Arquivos

Teatro gratuito ajuda a criançada a refletir sobre a presença da Tecnologia

A programação especial do mês das crianças do Sesi Cultura Paraná em Curitiba começa no dia 15 de outubro, com a peça de teatro “Entre Janelas”, da Tato Criação Cênica. Por meio de uma montagem lúdica e divertida o espetáculo visa promover uma reflexão sobre o lugar da tecnologia na vida das crianças. “Conviver com a tecnologia sem esquecer valores universais como amizade, e ingressar pelo mundo virtual sem deixar de olhar para o mundo a nossa volta. Essas são algumas das questões que o espetáculo suscita de forma simples e leve”, diz a atriz e bonequeira Carolina Maia, da Tato.

Inspirado no livro Uma Janela Entre dois Amigos do mineiro Gustavo Gaivota, o espetáculo conta a história de um menino e seu melhor amigo: um cachorro chamado Pitu! Uma amizade feita de brincadeiras no quintal e muito corre‐corre. Um dia o menino ganha um presente incrível: um computador. Na janela do notebook ele abre várias outras janelas e pode ir a qualquer lugar sem sair de seu quarto. Do lado de fora, Pitu espera por um momento de brincadeira, mas seu companheiro agora não tem mais tempo para ele, está muito impressionado com seu novo amigo tecnológico. O menino terá então que descobrir uma forma de reconectar‐se ao seu velho amigo.

A concepção cênica de “Entre Janelas” mescla a linguagem de animação corporal desenvolvida pela Tato com a pesquisa de construção de boneco de balcão na qual as mãos dos manipuladores são parte fundamental na composição do boneco. “Não se trata de um boneco manipulado, é o próprio corpo do ator que, adicionado a mecanismos, ganha outra forma e novas possibilidades de movimento”, explica Katiane Negrão, integrante da Tato Criação Cênica e colaboradora no processo de montagem da peça. Além disso o espetáculo traz a proposta de uma dramaturgia física sem o uso de palavras e tendo a vocalização como exploração sonora e dramática. O espetáculo estreou em maio de 2014, já participou de importantes festivais de teatro nacionais como o Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte e Festival de Teatro de Curitiba. Participou ainda do Festival Internacional de Teatro del Bio‐bio em Concepcion, no Chile, Festival Fita Floripa, Mostra de Teatro de Bonecos de Mariana/MG, Festival de Teatro para Crianças do Recife/PE.

Depois de “Entre Janelas”, ocorre a apresentação “Baquetinhá”, do Grupo Baquetá, no dia 29 de outubro. Na estrada desde 2012, o sucesso de “Baquetinhá” vem da sua proposta consistente, que tem como base as expressões culturais populares do Brasil, oferecendo aos espectadores a oportunidade de conhecer a variedade cultural de diversas regiões do país, além de aprender sobre a história do Brasil e dos seus antepassados. Em composições próprias ou de domínio público, o Grupo Baquetá enfoca manifestações (histórias, danças e canções) dos povos originários do Brasil, da população afro-brasileira e de alguns grupos africanos, que muitas vezes são vistos de maneira exótica ou com preconceito, inclusive nos livros didáticos. Para o grupo, conhecer as manifestações dessas populações e sua importância é transformar o preconceito em conhecimento.

Apresentações gratuitas em todo o Estado

Ambas as atrações – Entre Janelas e Baquetinhá – fazem parte do Mês Especial da Criança, que reuniu desde o dia 6 de outubro várias atrações gratuitas para elas em todo o Estado: Pato Branco, Guarapuava, Londrina, Santo Antônio da Platina, Arapongas, entre outras. Todas as apresentações são gratuitas e ocorrem em espaços próprios do Sesi Cultura.

Serviço:

Sesi Cultura Paraná apresenta “Entre Janelas” em Curitiba

Dia 15 de outubro, sábado

Horário: 15h

Local: Centro Cultural Sesi Unidade Dr. Celso Charuri – Rua Paula Gomes, 270 São Francisco – Curitiba – PR

Informações: (41) 98729-5409

Programação Gratuita. Retire seu ingresso com 30 minutos de antecedência no dia da apresentação

FICHA TÉCNICA

Direção: Dico Ferreira

Projeto Original: Eduardo Santos

Colaboração: Katiane Negrão

Adaptação: Eduardo Santos e Dico Ferreira

Concepção cênica: Tato Criação Cênica

Atores / bonequeiros: Eduardo Santos e Carolina Maia

Confecção dos bonecos e objetos de cena: Eduardo Santos

Cenotécnica: Tim Santos

Figurinos: Luciana Falcon

Música original: Marcelo Oliveira

Sonoplastia: Candiê Marques

Produção: Carolina Maia