Temperaturas chegam a 32ºC neste fim de semana em Curitiba

Fim de mês e o calor resolveu aparecer em Curitiba. As temperaturas pra este sábado e domingo chegam aos 32ºC. Aproveite para sair de casa e passear por nossa cidade. Neste sábado a máxima é de 30ºC e a mínima de 14ºC, enquanto domingo a máxima é de 32ºC e a mínima também de 14ºC. Confira a previsão do tempo, segundo o Simepar.

Fique sempre ligado(a) aqui no Busão Curitiba, que sempre temos uma dica ótima para você aproveitar Curitiba da melhora maneira possível, aliás, até quando as temperaturas são altas.

Vila de Natal na Praça Santos Andrade já está aberta ao público

Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022. Abertura da Vila de Natal Electrolux com acendimento das luzes da Roda Gigante na Praça Santos Andrade  - Curitiba, 01/12/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Cercada de tradição cultural, a Praça Santos Andrade, no Centro, que de um lado abriga a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do outro o Teatro Guaíra, agora é também ponto de encontro para as famílias vivenciarem o encanto e as alegrias do Natal. Foi inaugurada na noite de quinta-feira (1/12) a Vila de Natal Electrolux, evento gratuito que reúne roda-gigante luminosa, Casa do Papai Noel, decoração especial, espaço gourmet com atividades interativas, além da tradicional feirinha especial.

 A abertura das atividades teve a participação do prefeito Rafael Greca e do vice presidente da Electrolux, Leandro Jasiocha, que acompanharam o show de luzes, parada natalina e a chegada do Papai Noel. O evento integra a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais.

Atrações do Natal são “golaços” de Curitiba nesta sexta-feira

“Que gire a roda da vida”, disse o prefeito Rafael Greca, para que fosse acionado o funcionamento da roda-gigante.

A instalação de 20 metros era uma das atrações mais aguardadas pela população na programação de Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022. Inclusivo, o brinquedo tem acessibilidade e oferece uma visão privilegiada da Vila de Natal que abraçou toda a praça. A atração ficará aberta ao público de sexta a domingo, das 16h às 22h, até dia 23 de dezembro.

Aos presentes na abertura do evento, Greca destacou a importância da indústria Electrolux, fabricante de eletrodomésticos, como geradora de empregos no mundo e em Curitiba, e da parceria com a cidade para a realização do Natal com atrações aberta à população.

“É uma indústria da Suécia, lá do Polo Norte, bem pertinho de onde mora o Papai Noel, da parte mais setentrional do mundo, aonde o céu nesta época do ano é bordado pela aurora boreal que é inspiração dessa festa. Por isso esse azul profundo e tão lindo que lembra do cintilar das estrelas do céu”, disse Greca.

Leandro Jasiocha, vice-presidente da Electolux, destacou que Electrolux está na cidade desde 1996, e, em todos esses anos, tem desenvolvido trabalhos que atingem toda a comunidade e seus colaboradores. “É uma honra e um prazer poder participar dessa festa. Para nós, o Natal reúne valores que nos são caros, como gratidão, união e felicidade. Preparamos muitos eventos para acontecerem na praça e promover um dos nossos objetivos que é incentivar as pessoas a cuidarem do planeta. Para nós, cuidar do planeta é fundamental”, disse Jasiocha.

Encantamento e alegria

A noite de abertura deu o tom de como serão os próximos dias na Vila do Natal Electrolux, um evento de encantamento e alegria, planejado para proporcionar uma experiência para ficar registrado na memória das pessoas que passarem por lá. Uma fanfarra de soldadinhos de chumbo abriu caminho para a chegada do Papai Noel, que compareceu ao evento acompanhado da Mamãe Noel, de duendes e de bonecos de biscoitos de gengibre. Os personagens brincaram e interagiram com os presentes.

Uma festa que encheu de emoção e alegria quem foi prestigiar. O enfermeiro Fabio Rodrigues Prado levou as filhas Anitha Rafaela, de 9 anos, e Angelitha Maura, de 7anos, para um passeio na roda gigante. “As meninas adoraram, foi lindo ver a praça e a cidade decorada lá do alto, um momento muito gostoso que vivemos em família, inesquecível”, disse Rodrigues.

Angelitha, que também aprovou o passeio nas alturas, desceu do brinquedo planejando o encontro com o Papai Noel. “Quero ir até lá para conversar e pedir se ele poderia me trazer um bichinho de pelúcia. Tudo aqui está muito lindo”, contou a garota.

Também viveram momentos especiais em família o advogado e professor de Direito, Caio Ponczek, que esteve com a esposa Jéssica, e o filho David, de 3 anos, que tem autismo e aproveitou a diversão. “Uma experiência muito gostosa que recomendamos para todos. Inclusivo, muito bem organizado, com orientação e que nos proporcionou momentos de muita alegria”, contou Caio, que também é autista.

A praça vista de cima

Além de uma cenografia especial espalhada pela praça, a icônica Roda Gigante Electrolux – sucesso nas edições anteriores – está de volta após a pandemia. Com participação gratuita e por ordem de chegada, a ativação conta com 16 cabines, capacidade total para 60 pessoas e funcionará em todos os dias de funcionamento da Vila.

Confira as regras para participação.

Os seus giros duram em torno de 3 a 5 minutos, e lá de cima o público pode observar a beleza dos contornos geométricos de uma das praças mais antigas de Curitiba, que tem no piso desenhos em petit-pavé de rosáceas paranistas e outros detalhes urbanísticos como chafariz, bancos de madeira e várias estátuas e bustos. No entorno estão prédios icônicos da cidade, como a imponente Universidade Federal do Paraná e o Teatro Guaíra.

Casa do Papai Noel

A Vila também reúne espaços caprichosamente decorados e pensados para servirem como cenários paras as fotos em família, para o registro entre amigos e pessoas queridas. Um deles é a Casa do Papai Noel, no centro da praça, local preparado para que as pessoas encontrem o bom velhinho para uma conversa, para registros em fotos e até mesmo para fazer um pedido de Natal. O encontro com o Papai Noel acontece de sexta-feira a domingo.

Aos sábados, a partir das 16 horas, as pessoas poderão prestigiar a Parada Natalina, com muita música e desfile dos personagens tradicionais e queridos da temporada. Papai Noel, duendes, biscoitos de gengibre e uma fanfarra de soldadinhos de chumbo se apresentam pela praça interagindo com o público.

Feirinha de Natal

O público que circular pela Vila de Natal Electrolux vai encontrar também a tradicional feirinha natalina. Com cerca de 15 barracas, os feirantes vão expor ao público souvenirs, itens de decoração natalina e também opções de gastronomia. A feira funcionará de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 18h30.

O casal Tiago Gonçalves e Alian Nascimento, de Itaperuçu, na região metropolitana, veio a Curitiba para prestigiar o evento de Natal. “Adoro a programação da cidade neste período, tento participar de todas porque são lindas, organizadas, nos fazem sonhar e viver o verdadeiro sentido no Natal. Com feira então, fica ainda melhor”, disse Alian.

Gastronomia natalina

Outro destaque da Vila de Natal será a Cozinha Electrolux, um espaço onde serão oferecidas nos fins de semana aulas de culinária ministradas por renomados chefs. As atrações interativas da Vila de Natal estarão abertas de sexta a domingo, das 16h às 22h. Outra experiência gastronômica é o Menu Electrolux Especial, um cardápio de pratos exclusivos com a assinatura do Chef Rui Morschel. As criações, como empada de siri, panqueca verde, kibe assado com talos de rabanetes e pastel de barreado, serão vendidas nas tendas participantes e preparadas pelos próprios expositores, que serão pessoalmente treinados e capacitados pelo chef convidado.

Os interessados em aprender como preparar os pratos ou mesmo se aprofundar no universo da gastronomia terão a oportunidade de assistir a aulas gratuitas na Cozinha Electrolux. Montado especialmente para a festa, o espaço receberá o chef Rui Morschel e convidados para compartilharem sua paixão pela gastronomia e inspirarem os visitantes com receitas natalinas ideais para celebrar com os amigos e a família nessa época do ano. As aulas têm duração de 30 minutos e acontecem quatro vezes ao dia, de sexta-feira a domingo, às 16h30, 18h, 19h30 e 21h.

Natal mais sustentável

A Realização da Vila de Natal – que chega a quinta edição – tem um compromisso com a sustentabilidade. Além de capacitar os expositores, a Electrolux adotou selo ‘Resíduo Zero’ que contempla, entre outras ações, a coleta seletiva dos resíduos produzidos na Vila, com a locação de lixeiras, retirada e destino apropriado em cooperativas. Também vai oferecer ao público sugestões de enfeites, objetos e presentes criativos feitos a partir do upcycling, prática que dá um novo propósito a materiais a partir da reutilização e reaproveitamento de roupas e tecidos que seriam descartados.

Participaram da abertura da Vila de Natal a presidente do Instituto Municipal do Turismo, Tatiana Turra; a presidente da Fundação Cultural de Curiitba, Ana Castro; a assessora especial do prefeito, Cibele Fernandes Dias; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; a secretária da saúde, Beatriz Nadas Bastistella; a secretária do gabinete do Prefeito, Juliana Lima; o controlador geral do município, Daniel Conde Falcão; o secretáio municipal de Assuntos Metropolitanos, Leverci Silveira Filho; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; e o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba, José Lupin. Também estiveram presentes a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion, do Cajuru, Narciso DOuro, e da CIC, Raphael Kenji.

Serviço

Vila de Natal Electrolux

Local: Praça Santos Andrade

Data: de 1 a 23/12, de sexta a domingo – sessões extras em 1/12 (abertura) e 22/12 (quinta-feira)

Horário: das 16h às 22h

Gratuito

Regras para participação na roda-gigante

    • Tempo de duração – aproximadamente 3 a 5 minutos.
    • Capacidade máxima de peso por cadeira: 200 kg.
    • Menores de 12 anos deverão obrigatoriamente estar acompanhados do responsável, maior de 18 anos, portando documento de identificação.
    • Altura mínima para andar na roda é 80 cm.
    • Não podem ir no brinquedo: gestantes, cardíacos, pessoas portando tala ou gesso, recém operados, portadores de labirintite ou doenças similares e pessoas que fazem uso de medicamentos que causem tontura.
    • Não é permitido balançar a cadeira, colocar os braços para fora, ficar em pé, desatar os cintos de segurança, saltar do brinquedo em movimento ou arremessar objetos.
    • Não é permitida entrada portando ou consumindo alimentos e bebidas.

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Marista, Uninter, Banco do Brasil, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Agenda do fim de semana em Curitiba tem circo, cinema e muito mais. Confira e aproveite

Agenda do fim de semana em Curitiba tem circo, cinema e muito mais. Confira e aproveite

Nesta sexta-feira, sábado e domingo (2, 3 e 4/12), os espaços da Fundação Cultural de Curitiba terão atrações imperdíveis. Com cinema, quadrinhos, circo e atrações natalinas, a programação deste final de semana conta com eventos gratuitos e para todos os públicos.

Nesta sexta-feira (2/12), acontece mais uma sessão do Cineclube Unihorror, que traz para a Cinemateca de Curitiba o clássico Häxan: a bruxaria através dos tempos. Lançado em 1922, este filme é um documentário que explora as origens da feitiçaria e do satanismo através dos séculos, desde a antiguidade até os tempos modernos.

Um dos destaques de sábado (3/12) será o GEG Steampunk de Natal, oferecido pela Gibiteca de Curitiba. São três oficinas especiais focadas no desenvolvimento da escrita criativa.

A primeira, às 14h, tem como tema a narração de contos de Natal do século XIX; a segunda, às 15h, é sobre desenvolvimento de personagens e roteiros para quadrinhos; e a terceira consistirá de um desafio a partir das duas atividades anteriores. Também haverá um sorteio de uma estátua feita em impressão 3D para aqueles que fizerem as três atividades.

Também no sábado começam as apresentações do espetáculo A Arca de Noé, inspirado nas canções de Vinícius de Moraes e Toquinho. Também haverá apresentações no domingo.

Viagem pelo mundo

No domingo, vários espaços contarão com eventos que celebram o patrimônio cultural de Curitiba, com atrações que lembram os povos e culturas que fazem parte da história da cidade. Uma dessas atrações é o Natal das Etnias, que será realizado das 12h às 17h30, no Memorial Polonês de Curitiba, no Bosque do Papa João Paulo II.

Já no Pavilhão Étnico, no Memorial de Curitiba, será realizada uma comemoração dos 25 anos do grupo de capoeira Arte e Raça, das 9h às 17h. E no Oratório de Bach, no Bosque Alemão, a Laternenfest, comemoração do Dia de São Martinho, das 19h às 21h.

Serviço

Artes visuais

Dias 2 a 4 (sexta-feira a domingo) – das 10h às 19h

Vermelho: Emerson Persona

Local: Museu Municipal de Arte – MuMA (Portão Cultural, Avenida República Argentina, 3034 – Portão)

Classificação: Livre

Grátis

Dias 2 a 4 (sexta-feira a domingo) – das 10h às 19h

Tempo Corrente

Local: Museu Municipal de Arte – MuMA (Portão Cultural, Avenida República Argentina, 3034 – Portão)

Classificação: Livre

Grátis

Dias 2 a 4 (sexta-feira a domingo) – das 10h às 19h

O Corpo Moderno

Local: Museu Municipal de Arte – MuMA (Portão Cultural, Avenida República Argentina, 3034 – Portão)

Classificação: 14 anos

Grátis

Dias 2 a 4 (sexta-feira a domingo) – 10h às 19h

Conheça 2022: Novos Nomes das Artes Visuais em Curitiba

Local: Museu de Arte de Curitiba – MUMA (Portão Cultural, Av. República Argentina, 3034, Portão)

Classificação: Livre

Grátis

Dias 2 a 4 (sexta-feira a domingo) – das 10h às 19h

Azul: Rossana Guimarães

Local: Museu Municipal de Arte – MuMA (Portão Cultural, Av. República Argentina, 3034 – Portão)

Classificação: Livre

Grátis

Dias 2 a 4 (sexta-feira a domingo) – Das 15h às 16h

Visitas Guiadas Memorial Paranista

Local: Memorial Paranista (Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)

Classificação: Livre

Grátis

Dia 3 (sábado) – 14h

GEG Steampunk de Natal

Local: Gibiteca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)

Classificação: Livre

Grátis

Dia 3 (sábado) – 10h30 às 12h

Oficina de desenho – Descobrindo materiais

Local: Memorial Paranista (Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)

Classificação: Livre

Grátis (sympla.com.br/memorialparanista)

Dia 3 (sábado) – 14h às 18h

Oficina de escultura – Aprenda modelagem com Luna Lu

Local: Memorial Paranista (Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)

Classificação: A partir de 14 anos

Grátis (sympla.com.br/memorialparanista)

Cinema

Dia 2 (sexta-feira) – 19h30

Häxan – A Feitiçaria através dos tempos – Cineclube Unihorror apresenta Experimentos Malditos

(Dinamarca, 1922, 91 min) Direção: Benjamin Christensen

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco)

Classificação: 14 anos

Grátis

Dia 3 (sábado) – 9h

Eu sou Kunta Kintê, Kunta Kintê sou eu – Roda de capoeira seguida da exibição do documentário

(BR, 2020, documentário, 93′, livre) Direção: Melyssa Gonçalves

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco)

Classificação: Livre

Grátis

Dia 3 (sábado) – A partir das 15h

Eco encontro de Natal

15h – Feira de trocas

17h – Exibição do filme CIDADES LIXO ZERO

(2019, documentário, 52′, livre)

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco)

Classificação: Livre

Grátis

Dia 4 (domingo) – 18h

Se não for divertido não tem graça

(BR, 2020, documentário, 14′, livre) Direção: Vinicius Comoti

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco)

Classificação: Livre

Grátis

Literatura

Dias 2 e 4 (sexta-feira e domingo) – (até 30/03/2023) Das 9h à 12h, das 13h30 às 18h (segunda a sexta) e 9h às 14h (domingos)

Exposição Poética: O Jardim da felicidade

Local: Feira do Poeta (Largo da Ordem, Rua Coronel Enéas, 30 – São Francisco)

Classificação: Livre

Grátis

Dia 4 (domingo) – 10h até 14h

Poesia em Curitiba Hoje – Foro de Literatura  apresenta: Poesia em Curitiba Hoje

Local: Feira do Poeta, Largo da Ordem (Rua Cel. Enéas, 30 – São Francisco)

Grátis

Patrimônio Cultural

Dia 3 (sábado) – 12h30 às 17h

Kleeschen – Dia de São Nicolau

Local: Memorial Polonês de Curitiba (Rua Euclides Bandeira s/n – Centro Cívico)

Classificação: Livre

Grátis

Dia 4 (domingo) – 12h às 17h30

Natal das Etnias – Jaselka

Local: Memorial Polonês de Curitiba (Rua Euclides Bandeira s/n – Centro Cívico)

Classificação: Livre

Grátis

Dia 4 (domingo) – 9h às 17h

25 Anos de Capoeira Arte e Raça

Local: Pavilhão Étnico de Curitiba – Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

Classificação: Livre

Grátis

Dia 4 (domingo) – 19h às 21h

Laternenfest – Dia de São Martinho

Local: Oratório de Bach – Bosque Alemão (Rua Schubert 175 – Vista Alegre)

Classificação: Livre

Grátis

Dança

Dia 4 (domingo) – 11h às 13h

PORTAS ABERTAS – Improviso Dança e Música: ‘Movimento-Som’ com convidado Luam Clarindo

Local: Casa Hoffmann (Rua Dr. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco)

Classificação: Livre

Grátis

Teatro

Dia 4 (domingo) – 11h

Leve… Levo/substrato Cênico

Local: Teatro de Bonecos Piá, Palacete Wolf (Praça Garibaldi 07 – São Francisco)

Classificação: Livre

Grátis

Xadrez

Dia 1º a 9 (quinta a sexta-feira) – 19h (1º e 2/12), 14h (3/12), 18h (5 a 9/12) [dias 2 a 3 (sexta-feira a sábado)

Abertura do “Memorial Irídio Johansen de Moura Torneio de Xadrez” e Exibição e discussão do filme “O Sétimo Selo” do diretor Ingmar Bergman

Local: Teatro Universitário de Curitiba – TUC (Galeria Julio Moreira s/n – Centro, prox.a Pça Tiradentes)

Classificação: Livre

Grátis

Circo

03, 04/12

A Arca de Noé

Inspirado nas canções de Vinícius de Moraes e Toquinho

A ARCA DE NOÉ, de Vinícius de Moraes e Toquinho, é um verdadeiro caso de amor da literatura, do teatro e da música popular brasileira. Vinícius escreveu poemas de espírito infantil para seus filhos e um dia resolveu transformá-los em música com a parceria de Toquinho. Dali para o teatro foi um pulo e “A Arca de Noé” com alguns de seus poemas mais famosos como “O Pato”, “Corujinha”, “Pinguim” e “São Francisco” transformaram-se em verdadeiros hinos cantados por crianças do Brasil inteiro. É uma verdadeira viagem pelo mundo encantado das rimas, da imaginação e da inteligência.

Programação Especial do Natal de Curitiba

Circo da Cidade

3/12 (sábado) – 14h30 e 16h

4/12 (domingo) – 14h30 e 16h

20/12 (terça) – 9h e 14h30

Entrada gratuita.

Os ingressos devem ser retirados antecipadamente no site Sympla e apresentados no dia e horário do espetáculo.

Gênero: Infantil | Duração:  60 minutos | Classificação: Livre

Produção: Marcio Roberto | MRG Produções Artísticas | 30 anos.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba