalhando na mesma viatura, para alcançar o melhor resultado possível”, disse.

INVESTIGAÇÃO – A operação foi feita com base em levantamentos feitos pela Polícia Civil e pelo 1º Comando Regional de Polícia Militar. Ao longo de seis meses, as equipes policiais estiveram nas ruas, buscando informações, identificação de líderes, gerentes, fornecedores e distribuidores que atuavam em pontos de venda, armazenamento e distribuição de drogas. Durante o período, 21 pessoas foram presas, além de duas armas, 170 gramas de cocaína, 2,3 quilos de cocaína e 4,8 quilos de maconha.

As investigações apontaram que o bairro São Francisco era o principal ponto de venda e consumo de drogas de uma organização criminosa. Também foi apurado que os fornecedores estavam instalados em três núcleos: um no bairro Cajuru, em Curitiba, que também alcançava de São José dos Pinhais, outro núcleo no município de Pinhais, e o terceiro no Centro de Curitiba.

LITORAL – Em uma das abordagens, equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão e de prisão a um casal que coordenava o tráfico no centro da Capital. “A liderança estava homiziada em uma residência em Matinhos, e houve o confronto. Tivemos várias prisões e apreensões por parte das equipes da PM e da Polícia Civil”, disse o coronel Hudson Leôncio Teixeira.

A operação contou com efetivos da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) do 1º CRPM, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e a Companhia de Operações com Cães (COC) da PM. Diversas unidades da Polícia Civil estiverem envolvidas na ação, além do grupamento aéreo e cães.

Informações AEN.

Curitiba registra 348 novos casos e nove mortes por covid-19

Curitiba registrou nesta terça-feira (22/9) 348 novos casos de covid-19 e nove óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde.

As novas vítimas são três homens e seis mulheres, com idades entre 21 e 94 anos. Sete destes óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. Os demais foram nos dias 19 e 20 de setembro.

Até agora são 1.213 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Novos casos

Com os novos casos confirmados, 41.717 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 36.297 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

São 4.207 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

UTIs do SUS

Nesta terça-feira (22/9), a taxa de ocupação dos 334 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 é de 79%. Todos os pacientes que são internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. No momento restam 70 leitos livres.

Números da covid-19 em 22 de setembro

348 novos casos
9 novos óbitos

Números totais

Confirmados – 41.717
Investigação: 670
Recuperados – 36.297
Óbitos – 1.213