Arquivos

Tendências do futuro da tecnologia serão apresentadas para os mercados de Londrina e Maringá | ASN Paraná


Estão abertas as inscrições para o ECO.TIC.NOVA, evento do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Londrina e Maringá, que vai debater as tendências do futuro e como a inovação pode potencializar a geração de novos negócios. A programação em Londrina será no dia 29 de agosto, no Village Eventos e, em Maringá, no dia 30 de agosto, no Bondam Centro de Eventos. Os ingressos podem ser adquiridos no site: https://www.ecoticnova.com.br/.

O ECO.TIC.NOVA é a soma de dois grandes eventos do Paraná, o ECO.TIC, de Londrina, e o TIC.NOVA, de Maringá, que acontecem desde 2013 e, no ano passado, foram unificados para somar conhecimento, conteúdos e oportunidades. A partir da tecnologia, o setor de TIC se conecta aos demais segmentos da economia e promove a integração entre empresas, startups, universidades, Poder Público e sociedade civil.

“É importante destacar que um evento não é espelho do outro. Os dois têm programações voltadas para tecnologia e inovação, mas discutem temáticas complementares”, explica a consultora do Sebrae/PR, Danubia Milani.

Londrina trará uma palestra de abertura sobre “Seis lições para o futuro”, do professor, head de inovação da Ayoo e um dos principais futuristas brasileiros, Luiz Candreva. Na sequência, “Inteligência Artificial (IA): aplicação, ética e oportunidades” será o tema em debate de um painel.

A programação seguirá com três talk-shows, entre eles um sobre as “Oportunidades de incentivos estaduais e federais para empresas TIC”, e será encerrada com a palestra magna “Do caos à oportunidade: como a Inteligência Artificial e outras tecnologias disruptivas estão moldando os negócios do futuro”, do professor e especialista em transformação digital, Marcus Ernst.

O presidente do APL de TIC de Londrina, Thiago Zampieri, conta que o ECO.TIC.NOVA é um evento que discute a temática da tecnologia, da inovação e dos negócios focado em levar conhecimento e networking para os empresários das regiões de Londrina e Maringá. A ideia é que as empresas não precisem buscar as tendências nos grandes centros e encontrem, nos eventos, um olhar mais direcionado para a cultura da região.

Ele conta que, a partir da aliança estratégica entre as duas cidades, foi necessário incluir na programação atividades práticas, que favorecessem a troca de experiências e estendessem o relacionamento para além do evento. Por isso, em Londrina, graduandos de duas Instituições de Ensino Superior (IES) vão apresentar projetos que podem ser aplicáveis a negócios. O objetivo é conectá-los a empresários com condições de apoiá-los no desenvolvimento de soluções.

Zampieri acrescenta ainda que representantes dos demais setores do ecossistema de inovação levarão ao evento algumas demandas de suas áreas de atuação para um grupo de empresários do setor de TIC, que irá propor soluções a partir de tecnologias existentes ou debater sobre a criação de projetos para resolver tais problemas ou necessidades.

“A terceira experiência prática é o Demoday, com a apresentação das empresas de TIC que criaram spin-offs, ou seja, um novo modelo de negócio ou produto que possa ajudar a alavancar o primeiro”, adianta.

Maringá

Em Maringá, a agenda começa, no dia 30 de agosto, com a palestra do consultor do Sebrae/PR, Maurício Reck, sobre “As dez tendências que você precisa saber hoje”, seguida de um painel para debater “IA e suas aplicações práticas para este ano”, e de três talk-shows, entre eles um sobre o tema “Os desafios no desenvolvimento de software seguro”.

O evento será encerrado com a palestra magna “Inteligência Artificial e automação aplicadas em vendas complexas”, do empreendedor, designer, fundador e CEO da Exact Sales, Theo Orosco. Nas duas cidades, a programação terminará com um happy hour.

O ECO.TIC.NOVA é uma realização do APL de TIC de Londrina, Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação (Abratic), TI Paraná, Software by Maringá e Sebrae/PR.



Leia a matéria no site do Sebrae